Papo de Redação 19/06/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PINHEIRO GELADO
De acordo com dados da Sigma Meteorologia, a cidade de Pinheiro Machado registrou, no último sábado (13), 2,2 graus de temperatura – que associado ao vento minuano que chegou aos 32 km/h (rajada) produziram sensação térmica de quase -4°C. No domingo (14), a temperatura foi de -2,3ºC e considerada a mais baixa do Rio Grande do Sul. Os meteorologistas da Sigma possuem uma página oficial no Facebook e atualizam as informa­ções regularmente. Fica a dica para quem gosta de frio, dados específicos e belas imagens da região.

CORONAVÍRUS EM PINHEIRO
Nota-se que ficou estabelecida uma relação de confiança entre a população de Pinheiro Machado e a equipe do Comitê Extraordinário de Saúde com a divulgação diária e em horário fixo do boletim epidemiológico com os dados da pandemia do novo coronavírus no município. A medida foi adotada em 18 de março e o documento é divulgado no site da Prefeitura e no canal oficial no Facebook. Membros da equipe técnica também respondem questionamentos pontuais dos internautas através de comentários em cada nova divulgação.

SOLIDARIEDADE EM PINHEIRO 1
Durante conversa com o jornal, o presidente do asilo de Pinheiro Machado fez questão de agradecer as doações recebi­das pela comunidade em geral. “É muito graças a essas doações que conseguimos manter o local em funcionamento”, disse César Garcia. Segundo ele, alimentos e materiais de higiene e limpeza são sempre muito necessários. Quem tiver interesse em doar, as entregas podem ser feitas na própria instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na última semana, membros do Pro­jeto Verão e da Comissão Jovem do Sindicato Rural entregaram mantimentos arrecadados em campanhas solidárias. Todas as medidas para evitar a disseminação do coronavírus estão sendo tomadas pela instituição.

SOLIDARIEDADE EM PINHEIRO 2
No último domingo (14), ocorreu a já tradicional campanha do agasalho promovida pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) de Pinheiro Machado em parceria com o Moto Grupo Adventure e a Morpheus Produções. Os voluntários percorreram as ruas da cidade para a arrecadação – que, segundo eles, foi a maior desses 15 anos. Todos os itens arrecadados serão destinados às famílias carentes do município.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO 1
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), o vere­ador Gilson Rodrigues (PT), pré-candidato a prefeito de Pinheiro Machado, fez um agradecimento público a Carlos Betiollo (PSDB), também pré-candidato ao maior cargo do Executivo no município. Na oportunidade, Gilson contou que em uma conversa onde es­tavam outras diversas pessoas, o tucano fez o convite para que ele fosse seu vice. “Fiquei muito agradecido por ele ter feito esse convite ali na frente de todas aquelas pessoas, mas tenho uma visão totalmente diferente do PSDB e do Betiollo. Nossas ideias e convicções são totalmente diferentes quando se fala em resolver as questões ligadas à saúde, educação e priorizar as pessoas. Apesar disso, quero dizer de público, que fiquei muito faceiro com o convite e pelo reconhecimento”, disse Gilson.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO 2
Também sobre as eleições, Jaime Lucas (MDB) disse que fica muito à vontade para subir no palanque com qualquer que seja o candidato a prefeito nas próximas eleições. Na oportunidade, aproveitou para elogiar o coerente trabalho de oposição realizado pelos vereadores Fabrício Costa e Sidinei Calderipe (PSB). “Va­mos sair pela porta da frente e tenho certeza absoluta que muitas agremiações também gostariam de estar do nosso lado, porque nós trabalhamos, não traímos, não sacaneamos e olhamos para o futuro”, finalizou.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO 3
Logo em seguida, o presidente do Legislativo, Renato Rodrigues (PSDB), sinalizou com uma novidade bastante espe­rada pelo PDT. Para o anúncio, fez referência a uma ironia que o colega do MDB fez durante a fala anterior – de que alguns partidos teriam cinco vice-prefeitos. “Nós vamos ter só um vice-prefeito. Vamos fazer uma pesquisa e escolher o melhor para o povo: quem tiver a menor rejeição vai ser o nosso candidato”, anunciou.

VICE DE FOLADOR

Conforme informações ob­tidas pela coluna, o PSDB definiu esta semana o nome para compor a futura chapa com o ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB). O jovem empresário Paulinho Brum (foto) já é oficialmente o pré­-candidato a vice de Folador, numa aliança que ainda é composta pelo Progressistas (antigo PP). Ele já foi candidato a vice nas eleições de 2016 na chapa do ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Be­tiollo. A informação que também chega, é que Cleider Fonseca, outro nome indicado para ser vice, abriu mão da disputa interna. Na próxima semana, os integrantes dos partidos e o próprio Paulinho devem fazer uma visita ao jornal para explicarem como se deu a escolha e também os próximos passos da coligação.

REUNIÕES VIRTUAIS EM CANDIOTA

O MDB de Candiota, segundo relatou o presiden­te da sigla à coluna, Adriano Revelante, iniciou já em abril últi­mo a realizar reuniões virtuais da Executiva municipal. “Já foram 11 encontros nesta modalidade e esta ferramenta se tornou fundamental nesses tempos de pande­mia”, afirmou. Na úl­tima edição, a coluna divulgou que o PT candiotense estava se reunindo igualmente desta forma para deliberar as pautas partidárias.

CURSO VIRTUAL EM CANDIOTA
Adriano informou ainda que o partido montou uma turma com mais de quarenta apoiadores para receber cursos online de qualificação junto à Fundação Ulisses Guimarães (FUG). O primeiro curso terá como tema ‘Eleições 2020 – Aprenda planejar sua campanha durante a quarentena’ e deve ser ministrado em julho próximo.

DIÁRIAS EM CANDIOTA
O tema diárias teve em pauta esta semana na Câmara de Candiota e promete voltar na próxima sessão.

ALMOXARIFADO EM PEDRAS 1
A Prefeitura de Pedras Altas, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamento e do setor responsável pelo Patrimônio dos Bens, promoveu neste ano o levantamento minucioso de todos os Bens Patrimoniais Móveis e do Almoxarifado da administração municipal. Houve uma reunião de encerramento da Comissão Permanente de Inventário e Reavaliação de Bens Patrimoniais da Prefeitura no gabinete do prefeito Bebeto Perdomo para apresentação do relatório final. O prefeito agradeceu aos servidores pelo trabalho desafiador realizado este ano. A comissão teve por objetivo avaliar, controlar e supervisionar os bens móveis quanto à utilização, destinação, remanejamento e guarda, além de avaliar e acompanhar a baixa patrimonial dos bens em desuso e sucate­ados.

ALMOXARIFADO EM PEDRAS 2
O trabalho, considerado inédito na Prefeitura, foi reali­zado por uma comissão. Após, os relatórios entregues, o Setor de Patrimônio fez a análise minuciosa e o lançamento dos itens que culminou com o cadastramento dos bens patrimoniais. “Pela primeira vez na história da Prefeitura de Pedras Altas realizamos o inventário patrimonial. Superamos, juntos, muitos desafios e, se não fosse o empenho e comprometimento de cada um de vocês, não teríamos concluído este trabalho. Hoje, nos orgulha o fato de sermos referência para outras prefeituras, que estão nos procuran­do para buscar informações e orientações a fim de realizar seus inventários”, destacou o prefeito. Com o inventário, foi possível realizar dois leilões de bens públicos.

Comentários do Facebook