Papo de Redação – 17 a 19/AGO/2022

DIVIVIDOS E VENCEDORES EM CANDIOTA
O papai Claiton e a mamãe Aline, se dividiram neste último final de semana para acompanhar as filhas em jornadas diferentes. Ele foi a Santo Ângelo, onde a pequena e talentosa Leyce Pinheiro Kessller de Moura, participou da 12ª edição do festival de música Gaúcha Piá Missioneiro. Já ela, ficou em Candiota para acompanhar a filha mais velha, Mayrêe, que concorreu a Prenda Farroupilha do município. A divisão do casal valeu a apena, porque tanto Leyce como Mayrêe acabaram vencendo seus respectivos desafios.

ENCONTRO EM CANDIOTA

A vereadora Hulda Alves (MDB) fez um registro interessante em suas redes sociais. Ela participou de uma reunião do Sindcato Rural de Candiota na manhã do último dia 13, no CTG Batalha do Seival, que debateu assuntos ligados à categoria. Contudo, teve um momento histórico, quando todos os presidentes que conduziram o Sindicato desde sua fundação em 1996 estavam presentes: Irajá Figueiró, Altino Raota, Roberto Quintanilha, Marco Marimon e o atual presidente Thomaz Marques.

MAC

No último sábado (13), um trecho de cerca de 5km, entre a BR-293 e o aeroporto, pela rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), recebeu pintura de sinalização. O trecho já havia recebido as obras de revitalização, com camada de asfalto e recuperação dos acostamentos, dentro do projeto que está sendo executado de reparo em toda a extensão de 14,4km da principal via de acesso de Candiota. Além da obra em si, chamou a atenção das pessoas, a pintura de uma faixa vermelha contínua no acostamento, desde a BR até o bairro João Emílio. A pintura indica uma ciclovia no local, além de trânsito intenso de pedestres.

CURSO EM CANDIOTA

Também no sábado, os alunos do curso básico de pedreiro, que faz parte do projeto “Construindo Um Sonho” da Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Candiota, realizaram aulas práticas que fazem parte do cronograma do curso. Segundo o secretário Leo Lopes, a experiência também está auxiliando na reforma de uma moradia de uma família que está em vulnerabilidade social. “Além da questão da qualificação hoje oferecemos oportunidade a uma família de ter uma moradia digna”, disse o secretário. “Estamos unindo a possibilidade de oferecer qualificação profissional e ainda esses futuros profissionais estão colaborando com a sociedade, ajudando famílias que hoje necessitam de apoio. Gratidão a todos os envolvidos”, agradeceu o prefeito Luiz Carlos Folador.

BOMBEIROS EM PINHEIRO
O vereador Éliton Rodrigues (MDB), comemorou pelas suas redes sociais, o registro em cartório da Associação Humanitária dos Bombeiros Civis Voluntários de Pinheiro Machado. Esse é mais um importante passo para que a comunidade de Pinheiro Machado tenha uma equipe própria de bombeiros voluntários na cidade, amenizando a sensação de falta de proteção quando acontece algum sinistro, pois se depende de um deslocamento de 90km desde Bagé, pois é a unidade do Corpo de Bombeiros que o município é vinculado. “Meus cumprimentos ao presidente da Associação, Rogério de Souza Lucas, ao vice Gabriel Garcia e a todos os integrantes desta importante instituição”, reforçou Éliton, que ajudou também na criação da nova entidade.

EXAME DE MORMO EM HULHA 1

Nesta terça-feira (16), o vereador Diego Rodrigues (Progressistas), acompanhado da secretária de Agropecuária, Janice Silveira, informou o custeio, por parte da Prefeitura, de parte do valor do exame de mormo, obrigatório em eqüinos para o trânsito pela cidade e interior. O custeio ocorrerá por meio de uma emenda impositiva do vereador e atingirá 200 animais, sem restrição de entidade. Segundo a secretária, as inscrições para o exame estão abertas na Secretaria de Agropecuária até o dia 23 de agosto, das 8h às 14h. Cada responsável tem direito a cadastrar um animal, sendo que o criador precisa estar vinculado a Inspetoria Veterinária. É necessária apresentação de cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além da apresentar a descrição do animal, como pelagem e sexo.

EXAME DE MORMO EM HULHA 2
O Mormo é uma doença infecto-contagiosa dos equinos, causada por uma bactéria, que pode ser transmitida ao homem e também aos outros animais. A contaminação acontece quando há contato entre os animais ou contato com materiais contaminados por um animal positivo. Animais podem estar positivos mesmo sem manifestarem nenhum sintoma da doença, por se tratar de uma doença de curso crônico, mas os sinais mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia (falta de ar).

DIA DO ESTUDANTE EM HULHA 1
O Dia do Aluno, celebrado no dia 11 de agosto, marcou o início do projeto Saberes para o futuro. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelos professores dos anos finais, da escola Monteiro Lobato. alunos do 6º ao 9º ano (turno da manhã) participaram de atividades extraclasse. O encontro foi realizado na antiga sede do CTG Lagoa da Música. Sob a coordenação dos professores dos anos finais, os docentes participaram de uma roda de conversa que contou com a participação do empresário Ricardo Kloppenburg (proprietário do Mercado Trak´n), do vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto, da diretora da escola Monteiro Lobato, Fernanda Moreira e do representante da Brigada Militar, Sargento Amauri. O evento encerrou com uma celebração com muito bolo, pizza, salgados e refrigerante. Conforme a professora Darlene Gonçalves, o projeto interdisciplinar visa saúde, motivação e bem estar, trazendo informação e alerta aos educandos. A professora Cristiane Flores da Rosa destaca que o projeto deve se estender até o final ano e será finalizado com uma feira de profissões.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook