Papo de Redação – 18 a 24/SET/2021

MELHORES DO ANO 1
Entrando para a sua 12ª edição, o prêmio Melhores do Ano abriu esta semana votação para a escolha dos indicados de 2021. A quantidade de votos já contabilizados até o momento na plataforma, neste primeiros dias, demonstra sempre o sucesso e a credibilidade da iniciativa que foi lançada em 2009.

MELHORES DO ANO 2

A votação foi aberta no último dia 15 e se estende até às 23h59 do dia 30 de setembro. Ainda não há uma definição sobre a retomada do evento de entrega dos Certificados, sendo que a organização ainda faz levantamentos de custos e especialmente das condições sanitárias. Em 2020 não houve a tradicional festa em função da pandemia. Em 2021 poderá acontecer. A data prévia marcada é 4 de dezembro, no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial, em Candiota. Mas de qualquer maneira, os Melhores do Ano serão eleitos. Se você não votou ainda, bora lá votar no site do jornal (tribunadopampa.com.br). Só esta semana, mais de 1,5 mil pessoas já votaram.

CIDEJA 1

Aconteceu no início desta semana, uma importante reunião extraordinária do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios do Rio Jaguarão (Cideja), na sede da entidade em Candiota. Estiveram reunidos prefeitos de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador, o prefeito de Aceguá, Marcus de Aguiar (Peti), o prefeito de Hulha Negra Renato Machado, de Pinheiro Machado Ronaldo Madruga, o vice-prefeito de Herval Celso Silveira, o vice-prefeito de Piratini Cláudio Dias e o vereador candiotense Gulherme Barão, que é o coordenador do Fórum Regional de Desenvolvimento Regional, Econômico e de Combate às Estiagens e Manejo das Águas (Fórum das Águas).

CIDEJA 2
Na oportunidade foi tema de debate, entre outros assuntos, a pauta a ser trabalhada em Brasília na próxima viagem da comitiva que será composta por prefeito e vereadores dos sete municípios do Cideja. Ficou definido agendas no ministérios da Agricultura, Cidadania, Desenvolvimento Rural e Urbano, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Agência Nacional de Energia Elétrica, na Bancada Gaúcha, na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros órgãos. A viagem está prevista para o período de 27 a 30 de setembro próximo.

MAIORIA EM CANDIOTA 1
O prefeito Folador já desde o seu primeiro mandato, lá em 2009, se mostra hábil em atrair apoio para os seus governos. Teve uma oportunidade, em seu segundo mandato, que ele teve sete dos nove vereadores na Câmara. Nas eleições de 2020, a base de Folador elegeu quatro vereadores apenas, porém já na posse, o vereador Ataídes da Silva, do PT, demonstrou sua proximidade com Folador, ajudando a eleger o atual presidente da Câmara, Gildo Feijó (MDB) e desde então sempre tem defendido o prefeto na tribuna da Casa. Ataídes deve ser o próximo presidente da Câmara, com o apoio de Folador.

MAIORIA EM CANDIOTA 2
Agora, esta semana, sacramentando sua maoiria no Legislativo, o governo de Folador trouxe o PTB para sua base, com o vereador Léo Lopes vindo para o governo como secretário de Cultura e o experiente Dino Pech assumindo o Legislativo..

COMPRA DE CARVÃO
Como já fez em 2020, a CGT Eletrosul está com um pregão eletrônico aberto para registro de preços em eventual aquisição de carvão mineral tipo CE 3300, inclusive transporte até o pátio de carvão da Usina de Candiota. O edital contendo as instruções, especificações técnicas e condições para participação já está no site da empresa e a sessão de disputa de preços será às 9h30 do próximo dia 27. A situação é apenas uma precaução da estatal no sentido que a Fase C ganhou melhor desempenho a partir da reforma e modernização que recebeu. O contrato com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) segue em pleno vigor até 2024.

PARADA NA USINA
Em nota enviada ao TP, a CGT Eletrosul, assinalou que em razão da adequação do cronograma da licitação, a manutenção anual da Usina de Candiota (Fase C) deverá ocorrer em dezembro de 2021. A expectativa é de mobilização de aproximadamente 600 pessoas, entre equipe própria e terceirizada. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 40 milhões.

EMENDA EM PEDRAS

Esta semana, a Prefeitura de Pedras Altas fez a entrega de materiais permanentes para a comunidade do Case, nos Lagões (foto). O recurso é oriundo de uma emenda impositiva do então vereador Daniel Moreira, na legislatura passada. Em Pedras Altas, existe a figura da emenda impositiva, que é um instrumento pelo qual os vereadores e vereadoras podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições. O valor das emendas é retirado de uma percentagem do Orçamento Municipal e pode ser dividido igualmente entre os vereadores, sendo ainda, admitida a emenda parlamentar coletiva.

APELO EM PEDRAS ALTAS
O vereador Diego Marques (PT) usou a tribuna da Câmara de Vereadores para fazer um apelo para a comunidade. Ele pediu que a comunidade cuide e prenda seus animais, principalmente cachorros. O assunto foi levado em pauta após a morte de dezenas de ovelhas em uma propriedade rural de Pedras Altas, causadas por ataques de cachorros soltos nas estradas. Ele lamentou o fato e disse que da mesma forma que fazia indicações para melhorias em infraestrutura para a comunidade, utilizava o espaço para solicitar a colaboração de todos.

MOÇÃO DE APOIO EM HULHA
Na última quinta-feira (9), uma Moção de Apoio foi protocolada pela vereadora Tanira Ramos (PTB). O objetivo é reduzir o valor do Imposto que incide sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que acaba refletindo no preço dos combustíveis no Rio Grande do Sul. Após aprovação na Câmara da Hulha, será encaminhada à Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A vereadora justifica a Moção, as dificuldades vivenciadas por muitas famílias do município em razão da pandemia da Covid-19. Tanira frisou que os meios de transporte estão voltando a ter papel fundamental no cotidiano da população e que os trabalhadores precisam chegar ao local de trabalho, seja por veículo próprio ou de passageiros, mas o valor da gasolina, principalmente, na faixa dos R$ 6,95, torna inviável. Ela também lembrou que diversas medidas estão sendo adotadas pelas autoridades e a Moção de Apoio busca a consideração do governo estadual com relação aos tributos associados em cima dos combustíveis.

ÉLITON EM PINHEIRO 1

O até então secretário de Saúde de Pinheiro Machado, Éliton Rodrigues, deve assumir na próxima terça-feira (21) sua cadeira Câmara local, já que se elegeu vereador nas eleições do ano passado. Éliton já era secretário de Saúde no governo anterior, seguiu no governo provisório de Ronaldo Madruga e continuou agora após a eleição suplementar. Contudo, no início desta semana, entregou sua carta de demissão ao prefeito Ronaldo e ao vice Rogério Moura.

ÉLITON EM PINHEIRO 2
Nas redes sociais e confirmado ao TP, Éliton alegou missão cumprida para deixar a pasta. Ele escreveu que sua meta era vacinar contra a Covid-19 a população acima dos 18 anos, tendo sido alcançada, segundo ele, matematicamente no último sábado, bem como, ter zerado o número de casos ativos e suspeitos. “Muitas vitórias e desafios vencidos. Agradeço imensamente minha equipe. Ao Ronaldo e ao Rogério, muito obrigado pela confiança e tenho certeza que o nosso governo vai entrar pra história. Já estão fazendo. Orgulho de vocês e do nosso time. À comunidade, o meu muito obrigado, peço perdão pelas demandas as quais não pude atender. Ao meu partido, o MDB, agradeço por acreditar no novo e entender que partido grande é aquele que se renova. Agradeço por tudo. Seguiremos”, escreveu.

ÉLITON EM PINHEIRO 3
Ao voltar para a Câmara, Éliton vai para a cadeira que era ocupada pelo primeiro suplente do MDB, Sandro Rosa. O prefeito Ronaldo Madruga não poupou elogios a Éliton e disse que ele deve voltar para o governo em breve, se ele quiser. “Uma grande liderança, muito responsável, muito disciplinado, guerreiro, batalhador, um cara que aprendi conhecer e que deixa um legado de extrema importância. Foi um momento de decisão pessoal dele e eu respeito. Assim que ele quiser, se for da vontade dele, pode voltar pro Executivo”, destacou Ronaldo. Sobre a substituição de Éliton, o prefeito disse que a indicação do cargo cabe ao MDB, que até semana que vem deve apresentar um nome para sua apreciação.

REPOSIÇÃO EM PINHEIRO
Muito provavelmente o prefeito Ronaldo Madruga terá que rodar a folha de setembro do funcionalismo municipal com 7,25% a menos do valor. O reajuste dado em 2020 foi mandado suspender pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), porque naquele momento já estava em vigor a vedação da Lei Complementar 173/2020. Ronaldo tentou uma liminar na Justiça para manter o reajuste, mas o juiz local negou que ele

Comentários do Facebook