Papo de Redação – 17 a 20/NOV/2023

REPRESENTAÇÃO DO JORNAL

O diretor e editor do jornal Tribuna do Pampa, João André Lehr, esteve no início desta semana, participando na capital de Santa Catarina, Florianópolis, do 49º Congresso da Associação dos Jornais do Interior daquele Estado (Adjori-SC). Na oportunidade, João André integrou um grupo que representou os jornais do interior gaúcho, por meio da Adjori-RS. No próximo dia 24 de novembro, está marcado para a cidade de Campo Bom, o 60º Congresso de Jornais do Interior do RS, bem como, o Prêmio Adjori de Jornalismo.

 

LUTO NO JORNALISMO

Faleceu no fim da tarde desta terça-feira (14), o jornalista bageense Léo Leguisamo Vieira, aos 91 anos. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. A sua morte deixa em luto o jornalismo regional. Militante do jornalismo, Léo foi delegado regional por muitos anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), bem como, foi correspondente do jornal Correio do Povo em Bagé, além de ter assinado por vários anos uma coluna no saudoso jornal A 1ª FOLHA e posteriormente aqui no Tribuna do Pampa. Léo Vieira foi sepultado no fim da manhã do feriado desta quarta-feira (15), no Cemitério da Santa Casa de Bagé. Ele deixou a esposa Helena, os filhos Mônica e Renato, e a neta Shofia.

 

APRECIAÇÃO EM CANDIOTA

A apreciação por parte do plenário da Câmara sobre o pedido de cassação do prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), feito pelo vereador Guilherme Barão (PDT), ficou para a próxima segunda-feira (20). O pedido seria analisado na segunda passada, porém a sessão ordinária do Legislativo foi levantada em função da morte do funcionário público e tradicionalista, Anilvo Prestes. Guilherme pede a perda de mandato do prefeito em função de atraso no envio ao Legislativo das peças orçamentárias – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). É preciso entender que a situação a ser apreciada agora é apenas o aceite ou não de uma investigação e não a cassação em si.

 

APRECIAÇÃO EM CANDIOTA 2

Para aceitar o pedido de investigação é preciso dois terços dos votos dos vereadores, ou seja, seis dos nove votos. Caso não alcance este número, o processo é arquivado. Em caso contrário, se instala imediatamente uma Comissão Processante (CP), com três membros e sem a participação do denunciante (no caso Guilherme Barão), que cumprirá todo um rito de investigações, com oitivas de testemunhas, de defesa e diligências, com geração ao fim de um relatório que pedirá ou não a cassação do mandato, sendo este relatório novamente votado em plenário. Para cassar o mandato do prefeito são necessários novamente seis dos nove votos.

 

ELEIÇÃO DE MESA EM CANDIOTA

O atual secretário de Saúde e vereador eleito, Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), confirmou ao TP que o próximo dia 7 de dezembro será seu último dia de trabalho na pasta, quando vai retornar para a Câmara. Se sabe que Bibi articula para ser candidato a presidente do Legislativo.

 

ELEIÇÃO DE MESA EM CANDIOTA 2

Contudo, o cenário para a eleição da nova mesa diretora da Câmara candiotense está confuso ainda. O vereador Guilherme Barão, com a atitude de ter pedido a cassação do prefeito Folador, perdeu a condição de ser até candidato à presidência. Quem postula ser presidente também, além de Bibi, é o vereador Gildo Feijó (MDB), que como se sabe, não possui uma relação, vamos dizer assim, muito próxima com o atual secretário de Saúde.

 

ELEIÇÃO DE MESA EM CANDIOTA 3

Um não entendimento interno no MDB para a composição da nova mesa, segundo alguns analistas de plantão, pode trazer outras consequências para além do âmbito do Legislativo. No caso, é preciso aguardar os próximos capítulos.

 

TITULAÇÃO DE TERRAS

O prefeito de Candiota, que também preside o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), liderou audiências nesta quinta-feira pós-feriado em Porto Alegre. Na primeira delas (foto), com um grupo formado por agricultores assentados de Candiota e Hulha Negra, foi debatido o processo de titulação de lotes da reforma agrária junto ao deputado Luciano Silveira (MDB), que preside a Comissão da Agricultura na Assembleia Legislativa. Os assentados buscam a propriedade definitiva das terras que cultivam, em alguns casos, há mais de 30 anos.

 

TITULAÇÃO DE TERRAS 2

Ficou acertado que a Comissão da AL vai marcar uma audiência com a Casa Civil do governo do RS para tratar do assunto em nível de assentamentos feitos pelo Estado. Estavam ainda no encontro o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente de Hulha Negra, Héctor Bastide; a secretária de Políticas para a Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial de Candiota, Hulda Alves; os deputados estaduais Adão Pretto Filho (PT) e Adolfo Brito (Progressistas) e a diretora executiva do Cideja, Débora Cappua.

 

PONTE DO JAGUARÃO

Na Superintendência no RS da Caixa Econômica Federal (CEF, foto), o Cideja tratou das pendências que ainda envolvem a famosa ponte sobre o rio Jaguarão, na divisa entre Candiota, Hulha Negra e Aceguá, e que tem um processo que se arrasta desde 2014, teimando em não sair do papel. Há, mais uma vez, uma esperança que a obra de fato seja iniciada e concluída, pois dezenas de comunidades dos três municípios e também de Herval e Pedras Altas dependem dessa ponte, que hoje é de madeira, está interditada desde 2020 e oferece, do jeito que está, sérios riscos. Ainda, o Cideja fez audiências nas superintendências regionais do DNIT e Incra.

 

ESTRADAS EM HULHA

Na sessão do último dia 9, alguns vereadores falaram sobre a falta de manutenção nas estradas do município de Hulha Negra. Na oportunidade, eles mencionaram que o bloqueio da BR-293 causou muitos estragos na cidade, mas também destacaram que algumas passagens, principalmente do interior, não foram afetadas pela BR e continuam em más condições. A pauta foi levantada pelo vereador petista, Hugo Teixeira, que começou dizendo que o município permanece com graves problemas nas estradas do interior, mencionando que nenhuma carreta passou por lá e mesmo assim continuam ruins.

 

ESTRADAS EM HULHA 2

Além das estradas do interior de Hulha Negra, o calçamento das ruas da cidade também foi mencionado durante a sessão. O vereador Volnei Manfron (PT), disse em sua fala que o problema do calçamento não surgiu agora com a passagem diária de veículos pesados na cidade, e que somente se agravou durante o bloqueio da BR. Ainda, Volnei disse que em alguns lugares o calçamento foi concluído e após um mês já estava apresentando problemas, lembrando que o assunto foi mencionado na coluna do ex-prefeito da cidade, Marco Antônio Canto, no Tribuna do Pampa. O tema foi pauta em praticamente todo o espaço das explicações pessoais.

 

SAMU EM HULHA

Além das estradas e do calçamento, o assunto referente à saúde do município também foi comentado. A pauta foi mencionada pelo vereador Ronaldo Pereira (Progressistas), que começou dizendo que sempre que tem a oportunidade, procura indicar as emendas impositivas para a área. Na sequência, o líder da bancada falou sobre um caso que aconteceu muito próximo a sua família, quando uma afilhada passou mal e ele foi procurado pelos pais pedindo ajuda. Em sua fala, Ronaldo disse que a enfermeira do hospital ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), falando sobre as condições em que a menina estava, e, segundo ele, o médico que atendeu a chamada garantiu que ela não precisava de atendimento.

 

SAMU EM HULHA 2

O vereador afirmou que já relatou inúmeras vezes esses casos para o prefeito Renato Machado, e que em resposta ele diz que as pessoas precisam se acostumar. Na oportunidade, Ronaldo disse que já sugeriu que um carro da Saúde fique a disposição no hospital, para que possa auxiliar em casos como este, em que a família não tinha como transporta a filha até Bagé que é o local mais próximo.

 

SEMANA DO BEBÊ DE CANDIOTA

Começa na segunda-feira (20), a Semana do Bebê em Candiota, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e com apoio do Instituto InterCement. A abertura oficial está programada para acontecer às 13h30 no Centro Cultural, na Vila Residencial. Às 14h, haverá uma palestra sobre a Violência Obstétrica com os médicos, Leopoldo Konzen e Mariana Alfaro, e com a doula Euda Ramos. As atividades se estendem até a sexta-feira 24, com o encerramento às 13h30 no mesmo local.

 

CAPACITAÇÃO EM PINHEIRO

A Prefeitura de Pinheiro Machado, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), está promovendo cursos presenciais em quatro módulos para os conselheiros do Comdica e do Conselho Tutelar. O curso é ministrado pelo secretário e ex-presidente do órgão, Olício Silveira Lopes. Os módulos são divididos em atuação dos conselhos e garantia de direitos. Todos os conselheiros, titulares e suplentes da gestão 2024/27, são convidados a participar.

 

INFESTAÇÃO EM PINHEIRO

Há relatos que Pinheiro Machado sofre com uma infestação de carrapatos na cidade. A vereadora Laura Ratto (MDB) – que milita pela causa animal, já alertou anteriormente para casos de sarnas.

 

VISITA DO NERI, O CARTEIRO

No último mês de setembro, Candiota e Bagé receberam a visita do deputado estadual Neri, o Carteiro, que visitou lideranças locais e ouviu as necessidades das comunidades. Após a visita, Neri se comprometeu em realizar uma oficina para a elaboração de projetos de captação de recursos para as entidades sociais da região, sendo essa, uma das ações de seu gabinete, que estabelece parcerias com os municípios e compartilha conhecimento com as entidades do terceiro setor. Ao submeter projetos e obter recursos, essas entidades asseguram a continuidade de seus programas, expandem suas atividades, alcançam um número maior de pessoas necessitadas e reduzem a vulnerabilidade financeira.

 

VEÍCULOS EM PEDRAS

O vereador Heraldo Machado (Progressistas), havia feito um pedido de informação em relação aos veículos que se encontram no prédio junto aos silos na ERS-608. Segundo a resposta do Executivo, os veículos que se encontram na oficina, tratam-se de duas retroescavadeiras que estão com motores da retífica, aguardando a compra de peças para montar, assim como o caminhão Volvo com tanque de abastecimento de água. Segundo a explicação, uma caçamba vai para a Associação Municipal dos Produtores de Leite de Pedras Altas (Amplepa) e a outra é do Estado. Em relação as caminhonetes Rangers, uma delas vai para leilão e a outra está sendo arrumada para o trabalho. Sobre a escavadeira, o embuchamento da concha será feito. As peças do Fiat Uno estão sendo compradas para a montagem, e os demais carros que estão no local, serão encaminhados para leilão.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook