Papo de Redação 17/07/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

CENTENÁRIO DO CAPITÃO HUGO 1

O ilustre hulhagrense (nascido em Uruguaiana e registrado em Novo Hamburgo) capitão Hugo Canto, pai do ex-prefeito Marco Antônio Ballejo Canto e do atual vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto, completaria 100 anos na próxima quarta-feira (22 de julho). Capitão Hugo participou por duas ocasiões da emancipação de Hulha Negra – a primeira em 1961 (frustrada) e a outra no início da década de 1990 – essa sim exitosa e que ele liderou. Ele não pode desfrutar de sua luta, pois faleceu em agosto de 1992, em Porto Alegre. Em Hulha, empresta seu nome para a avenida de acesso à cidade e ao plenário da Câmara de Vereadores.

CENTENÁRIO DO CAPITÃO HUGO 2
O velho capitão e pracinha, pois lutou na Segunda Guerra Mundial pela gloriosa Força Expedicionária Brasileira (FEB), teve também expressiva influência na emancipação de Candiota e indireta nas emancipações de Aceguá e Pedras Altas- que foram as grandes rupturas ocorridas na região no final do século 20, rompendo um ciclo de estagnação econômica e social.

CENTENÁRIO DO CAPITÃO HUGO 3
Para comemorar esta importante data, o filho Marco Antônio lança exatamente no dia do centenário de seu nascimento, dois livros digitais (e-books): ‘Hugo Canto – Aperitivo’ e ‘Hugo Canto – Guerra’. Os detalhes do lançamento e como acessar e ler os livros estarão em matéria no site do TP na próxima quarta (22).

LEGISLATIVO DE CANDIOTA 1
A polêmica sobre a aquisição de um veículo novo para a Câmara de Vereadores de Candiota é importante e ganha contornos mais efusivos por ser um ano eleitoral. Tratamos do tema numa reportagem desta edição.

LEGISLATIVO DE CANDIOTA 2
De outro modo, faz tempo que há um distanciamento não só físico (prédio da Câmara fica a 10km do centro da cidanão cidade), como também de presença mais marcante do Legislativo de), na vida dos candiotenses. Já faz alguns anos que esta coluna insiste nisso, qual seja, do distanciamento entre a Casa do Povo e a sua população. Com o advento da transmissão pela internet das sessões, essa distância encurtou um pouco, mas longe da proximidade esperada. E aqui estamos falando de comunicação no sentido amplo (lato senso).

LEGISLATIVO DE CANDIOTA 3
Há muito que não se tem preocupação e para falar a verdade, salvo em alguns momentos históricos, a Câmara de Candiota se esmerou efetivamente em ter um canal ou canais de comunicação, seja direto ou indireto com a comunidade. As iniciativas são incontínuas, de pouca elaboração e sem participação de profissionais da área. A Câmara praticamente não possui uma página de internet, por exemplo. A que tem não muda há pelo menos três anos, é de uma estética bem questionável e praticamente não tem informações (em quase tudo que se clica, não abre). A presença da Câmara nas redes sociais é pífia.

LEGISLATIVO DE CANDIOTA 4
Os nove vereadores atuais e também os futuros precisam, antes de mais nada, pensarem na instituição e depois em seus mandatos em si. Um Legislativo forte, presente no dia a dia da comunidade, é fator de desenvolvimento, pois os grandes debates municipais devem (ou deveriam) ser feitos no púlpito parlamentar. Se faz urgente repensar a imagem e aferir o que de fato a população espera do seu poder legislador.

CORONAVÍRUS EM CANDIOTA

Em contato com o jornal, na tarde desta quinta-feira (16), o titular da Secretaria de Saúde de Candiota, Juliano Corrêa, informou que o único caso de internação hospitalar do município havia recebido alta. A paciente, de 45 anos, estava na Santa Casa de Caridade de Bagé em razão de complicações causadas pela Covid-19. “O município de Candiota tem uma ótima notícia: não possuímos mais nenhum paciente internado. Os três casos ativos de coronavírus estão em isolamento domiciliar e passam bem”, registrou. O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Covid-19 de Candiota continua atento à situação do munida município. Casos suspeitos ainda aguardam resultado de exames do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

CORONAVÍRUS EM BAGÉ
Complicada a situação de Bagé, que depois de ter o controle do contágio de coronavírus, acabou tendo um alarmante aumento de casos confirmados em poucos dias. Até a última atualização, na noite desta quarta-feira (15), haviam 209 casos confirmados da Covid-19: 54 em internação domiciliar e quatro hospitalizados. O fato se deu após um final de semana de eventos, como se o município, o Estado, o país e o mundo não estivessem vivendo em meio a uma pandemia.

CORONAVÍRUS EM PINHEIRO
Nesta edição, em parceria com a equipe da Vigilância em Saúde de Pinheiro Machado, o jornal trouxe uma série de informações sobre o coronavírus. Dúvidas sobre o boletim epidemiológico, protocolos adotados pelos pacientes com sintomas gripais que estão em monitoramento, métodos de testagem, entre outros. Ao longo dos dias, são muitas as questões externadas pela população através das redes sociais. Neste sentido, mais uma vez, o jornalismo tenta cumprir o seu papel: levar informação séria e de qualidade e nada mais apropriado que contar com profissionais da área para isso.

LIVE BENEFICENTE

O grupo pinheirense Orguho Gaúcho e a EV Sonorizações, de Candiota, realizaram uma transmissão ao vivo beneficente no último mês de junho. Ao todo foi arrecadado 372 quilos de alimentos que foram distribuídos para as famílias pobres candiotenses.

Comentários do Facebook