RENÚNCIA EM CANDIOTA
Só para quem não conhece nada da personalidade e menos ainda da trajetória política e pessoal do prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, acreditou nessa conversa de renúncia dele.
CHATEADO EM CANDIOTA
Agora, que o prefeito está chateado com algumas situações que vem acontecendo, isso sim é a mais pura realidade. Folador está assim, principalmente, com a falta de entendimento no Legislativo em relação a um novo parcelamento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do funcionalismo municipal. Mas daí para uma renúncia vai uma distância da Terra para Júpiter.
COSTURA EM CANDIOTA
Tendo a articulação uma de suas principais características, Folador não desistiu do novo parcelamento e tem usado de muita negociação para conseguir o número necessário de votos para que a proposta passe em plenário..
CONFIRMADOS EM PINHEIRO 1
Os vereadores do PSB Rogério Moura e André Kisuco confirmaram à coluna de que são pré-candidatos a prefeito e vice nas eleições deste ano na cidade e agora só dependem da oficialização das convenções partidárias. A aliança em torno de Rogério e Kisuco já tem confirmada ainda o PP e PT. Os três partidos já pré-acertaram que farão coligação também na eleição para vereador (proporcional), lançando uma chapa com 18 candidatos.
CONFIRMADOS EM PINHEIRO 2
Indagados pela coluna sobre arriscar colocar os dois principais nomes do partido numa chapa majoritária, podendo não eleger vereadores, ambos foi enfáticos em afirmar que o PSB no mínimo um vereador irá eleger.
CONFIRMADOS EM PINHEIRO 3
De outro modo, na trincheira da oposição está confirmado também os nomes do ex-prefeito José Antônio Duarte Rosa, o Zé Antônio (PDT) e do ex-vereador Jackson Cabral (PSDB), como pré-candidatos a prefeito e vice. A aliança ainda conta com o apoio do PMDB e DEM. O PR, que marcou sua convenção para o próximo dia 30, ao que tudo indica mantém firme a pré-candidatura do jovem advogado Leandro Soares, que conta com o apoio da Rede e PTB, não tendo ainda definido quem será seu vice.
MARIA EMÍLIA EM HULHA
A ex-secretária de Saúde de Hulha Negra, Maria Emília Canto Feijó informou à coluna que é pré-candidata a prefeita pelo PSB. Contudo, ela deixa claro que o seu nome também poderá compor como vice numa chapa que seja encabeçada pelo prefeito EroneLondero (PT), conforme já se ventilou anteriormente. Na análise da coluna, Maria Emília se lança como pré-candidata muito em função deste impasse interno no PT, que possivelmente terá prévias para a escolha de quem será o candidato do partido. Ela não disse, mas fica claro também que ela só abre mão da cabeça de chapa se Erone for o candidato.
CEEE MULTADA
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ratificou as penalidades aplicadas pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) contra a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D). A empresa descumpriu dispositivos regulatórios sobre os níveis de tensão de energia elétrica nos anos de 2009 e 2011. A multa era inicialmente de R$ 8,6 milhões, mas foi reduzida para R$ 4,4 milhões, sendo parte das penalidades convertidas em advertências. O processo tramitava na Aneel desde 2013. As informações constam no despacho nº 1.770 publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18 de julho.
ELÉTRICA DA NOVA MINA
A empresa gaúcha Fockink é a contratada da Copelmi Mineração para realizar as obras elétricas da nova mina de carvão que vai abastecer a UTE Pampa Sul, em Candiota. Segundo informou a coluna o diretor-superintendente da empresa, SiegfriedKwast, as obras devem iniciar em breve e tem previsão de duração de um ano e meio. Entre as ações estão a construção de painéis elétricos e uma subestação. Durante a execução se estima o emprego de 70 a 80 pessoas.