Papo de Redação – 17/Jan/2017

FEOVELHA É DE TODOS 1
Há uma corrente interna no Sindicato Rural de Pinheiro Machado – promotor da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), que defende um evento voltado somente aos ovinocultores, apenas com as feiras e sem atrações para o restante do público. Esta linha de pensamento entende que o Sindicato Rural empreende esforços para algo sem qualquer retorno. Aliás, há contabilidade de prejuízo até. Com a crise, de forma velada, esse raciocínio ganha vida na prática, bastando ver a programação apequenada da Feovelha para este ano.

FEOVELHA É DE TODOS 2
Como já dito aqui em tantas outras ocasiões, a Feovelha não é mais um evento do Sindicato. Ela é um patrimônio de Pinheiro Machado, quiçá da região e do Rio Grande do Sul. Porém, as forças vivas da Terra da Ovelha precisam abraçá-la, mas não só no discurso e sim na prática. Não há dúvidas que a cidade lucra todos os anos com o movimento acentuado em hotéis, restaurante e internamente no Parque Charrua. A prefeitura precisa urgente esquecer o discurso da crise e retomar a gloriosa Comparsa, além de ser agente fundamental na promoção da Feovelha. Se assim não for, aquela corrente interna (que pelas informações não é hegemônica ainda) vai impondo sem fazer força aquilo que é bom para um grupo, mas não para a sociedade como um todo. É bom deixar claro que a atual direção do Sindicato não corrobora com este ideário.

ECONOMIA EM PINHEIRO
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Jaime Lucas (PMDB), anunciou recentemente que está tomando medidas para economizar recursos no Legislativo. Segundo eles, com as medidas tomadas até o momento já é possível economizar ao final do ano cerca de R$ 22 mil.

ROTA EM PINHEIRO
O vereador Cabo Adão (PSDB), propõe que seja criada em Pinheiro Machado uma rota alternativa para veículos pesados na zona urbana. Segundo ele, o livre trânsito causa problemas tanto para a população como para os condutores. Ele alerta que o tráfego destes veículos em qualquer via pode causar acidentes, como já causou, bem como, destrói o pavimento.

CÁLCULO EM HULHA
Segundo o prefeito Renato Machado (PP), o cálculo dos custos para o conserto do maquinário da prefeitura estava sendo apurado nesta segunda-feira (16) e até o fechamento desta edição ainda não se tinha os números. Na última edição chegou a ser divulgado que o somatório estaria pronto na última sexta-feira (13), entretanto não se concretizou, pois ainda havia pendências nos levantamentos, tanto dos consertos em si como dos valores necessários. Muito provavelmente nesta terça-feira (14) se terá uma estimativa concreta.

NOVO HORÁRIO EM CANDIOTA
Começou nesta segunda-feira (16), o novo horário de expediente na prefeitura de Candiota, ou seja, em dois turnos. O horário é das 8h às 11h56 e das 13h30 às 16h10. Em Hulha Negra, os dois turnos voltaram no mês de fevereiro e em Pinheiro Machado também já está vigorando.

Papo_TamiSECRETARIADO EM CANDIOTA 1
Em breve novos secretários devem assumir seus postos em Candiota. Ainda não está devidamente definido em quais áreas e quando exatamente, mas PSB, PCdoB e PTB terão, conforme acordo eleitoral, uma pasta cada um sob sua direção. O PSB, ao que se fala nos bastidores, indicará Tamires Furtado, a Tami (foto) – filha do sindicalista Darlan Oliveira e que atualmente é assessora do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini. Já o PTB, também ao que se especula, deve indicar o atual presidente da sigla, Fabiano Aquere para assumir uma Secretaria. O PCdoB ainda não definiu qual será o nome indicado. A ex-vereadora Giselma Pereira (PT) deverá assumir a Educação, como já referido aqui em outra ocasião.

SECRETARIADO EM CANDIOTA 2
Secretarias como Obras e Agropecuária, que atualmente tem coordenadores e Artemio Parcianello como titular, devem ganhar novos nomes indicados pelo PT ou até mesmo da cota pessoal do prefeito Adriano. A Saúde, que hoje é comandada pelo vice-prefeito Gil Deison Pereira (PTB), também deverá ter outro nome indicado. Sabe-se que o PTB demonstrou interesse nesta que é a pasta mais cobiçada de Candiota atualmente, porém na discussão interna do governo ainda não há decisão se o PT abrirá mão desta indicação ou não.

SECRETARIADO EM CANDIOTA 3
O fato é que o governo neste momento ajusta suas secretarias para que quando chegarem os secretários indicados, estes entrem no ritmo que o governo quer e não ao contrário. A estratégia montada pelo prefeito Adriano dos Santos e sua equipe é conhecer bem cada pasta e definir prioridades antes das nomeações dos secretários definitivos.

PRAINHA EM PAUTAPapo_Prainha
O prefeito Adriano dos Santos (PT) esteve na última semana na sede da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) entregando documentos ao diretor de Administração da estatal, José Parizzotto (foto), para instrumentalização do processo de cedência da área da Prainha de Candiota, conforme tratativas anteriores com o diretor-presidente Francisco Romário Wojcicki. No ocasião, também, o prefeito candiotense verificou o andamento do recurso de R$ 50 mil, oriundo de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que beneficia a da Casa da Criança.

Comentários do Facebook