Papo de Redação – 19 a 21/SET/2023

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA

Está marcada para o próximo dia 26 de setembro (terça que vem), por proposição do senador gaúcho Paulo Paim (PT), das 9 às 12 horas, uma audiência pública nas dependências do Senado Federal, para debater o projeto de lei, também de autoria de Paim e subscrito por outro dois senadores do RS, Luiz Carlos Heinze (Progressistas) e Hamilton Mourão (Republicanos), visando promover a transição energética justa (TEJ) no RS. A lei beneficia diretamente a Usina de Candiota (Fase C), porque prorroga sua vida útil até 2040, nos mesmos moldes que foi aprovada uma legislação para a beneficiar a Usina Jorge Lacerda, em Santa Catarina.

 

MOBILIZAÇÃO REGIONAL

 

A vereadora de Pinheiro Machado, Elizete Baldez, está convocando, juntamente com o prefeito Ronaldo Madruga (ambos do Progressistas, foto), uma mobilização regional para protestar em relação aos serviços prestados pela Equatorial Energia, que é a concessionária de energia elétrica – que ocupa o lugar da CEEE desde 2021, quando o serviço foi privatizado. “Essa é uma situação que atinge Pinheiro Machado e os municípios vizinhos. Então a gente não pode ficar calada, porque somos representantes do povo e ele está cobrando e nós precisamos de um serviço de qualidade, porque se paga por isso”, assinala a vereadora, que comunicou ainda o envio de ofícios para as câmaras e prefeituras da região. O ato denominado por Ronaldo como de descontentamento com o serviço prestado está sendo convocado para o dia 11 de outubro próximo, às 10h, em programação ainda a ser definida.

 

GOLPE EM PINHEIRO

A página de Facebook da Prefeitura de Pinheiro Machado chegou a divulgar um anúncio de vagas para motoristas com carteiras C e D, na última sexta-feira (15). Contudo, quando começaram a surgir relatos de pessoas que contataram com o número de telefone divulgado e que estavam pedindo dinheiro adiantado, o sinal de alerta foi ligado. Já neste sábado (16), o anúncio foi retirado do ar.

 

GOLPE EM PINHEIRO 2

Na tarde deste domingo (17), o prefeito Ronaldo Madruga divulgou um comunicado em suas redes sociais, bem como, uma notícia de 2022, de um caso semelhante ocorrido no interior de São Paulo. “(…) Golpe na praça, caímos em uma cilada, a empresa que oferece vagas de emprego para motorista é inexistente, estão pedindo dinheiro para os candidatos em troca de diploma, para acessar a vaga de trabalho. Não faça nenhum depósito, procure a Delegacia de Polícia. Estarei fazendo registro de ocorrência amanhã. Não deposite valor algum, este golpe foi aplicado em outra cidade. São presidiários, criminosos que estão aproveitando-se da situação de fragilidade das pessoas”, escreveu. Ronaldo também alerta para que as demais prefeituras da região fiquem atentas à situação.

 

BAIXINHO NA BUSCA DA CHAMA

Na última terça-feira (13), ocorreu a distribuição da centelha da chama crioula em Hulha Negra. O evento aconteceu no CTG Herdeiros do Sepé. Como presidente do Legislativo e em apoio as entidades tradicionalistas do município, o vereador Luis Gustavo Nunes Dias, o Baixinho, se fez presente. Conforme ele falou ao jornal, foram quase 40km cavalgando com chuva para buscar a chama, mas que o sentimento e amor a tradição gaúcha é maior que qualquer dificuldade.

 

HORÁRIO CANTO MOLEQUE

A retomada do Canto Moleque de fato foi triunfal! É preciso parabenizar os organizadores do evento, que mais uma vez manteve a excelência e um altíssimo nível. Entretanto, um velho probleminha persiste em ocorrer, que é o adiantado da hora para um festival que envolve crianças e adolescentes.

 

HORÁRIO CANTO MOLEQUE 2

Mesmo com a aceleração e retirada de alguns protocolos por parte do cerimonial, o evento invadiu a madrugada da segunda-feira (11) no último dia, encerrando passando às 2h da manhã. A dica e solução para isso é no domingo, quando acontecem as finais, o festival iniciar às 16h, pois quem irá abrir as apresentações são os pequeninos da pré-mirim e mirim e a luz do dia combina com esse público.

 

DIÁLOGOS PELO SETEMBRO AMARELO

 

Na manhã desta segunda-feira (18), a servidora de Candiota, Carmem Pagalday esteve na empresa Manserv participando de um Diálogo Diário de Segurança (DDS). O diálogo foi sobre Inteligência Emocional e contou com a participação de cerca de 120 colaboradores. A ação integra o cronograma do Setembro Amarelo, mês alusivo a prevenção do suicídio.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook