Papo de Redação 19/DEZ/2020

CUSTOS DAS ELEIÇÕES
Tem pipocado de forma indireta nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, a possibilidade do ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) ter que arcar com os custos das novas eleições ou eleições suplementares. Segundo especialistas em Direito Eleitoral, isto é algo remoto, pois o próprio Código Eleitoral, em seu artigo 224, parágrafo 4º, afirma que as novas eleições correm às expensas da Justiça Eleitoral, ou seja, por conta (às custas) dela. Há casos específicos em que a Advocacia Geral da União (AGU) tem feito a cobrança dos custos ao indeferido.

SESSÃO REMOTA EM CANDIOTA 1

A Câmara de Candiota realizou na última segunda-feira (14), pela primeira vez em sua história, uma sessão ordinária do Legislativo sem a presença física dos vereadores, vereadoras e assessores no plenário. Ou seja, a sessão foi realizada remotamente por meio da plataforma Zoom. Os vereadores e assessores estavam em seus gabinetes ou em suas casas. Segundo a presidente do Legislativo, vereadora Fernanda dos Santos (PT), o motivo é mais do que óbvio, objetivando a preservação de saúde de todos em meio a pandemia, já que o Estado acaba de confirmar a bandeira preta na região de Bagé, onde Candiota está inserida.

SESSÃO REMOTA EM CANDIOTA 2
Durante a sessão remota, entre outras coisas, foi votado no Orçamento 2021, uma emenda de autoria do vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), que possibilita a aquisição pelo município das vacinas contra a Covid-19, quando essas estiverem autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

OPOSIÇÃO EM CANDIOTA
O Diretório Municipal do PT de Candiota aprovou no último dia 13, uma resolução em que delibera que o partido será oposição ao futuro governo municipal (2021-2024), encabeçado pelo prefeito eleito Luiz Carlos Folador (MDB).Na resolução, o PT, que ainda governa a cidade até 31 de dezembro próximo, deixa claro que o indicativo se estende a todos os filiados, incluindo os três vereadores eleitos e qualquer acordo tipo de acordo que não tenha sido aprovado pelo Diretório Municipal. A dirigente municipal, Rafaela Ortiz, assinalou que o PT não vai tolerar desvios de conduta em relação a sua resolução, inclusive podendo resultar no afastamento do filiado. Ela também assinalou que o PT fará uma oposição responsável, ou seja, votando a favor nos projetos que interessam à comunidade.

CÂMARA DE CANDIOTA
Nos bastidores cresce as articulações para quem será o próximo presidente da Câmara de Candiota. Esta semana, o nome de Gildo Feijó (MDB) entrou no rol das possibilidades. Outros dois nomes do páreo: Ataídes da Silva (PT) e Guilherme Barão (PDT).

CÂMARA DE HULHA
Nos bastidores também cresce as articulações para na Câmara de Hulha Negra. Os nomes de Getúlio Porto e Jorge Coruja (PDT), além do atual presidente Ronaldo Pereira (Progressistas) – que pode ser candidato, pois é outra legislatura e não se caracteriza reeleição -, disputam a indicação.

CÂMARA DE PINHEIRO
Já em Pinheiro Machado está definido que será Ronaldo Madruga (Progressistas), o próximo presidente. Ele deverá assumir a Prefeitura até uma nova eleição.

PAGAMENTOS EM PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado recebeu neste mês de dezembro um recurso financeiro referente à liberação de valores retidos no INSS a título de compensação previdenciária (Comprev). Conforme determinação do prefeito Zé Antônio (PDT), esses recursos serão utilizados para o pagamento integral dos proventos de novembro e do 13º salário dos aposentados e pensionistas vinculados ao Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (Faps). O pagamento do 13ªº salário dos ativos pretende ser feito ainda neste mês, porém o cronograma dependerá de quando houver a confirmação de recebimento de verbas federais e estaduais, bem como do retorno do duodécimo por parte da Câmara de Vereadores. Quanto ao salário de dezembro, a expectativa é que seja pago ainda antes de encerrar o ano, o que faria com que o atual governo encerrasse com salário em dia, ficando apenas o vale-alimentação em atraso.

ELEIÇÃO NO CIDEJA
Os prefeitos eleitos e reeleitos de seis dos sete municípios da região se reúnem em Candiota na próxima terça-feira (22) para acordarem a nova diretoria do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento, Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Tudo indica que o prefeito eleito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) deve assumir a presidência na gestão 2021-2022. Se ele for o escolhido, será a terceira vez que preside a entidade.

VALE DUPLO EM HULHA
A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Finanças, através do Departamento de Recursos Humanos, realizou na terça-feira (15) o pagamento do vale alimentação (Vale Cesta de Natal), dos servidores públicos. No início do mês já havia sido feita a recarga, ou seja, em dezembro os servidores receberam o vale alimentação duplamente. O vale pode ser utilizado em supermercados, mercearias, açougues, hortifrutis, padarias e outros estabelecimentos comerciais, inclusive combustíveis. “É uma maneira de valorizar o servidor público municipal e movimentar o comércio local”, disse o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.

CARVÃO 1
O governo federal lançou esta semana o Plano Nacional de Energia 2050. No planejamento o carvão mineral ocupa pouco espaço, não tendo indicativo de expansão desta matriz, apenas mantendo os atuais percentuais. Energias renováveis estão em alta, como a eólica e até mesmo a nuclear está em evidência.

CARVÃO 2
O prefeito eleito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), disse ao TP durante entrevista ao vivo nesta sexta-feira (18), que promete lutar junto ao governo federal para reverter esta situação.

CGT ELETROSUL
Segundo informou o Canal Energia, a Eletrobras informou em comunicado ao mercado na última quarta-feira (16), que foi convocada para o dia 30 de dezembro Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas da CGT Eletrosul (dona da Usina de Candiota), que vai deliberar sobre a incorporação da Transmissora Sul Brasileira de Energia S.A pela subsidiária da Eletrobras. A TSBE tem ativos como a SE Camaquã e as LTs Nova Santa Rita – Camaquã 3 – Quinta e Salto Santiago – Itá – Nova Santa Rita C2.De acordo com a empresa, essa operação está inserida na iniciativa de racionalização das participações societárias da Eletrobras, contida no Plano Diretor de Negócios e Gestão 2020-2024.

UNIFORMES PARA O P.A. DE CANDIOTA

Foram adquiridos 57 uniformes para os colaboradores da fundação para auxiliar na proteção ao combate da Covid-19, com valor total investido de R$ 4.299,10. A fundação está trabalhando no auxílio à saúde do município, sendo porta de entrada para pacientes que possuem sintomas e também para o transporte de contaminados até a referência que é Bagé. Desta forma, além dos uniformes, a direção tem investido muito em medicação e EPIs dando condições para que os colaboradores estejam preparados e em segurança durante os atendimentos.

 

Comentários do Facebook