1º CACIMBINHAS MOTOFEST
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, Pinheiro Machado vai bombar! Nesse final de semana acontece o 1º Cacimbinhas Motofest. O jornal Tribuna do Pampa está apoiando a iniciativa que, segundo os organizadores, deve reunir mais 1,5 mil motociclistas de várias cidades do RS e também de outros estados. O evento acontece na praça Álvaro Chaves e haverá muitas atrações como apresentações de bandas e outros shows artísticos, moto-passeio, praça de alimentação e arrecadação de donativos para entidades assistenciais do município.
PRIMEIRO ESCALÃO EM HULHA
O prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT), ainda não informou nenhum nome que deverá compor o primeiro escalão de governo a partir de 2025. Durante a entrevista ‘Conversa com os eleitos’, realizada pelo jornal Tribuna do Pampa, ao lado do vice-prefeito André Bexiga, Campani afirmou que os secretários ou secretárias de governo serão escolhidos conforme conhecimento técnico. Ele disse que ninguém vai atuar em uma área que não conhece. “É uma questão de respeito com nosso contribuinte. Como vou dizer que o secretário de Saúde, por exemplo, não conhece nada de saúde? Ter esse tipo de comportamento pra mim é uma vergonha! Teremos dirigentes políticos, óbvio, mas com acúmulo de formação, seja acadêmico ou não, e vai ter que ter perfil. A sustentação vai ser com a base da Frente Popular. Este prefeito aqui não vai dar canetaço pra ninguém, vou sustentar nomes, fundamentar escolhas, mas jamais empurrar goela abaixo”.
PRIMEIRO ESCALÃO EM HULHA 2
Campani também adiantou que o Conselho Político da Frente Popular vai ser instalado no dia 1º de novembro para a tomada de decisões, composto por integrantes do PT e PSB, mas com portas abertas para quem quiser compor com a Frente Popular, desde que partidos identificados com o grupo. “Todos serão qualificados, responsáveis com o que tem que fazer e conhecidos da população. E só entrarão secretários e secretárias que o prefeito possa tirar”, afirmou o futuro prefeito de Hulha Negra.
CIDADE DA POLÍCIA EM BAGÉ
Nesta segunda-feira (14), a Polícia Civil recebeu as chaves do antigo complexo da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) de Bagé (foto), onde futuramente será instalada a Cidade da Polícia Civil de Bagé, reunindo cinco delegacias: 9ª Delegacia Regional, Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), 1ª e 2ª DPs. O complexo, de quase 3 mil m², permitirá que todas as delegacias da cidade, que pagam aproximadamente R$ 45 mil de aluguel mensais, sejam instaladas com melhorias e adaptações que permitirão um melhor atendimento à comunidade e melhores condições de trabalho para os policiais.
CIDADE DA POLÍCIA EM BAGÉ 2
A vistoria de entrega das chaves ocorreu na semana passada e foi concluída pelo chefe da Divisão da Fiscalização do Patrimônio do Estado, Jacson Luis Bez e por Leandro Machado Carpes de Oliveira, assessor da Divisão de Patrimônio do Estado. A vistoria contou também com policiais e do delegado regional, além de funcionários da Equatorial Energia. Segundo informado, a previsão é de que a Delegacia Regional seja a primeira a ser transferida para o complexo, após alguns reparos imprescindíveis à boa prestação dos serviços. Posteriormente, a DPPA também será realocada. As demais delegacias irão sendo transferidas à medida que as obras estruturais mais complexas sejam executadas.
HORÁRIO DE VERÃO
O Ministério de Minas e Energia, apoiado pelo governo federal, anunciou esta semana que a medida que busca economizar energia elétrica e reduzir a demanda pelo consumo de luz, adiantando em uma hora os relógios, não será implementada este ano. Parte da explicação está na retomada das chuvas. “Não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão. Nós temos a segurança energética assegurada, mas a volta dessa política poderá ser novamente avaliada para 2025”, pontuou o ministro Alexandre Silveira.
HIDROMETRIA
O prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT), foi enfático ao dizer que vai instalar hidrômetros no sistema de água da cidade. Para Campani, a água é um bem finito e cada vez mais escasso, sendo a hidrometria fundamental e necessária para se ter racionalidade no consumo. Em Candiota, o prefeito reeleito Luiz Carlos Folador (MDB) disse que essa situação será estudada, sendo que o vice-prefeito eleito Marcelo Gregório (PSDB) assinalou que a questão já está amadurecida e que é chegada a hora dessa atitude. Candiota e Hulha Negra são os únicos municípios da região e dos poucos do Brasil, que não controlam o consumo de água por meio de hidrômetros.
SEGUE O FLUXO
A #segueofluxo marcou a campanha eleitoral do prefeito reeleito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), e de sua vice-prefeita Laura Ratto (MDB). No último dia 11 de outubro, durante a realização do programa realizado pelo TP ‘Conversa com os eleitos’, Laura falou sobre essa campanha que ganhou força e foi liderada por mulheres.
SEGUE O FLUXO 2
Ao receberem inúmeros comentários de parabéns e desejo de sucesso, uma internauta escreveu #segueofluxo. Segundo Laura, o ‘segue o fluxo’ surgiu de uma maneira involuntária, e que eles não tiveram envolvimento com a criação, mas que ficaram muito felizes em receber esse apoio e carinho das pessoas. “Embora que diziam que era o governo da pressão, que era campanha eleitoral sob pressão, foi bem ao contrário. Esse movimento cresceu, tomou forma e no fim das contas foi o movimento que levou a nossa campanha, as nossas caminhadas e os nossos comícios”, disse ela.
SEGUE O FLUXO 3
Ainda, a vice-prefeita eleita contou que todo o movimento foi de mulheres, e que não se cansa de dizer o quanto todas são maravilhosas, mencionando a Queli e a Lidi, que segundo ela, tomaram a frente da organização. Com camisetas personalizadas com #segueofluxo, Laura disse que as responsáveis faziam muitas encomendas, pois cada dia mais mulheres queriam se unir ao grupo. “Elas fizeram com o coração, porque acreditavam na proposta do Ronaldo e no meu trabalho. Queriam uma mulher representando outras mulheres. Mas dali surgiu esse movimento lindo, que eu não sei se vai parar por aí, pois esse fluxo vai seguir de várias formas agora”, disse.
DE PRIMEIRA VIAGEM EM PEDRAS
Em Pedras Altas, a prefeita eleita Veca será a primeira mulher a governar a cidade e a primeira a governar um município da região de cobertura impressa do jornal. Ela tem como vice, o zootecnista José Pedro Azeredo Crespo, conhecido por Zé Pedro, que foi morar na cidade em 2020 para trabalhar no negócio da família no meio rural. A partir de 2025, Zé enfrenta um desafio duplo, pois nunca havia se envolvido no meio político até então.
DE PRIMEIRA VIAGEM EM PEDRAS 2
Durante a ‘Conversa com os eleitos’, ele falou sobre esta nova etapa de sua vida. “Eu acho que vai ser um desafio muito grande, como marinheiro de primeira viagem tem que ter a humildade de procurar as pessoas que sabem. Nós pautamos muito isso no nosso desenvolvimento do plano de governo, de ter técnicos trabalhando. Então, temos esse compromisso de estarmos nos assessorando de gente que realmente tem profundo conhecimento de todas as áreas no município”, comentou ele, que se mostrou empolgado e preparado.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*