Papo de Redação – 16 a 19/DEZ/2022

APAGÕES NA REGIÃO 1
Os municípios de abrangência do TP têm sofrido nos últimos dias com seguidas quedas de energia elétrica. As interrupções, que não são generalizadas, ou seja, vão acontecendo pontualmente em localidades, acabam gerando transtornos diversos aos usuários, bem como, ao comércio em geral.

APAGÕES NA REGIÃO 2
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial Energia, a concessionária admitiu o problema e afirmou estar tomando providências para minimizar a situação. “A CEEE Grupo Equatorial registrou interrupções nos últimos dias, em sua maioria causadas por intempéries ou quedas de objetos sobre a rede (galhos). A companhia de energia está atuando pra evitar mais interrupções com, por exemplo, inspeção e recuperação de trechos de rede elétrica danificados, podas e trocas de equipamentos por outros, mais eficientes”, assinala a nota enviada ao TP.

APAGÕES NA REGIÃO 3
Responsável por fornecer energia para uma parte da zona rural de Bagé, toda a sede de Hulha Negra e boa parte do interior, parte da localidade de Seival e assentamentos de Candiota e todo município de Aceguá, a Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul) emitiu uma nota de esclarecimento em relação às constantes quedas de energia que estão acontecendo em sua área de atuação. Segundo a nota, desde sexta-feira (2) que a Coopersul vem sofrendo com manutenções na subestação de energia pela empresa CPFL e como consequência desses sinistros, foram geradas inúmeras faltas de energia e elevações de tensão nas regiões atendidas pela cooperativa. “Estamos cientes das reclamações de danos elétricos em suas residências e a Coopersul está trabalhando com prioridade total junto as responsáveis das manobras, Equatorial e CPFL para solucionar tais eventos. A direção da cooperativa pede desculpas pelos transtornos causados mesmo não sendo de sua responsabilidade direta. Estamos registrando em nossos meios de atendimento os pedidos de ressarcimento de danos elétricos”, assinala outro trecho da nota.

EQUIPAMENTOS DO ESTADO


Candiota foi contemplada pelo governo do Estado nesta quinta-feira (14), com um reboque, uma enciladeira e uma roçadeira, além de ter um jovem escolhido para o programa Jovem Rural. Pedras Altas, Pinheiro Machado, Bagé e Hulha Negra também tiveram um jovem por município contemplado pela iniciativa, que destina empréstimo de R$ 10 mil para cada jovem agricultor, com carência de até 3 anos e amortização em 5 anos, sendo subsidiado 80% do valor, com o propósito de aquisição de itens para inseminação artificial em bovinos de leite e carne. Na imagem, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o deputado estadual Juvir Costella e o secretário municipal de Agropecuária e Agricultura Familiar, Claudivan Brusque. O evento de entrega dos equipamentos foi no parque Assis Brasil, em Esteio e teve a presença do governador Ranolfo Vieira. Ao todo foram investidos R$ 29 milhões pelo Estado, com 206 jovens beneficiados e 46 agroindústrias contempladas.

ESGOTO EM PINHEIRO 1
Em Pinheiro Machado há certa polêmica sobre as responsabilidades em relação ao conserto do sistema de esgoto da cidade. Não é claro quando começa e termina as atribuições da Prefeitura ou da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). Um problema crônico próximo à praça Irineu Riett Correa, conhecida como pracinha dos paus, se arrasta sem um solução definitiva.

ESGOTO EM PINHEIRO 2
O caso da pracinha já tem pedido de conserto pela vereadora Magda Afonso (PDT) e o vereador Fábio Dias (PSDB) reiterou na última sessão da Câmara um pedido neste sentido, que havia feito em setembro passado. O vereador Cássio Câmara (Progressistas), disse que a Prefeitura já adquiriu o material para fazer o serviço, defendendo que o município contrate uma empresa para reparar os esgotos da cidade e depois entre judicialmente cobrando da Corsan, porque no entendimento dele é a estatal que deve executar o trabalho.

