Papo de Redação – 19/Abr/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

SAÚDE EM CANDIOTA
A quarta-feira (17) foi de festa para a saúde de Candiota. Além da reinauguração de duas unidades de saúde (João Emílio e a central), o prefeito Adriano dos Santos e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, receberam no gabinete a visita do médico Jacob Ott, que dirige o Hospital da Colônia Nova (Aceguá) e também já dirigiu o Pronto Atendimento de Candiota. Conforme Adriano, a visita foi de cortesia, mas também para encaminhar melhorias e novidades na saúde local. O prefeito ainda não adiantou quais seriam as tratativas com Jacob. Do encontro também participou o secretário de Administração e Finanças, Alexandre Vedooto e o ex-secretário de Saúde e ex-vereador, Juliano Corrêa.

GOVERNAR EM CANDIOTA
Aos mais próximos, o prefeito Adriano tem repetido como um mantra que seu foco neste momento não é com o processo eleitoral. Conforme o prefeito, ele foi eleito para governar a cidade de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020 e, repete ele, no momento adequado haverá o debate sobre se o que está sendo feito é o mais correto e se deve ou não ter continuidade.

POLÊMICA NACIONAL
A orientação nacional na mudança das regras para as eleições dos conselhos tutelares – que neste ano de forma inédita será unificada numa mesma data no Brasil inteiro, tem gerado polêmica. A parte que trata da não exigência de experiência anterior com crianças e adolescentes para pleitear uma vaga no Conselho é o principal ponto de inflexão. Em Candiota, a Câmara aprovou por 5 a 4 as mudanças. O vereador Fabrício Moraes (MDB) se mostrou muito indignado com a alteração, o que classificou de retrocesso. Em pesquisa feita pela coluna, de fato a medida gera polêmica, quando muitas câmaras de vereadores têm aprovado e outras tantas não.

DIA DO DESAFIO EM HULHA
Nesta semana o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, e o vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, receberam a equipe do Sesc de Bagé, composta pela gerente da Unidade, Liziane dos Santos e pelo coordenador do Dia do Desafio, Patreze Garske. Durante o encontro aconteceu a entrega do certificado e troféu de participação de 2018 e o convite oficial para 2019. O município foi parabenizado por vencer a cidade venezuelana de Pedregal. Em 2018, a mobilização coordenada pelo professor Patrique Fernandes, alcançou 2.345 participantes, ou seja, 39% da população. Os índices garantiram a vitória na data, visto Pedregal ter mobilizado 2.115 participantes (21%).O dia mundial destinado ao incentivo à prática de atividades físico-esportiva acontece neste ano no dia 29 de maio. Na ocasião, cidades do mundo inteiro devem se mobilizar e realizar pelo menos 15 minutos de atividades.

INTERIORIZAÇÃO EM PINHEIRO
Na sessão ordinária desta terça-feira (16), Ronaldo Madruga (Progressistas) criticou o modo de execução da primeira interiorização da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. Conforme sugeriu, mudanças devem ocorrer nas próximas edições para que não pareça mais uma reunião de governo. “Não parecia uma sessão da Câmara de Vereadores, mas sim uma reunião com o governo apresentando sua lista de desejos, porque entendo que não existe de fato um planejamento, mas sim uma lista de desejos por parte do governo municipal”, enfatizou. O termo ‘lista de desejos’ originalmente foi usado recentemente pela deputada federal paulistana Tábata Amaral (PDT) durante audiência pública com o ex-ministro da Educação, Ricardo Velez. Seguindo o cronograma, a próxima sessão no interior está marcada para o dia 9 de maio e visa ouvir as comunidades de Restinga e Areal.

FUNDO DA CRIANÇA EM PINHEIRO
Mais uma vez o vereador Cabo Adão (PSDB) levantou a questão do Fundo da Criança que ainda não foi criado em Pinheiro Machado. Com a medida, os recursos deduzidos do Imposto de Renda (IR) dos contribuintes iriam para o Fundo Municipal – que arcaria com as políticas de atendimento à criança e ao adolescente. “No ano passado o Ministério Público articulou a vinda das auditoras da Receita Federal e participaram contadores de Pinheiro Machado e Pedras Altas e de lá para cá só o município vizinho fez alguma coisa. Eles já estão recebendo o recurso e aqui ninguém tomou a iniciativa ainda, nós estamos perdendo de investir”, disse.

SALÁRIOS EM PINHEIRO
Após a quitação do 13º salário da categoria na semana passada, a Secretaria da Fazenda de Pinheiro Machado confirmou para esta quarta-feira (17) o pagamento da segunda e terceira parcelas dos salários para os funcionários públicos municipais ativos, inativos e pensionistas – que ainda possuem valores a receber do mês de fevereiro de 2019.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO
Na noite desta quarta-feira (17), o vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) utilizou uma rede social para colocar oficialmente o seu nome à disposição do partido para ser pré-candidato a prefeito de Pinheiro Machado em 2020. Do mesmo modo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), em reunião interna, também decidiu que a sigla deve contar com um candidato para concorrer ao pleito, como já aconteceu em 2016. O nome do vereador Gilson Rodrigues (PT) também é cotado, assim como, naturalmente a reeleição de Zé Antônio (PDT). Tem gente que ainda alimenta esperança que o ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) concorra na Terra da Ovelha e na Capital do Carvão.

ABATEDOURO EM PINHEIRO
Nesta segunda-feira (15), a direção do Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos de Pinheiro Machado participou de uma reunião na Secretaria de Agricultura do Estado para entrega da documentação que garante a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) no município. A medida faz com que o Abatedouro Cacimbinhas dê mais um importante passo rumo à regionalização. “Ressalto que estou saindo feliz com mais uma vitória árdua para o desenvolvido dos municípios do Cideja”, disse o sócio-diretor Solano Cardoso, que esteve acompanhado pelo diretor do Núcleo, Mario Alfredo Lima, e representantes de Piratini e Candiota.

Comentários do Facebook