Papo de Redação – 18 a 21/NOV/2022

CASAS DA CGT ELETROSUL 1
Além de tratarem sobre o futuro da Usina de Candiota (Fase C), a comitiva candiotense formada pelo prefeito Luiz Carlos Folador, o vice Paulinho Brum e o vereador Marcelo Gregório, também aproveitaram a agenda em Santa Catarina, com o diretor-presidente da CGT Eletrosul, Antônio Krieger, para falar sobre o processo de venda das casas.

CASAS DA CGT ELETROSUL 2
Segundo o prefeito Folador, o trabalho feito pela Procuradoria Geral do Município (PGM) reuniu subsídios de 320 moradores, quando foi detectado que uma estratificação entre eles com relação a aquisição dos imóveis da empresa nas vilas Operária e Residencial. Conforme os dados, uma pequena parcela vai comprar à vista ou utilizar as condições dadas pela empresa, que é o pagamento de uma entrada de 20% e mais 24 parcelas. Contudo, a grande maioria das pessoas não tem condições de adquirir nessas condições e outro grupo, especialmente dos chalés, segundo Folador, não tem nenhuma condição.

CASAS DA CGT ELETROSUL 3
Folador destacou que de posse desses dados recolhidos pela PGM será possível abrir novas negociações com empresa, analisando, inclusive o aumento do número de parcelas, sendo que neste quesito uma das preocupações da empresa é com a inadimplência. O prefeito afirmou que ficou claro por parte da CGT Eletrosul, mesmo que haja espaço jurídico, que não haverá doação de imóveis.

MARCELO EM CANDIOTA
Eleição de mesa diretora de Câmara sempre é bom aguardar o resultado (aliás, qualquer eleição é assim), porém em Candiota, o nome do vereador e ex-prefeito Marcelo Gregório (PSDB) desponta como sendo o mais provável para presidir o Legislativo local em 2023. Marcelo já presidiu a Câmara candiotense no longínquo ano de 1997. Vale lembrar que além de prefeito (2005-2008) e vereador, Marcelo já foi vice-prefeito (2000-2004) e também já assumiu secretarias de governo.

CÁSSIO EM PINHEIRO
Em Pinheiro Machado o nome cotado para assumir a presidência do Legislativo em 2023 é o do vereador Cássio Câmara Garcia (Progressistas). Apesar de ainda jovem, Cássio tem experiência, estando já na sua segunda passagem pela Câmara, tendo sido também chefe de Gabinete do prefeito Felipe da Feira (2013-2016). Além disso, Cássio é filho do saudoso ex-vice-prefeito pinheirense, Carlos Eduardo Garcia, o Funfa.

CÂMARA DE HULHA
Em Hulha Negra, o quadro ainda é indefinido, mas já há uma tendência, segundo os bastidores, que pode levar até a um racha. Pelo acordo inicial, o Progressistas, que também governa a cidade com o prefeito Renato Machado, é quem assume a Câmara em 2023. Contudo, há dois postulantes pelo partido: Luis Gustavo Nunes Dias, o Baixinho, e Diego Rodrigues.

CÂMARA DE PEDRAS
Em Pedras Altas, segundo o que o TP teve acesso, se mantido o acordo e tudo indica que será, a presidência da Câmara deverá ser exercida em 2023 por alguém do Partido dos Trabalhadores. O jornal tentou apurar o nome, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

CIDADÃO DE CANDIOTA
Nesta sexta-feira (18), em sessão especial na Câmara de Candiota, o querido pastor João Frontino dos Santos Filho, que por muitos anos esteve a frente da igreja Assembleia de Deus candiotense, estará recebendo o título de Cidadão Honorário. O evento está marcado para às 18h. A proposição é da vereadora Hulda Alves (MDB).

CURSO EM PEDRAS

A Emater/Ascar de Pedras Altas, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Sindicato Rural, promoveram o curso de Curtimento de Pele Ovina no Parque de Eventos, ministrado pela extensionista da Emater de Pinheiro Machado, Elizabeta Neitzke. O curso foi muito prático, capacitando artesãos para curtir peles frescas por meio de um método de baixo impacto ambiental, utilizando tanino e não sulfato de cromo, farinha de mandioca e não soda barrilha. Ao todo, nos três dias de curso foram curtidas nove peles, proporcionando aos artesãos e produtores uma visão do potencial da agregação de valor a uma matéria prima abundante em nosso município e região. O objetivo desta parceria é fomentar a produção do artesanato sustentável com características da cultura local.

PATRIMÔNIO CULTURAL EM PINHEIRO
O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, sancionou as leis que reconhecem o Festival Comparsa da Canção Nativa e a busca da Chama Crioula como Patrimônio Cultural e Imaterial do município. Os projetos voltados à cultura gaúcha foram propostos pelo vereador Fabrício Costa (PSB). Para ele, a aprovação dessas leis possibilitará dar um respaldo maior para o Executivo e também favorecerá empresas que estejam dispostas a investir nas atividades, conforme já ocorreu anteriormente, agora inclusive descontando no Imposto de Renda, e por consequência beneficiar essas atividades tão tradicionais do município. A atual administração já trabalha para o retorno do Festival Comparsa da Canção Nativa para 2023.

CONSCIÊNCIA NEGRA EM PINHEIRO
A Câmara de Pinheiro Machado realiza o evento “Atividades Alusivas à Consciência Negra”, no próximo dia 21, a partir das 17h. Haverá oficina de tranças afros com a especialista pelotense Nathy Chica; exposição da mostra Heroísmo Farroupilha, do artista plástico José Darci, de Arroio Grande; palestra com Eloá Alves, sobre o Massacre dos Porongos e um paralelo desde a chegada dos negros ao Brasil, entre outras atrações.

SABER VIVER NOS JOGOS ESTADUAIS
Entre os dias 10 e 13 de novembro, o grupo de idosos de Candiota, Saber Viver, participou, em Capão da Canoa, do 22º Jogos de Integração da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul. A atividade foi promovida pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer do Estado do RS, organizado pela Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos (FGJAI) e pela Prefeitura de Capão da Canoa, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso RS (CEI) e Faculdade Sogipa de Educação Física (FACSogipa), e apoio da Federação Estadual dos Grupos de Terceira Idade (FECTIRGS) e Movimento Longevidade Brasil. A ação buscou promover e difundir a integração das pessoas idosas por meio da prática e vivência de atividades físicas, esportivas, sociais e culturais contribuindo para a integração, autonomia e cidadania.

Comentários do Facebook