CONTROLE ANIMAL 1
Proposto pela vereadora Laura Ratto (MDB), foi aprovado recentemente na Câmara pinheirense, a realização do Censo Animal na cidade. Laura, que é militante da causa animal, explica que três políticas públicas conjugadas dão resultados em relação ao problema dos animais, especialmente cães e gatos, quais sejam: se saber a quantidade de animais que existem (censo); a microchipagem, com identificação da propriedade do animal e por fim a castração em massa. “Com isso, é possível se ter o controle”, assinala.

CONTROLE ANIMAL 2
Problema recorrente em todos os municípios da região, o que existe são medidas isoladas e ao que indica são como enxugar gelo. Segundo a vereadora, somente as três medidas conjugadas dão resultados eficazes para essa situação, que é bem séria.

LAURA
Falando na vereadora Laura Ratto, os vereadores tucanos Fábio Dias e Renato Rodrigues exaltaram o trabalho de condução da presidência da Câmara feita pela jovem parlamentar. Segundo eles, ela mostrou competência, firmeza e ao mesmo tempo proporcionou que todos os colegas pudessem desenvolver seu trabalho, além de harmonizar as relações entre o Legislativo e Executivo.

MARCELO GREGÓRIO

É grande a expectativa pelo mandato do vereador e ex-prefeito Marcelo Gregório (PSDB) como presidente da Câmara de Candiota em 2023. No seu discurso após ter sido eleito de forma unânime – o que não vinha ocorrendo nesta Legislatura, Marcelo já deu a letra de como pretende conduzir os trabalhos, especialmente retomando o protagonismo do Poder Legislativo. Em sinal de prestígio, o prefeito Folador levou seu estafe para a Câmara no dia da eleição. Na foto, Marcelo com o prefeito e o vice Paulinho Brum, que é do seu partido.

PÓRTICO DE CANDIOTA
A entrada de Candiota pela BR-293, junto ao pórtico, está precisando de reparo na iluminação. Os holofotes que havia no local, ou foram retirados ou estão com as lâmpadas queimadas.

REFORMAS EM CANDIOTA
Foram lançados os editais para as obras de reforma da escola infantil Odete Lazzare Corrêa e da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede do município. A abertura das propostas será no próximo dia 30 de dezembro.

REFORMAS EM PINHEIRO
Foram lançados os editais para as obras de substituição completa do telhado do prédio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso e para reforma e impermeabilização do ginásio da escola Avelino de Assis Brasil. A abertura das propostas será no dia 3 de janeiro de 2023.

MELHORES DO ANO
O vereador de Pinheiro Machado, Éliton Rodrigues (MDB), usou a tribuna esta semana para elogiar a direão e equipe do TP pela organização de mais uma edição do prêmio Melhores do Ano. Éliton participou pela quinta vez do evento, tendo este ano sido eleito na categoria vereador, sendo nos demais como secretário de Saúde do município. O vereador também ressaltou a importância do jornal impresso, se dizendo um apaixonado pela leitura no jornal físico.

ÁGUA NA REGIÃO
A estiagem, que já era prevista e é cíclica na região, acaba sempre causando prejuízos. Já falta água para os animais e para beber no interior dos municípios. Hulha Negra já está com 5h de racionamento na cidade.

POEIRA RURAL
A poeira causada pelos caminhões que transportam madeira no interior de Candiota foi tema na Câmara local esta semana. Além de invadir casas e propriedades que ficam a beiras das estradas, a situação gera muito perigo de acidentes, porque praticamente zera a visibilidade de quem transita ao mesmo tempo em que as carretas. As empresas que fazem o transportes já prometeram caminhões-pipas para diminuir o impacto, porém até agora, segundo dito, não efetivaram.

CALÇADA EM HULHA


A área de passeio em frente a escola municipal Monteiro Lobato e ginásio Antônio Costa Carocha, o Carochão, está em fase de conclusão em Hulha Negra. Segundo o Executivo, a obra faz parte da pavimentação que contempla a quadra C da rua Paulo Roberto Baldez, ligando a avenida Getúlio Vargas, principal da cidade, até a rua Laudelino da Costa Medeiros que está sendo pavimentada. A obra é com blocos de concreto intertravados. Todo o recurso investido nesta etapa de pavimentação é do caixa livre do município.

Comentários do Facebook