Papo de Redação – 18 a 21/AGO/2023

TRÂNSITO EM CANDIOTA

 

O trânsito de Candiota vem recebendo melhorias nos últimos dias. Sob o comando do coordenador municipal de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil, Flávio Sanches, modificações importantes já foram e estão sendo implementadas. Além de ruas binárias, placas indicativa e redutores de velocidade, também pontos do pavimento com problema, como o que havia na rua Francisco Assis do Pinho (foto) – uma das mais movimentadas da cidade, estão sendo atacados e consertados.

 

TRANSCAMPESINA

 

O prefeito de Candiota e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Luiz Carlos Folador, expôs esta semana perante a bancada gaúcha no Congresso Nacional, a retomada do projeto da Rota Transcampesina, que quer o asfaltamento de cerca de 150km interligando pelo interior os municípios de Herval, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Aceguá. A rota também é uma via de interligação do Uruguai com o Super Porto de Rio Grande.

 

TRANSIÇÃO JUSTA

Também junto à bancada, o ex-presidente e atual diretor de Comunicação do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Hermelindo Ferreira, apresentou o esboço do projeto de lei para uma transição energética justa, semelhante ao que foi aprovado para Santa Catarina em 2021. Já está acordado que o senador gaúcho Paulo Paim (PT), com subscrição dos outros dois senadores do RS, Hamilton Mourão (Republicanos) e Luiz Carlos Heinze (Progressistas), irá apresentar a lei no Senado Federal em breve. Antes deve acontecer uma audiência pública em Brasília para debater o projeto de lei.

 

REGIÃO NA ANEEL

 

Um grupo de representantes (foto) dos municípios que fazem parte do Cideja estiveram esta semana em audiência na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pauta, como não poderia ser outra, foi a qualidade (ou falta de) no atendimento por parte da Equatorial Energia. A agenda foi viabilizada pelo deputado Dionilso Marcon (PT), que enviou um representante do seu gabinete para o encontro. “A privatização da CEEE para a Equatorial Energia tornou o serviço de energia mais que insuficiente para as demandas da população, com falta recorrente de luz nas casas e propriedades rurais, fazendo com que as pessoas tenham perdas enormes”, assinalou o deputado, destacando que a Aneel prometeu acionar as Superintendências de Fiscalização e a de Mediação para acolher as demandas da região e apresentar as medidas que estão sendo e serão adotadas.

 

REGIÃO NA FUNASA

 

Também o grupo do Cideja esteve na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no sentido de destravar projetos e recursos dos municípios, especialmente na área de abastecimento de água. A agenda foi articulada pelo gabinete da deputada federal Maria do Rosário (PT), por meio da assessora da parlamentar e ex-vereadora de Candiota, Fernanda Santos.

 

EMENDAS IMPOSITIVAS

Uma das novidades no processo legislativo municipal ultimamente, são as chamadas emendas impositivas. As emendas são parecidas com as emendas dos deputados federais e senadores, que podem indicar recursos para determinadas áreas. As câmaras de Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas já utilizam amplamente este dispositivo. A Câmara de Candiota ainda não adota esta prerrogativa que dá aos vereadores e vereadoras certa autonomia para indicar obras e serviços para as comunidades.

DEPUTADO SANDERSON

O deputado federal Ubiratã Sanderson (PL) estará em visita à região no mês de setembro, quando se reunirá com as executivas do seu partido. No dia 22 à noite, ele estará em Caçapava do Sul e no dia 23, no final da manhã estará em Candiota e à noite em Bagé. Por fim, no dia 24, estará em Aceguá.

 

ADJUNTO EM PINHEIRO

O ex-vereador Wilson Lucas deixou as fileiras do PDT e agora está alinhado com o prefeito Ronaldo Madruga, no Progressistas. Wilson assumiu esta semana como secretário adjunto de Saúde do município.

 

SECRETÁRIO EM PINHEIRO

Outra situação é sobre uma possível mudança na Secretaria de Agrivultura do município, que até então é comandada pelo vice-prefeito Rogério Moura. Até um nome foi ventilado, mas o prefeito Ronaldo não confirmou esta situação com o jornal.

 

LEILÃO DA RECEITA FEDERAL

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Pelotas realizará, no dia 23 de agosto, leilão eletrônico para a venda de mercadorias apreendidas pelo órgão. O leilão é destinado a pessoas físicas e jurídicas. As mercadorias adquiridas por pessoas jurídicas destinam-se ao uso, consumo, industrialização ou comércio e as adquiridas por pessoas físicas se destinam apenas ao seu uso e consumo. A participação se dará por meio da utilização de certificado digital através do portal e-CAC na página da RFB na internet, no endereço eletrônico www.rfb.gov.br.

 

LEILÃO DA RECEITA FEDERAL 2

No leilão serão oferecidos 56 lotes, sendo que pessoas jurídicas poderão oferecer propostas de compra para todos os lotes, enquanto que as pessoas físicas apenas para 32 lotes, indicados no edital. Propostas de compra poderão ser registradas no sistema de leilão eletrônico até às 18h do dia 22 de agosto. O certame contém veículos e eletrônicos, entre outros. O pagamento do valor da arrematação, através do recolhimento de DARF na rede bancária, deverá ser efetuado de forma integral até o primeiro dia útil subsequente ao leilão.

 

GUARANY DE BAGÉ  

 

Já classificado para a eleite do futebol do Rio Grande do Sul em 2024, quando enfrentará novamente a dupla Grenal, por exemplo, o Guarany de Bagé tenta a partir deste domingo (20), o campeonato da Divisão de Acesso 2023. O alvirrubro faz a primeira partida das finais em casa, no estádio Estrela D’alva, a partir das 15h contra o Santa Cruz, que também estará no Gauchão do ano que vem. O jogo de volta é no outro domingo (27). Nesta semana., a equipe fez uma foto oficial do elenco e direção.

 

CRM

Esta semana, a comunidade de Candiota especialmente, foi surpreendida pelas notícias de repercussão estadual, com o desencadeamento de uma operação, a Off Road, da Policia Civil gaúcha, para apurar possíveis irregularidades numa licitação feita em 2022 pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM) na compra de três caminhões fora de estrada. O que se espera nessas horas é que tudo seja esclarecido dentro do devido processo legal, com a garantia da mais ampla defesa.

 

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook