SEM SURPRESAS NA REGIÃO
Na próxima segunda-feira (5), vai fechar a janela das convenções e a partir daí o quadro eleitoral municipal em todo o Brasil estará desenhado. Na região, a exceção de Candiota, não há surpresas nas candidaturas já homologadas em convenção e as que serão. A campanha eleitoral de forma oficial começa no dia 16 de agosto – daqui duas semanas.
PEDRAS ALTAS
Na Cidade do Castelo, o atual prefeito Volnei Oliveira (PT) em chapa pura com Amarildo Borges tenta à reeleição, disputando contra uma frente ampla de oposição reunindo PP, PL, PSDB, PDT, MDB e PSB, com a vereadora Viviane Albuquerque, a Veca (PP) como prefeita e José Pedro Crespo (PL) como vice.
HULHA NEGRA
Faltando ainda a maioria das convenções partidárias, que acontecem entre domingo (4) – PT e PSB e segunda (5) – PP e PDT, o quadro na Terra da Festa do Colono se encaminha para três candidaturas majoritárias. O PL foi o primeiro a fazer sua convenção, batendo martelo na chapa pura e feminina Tanira-Ester, mas ainda aberto a alianças, com exceção do PT. Com a desistência do atual vice-prefeito Igor Canto em concorrer a prefeito, o PSB definiu compor com o PT. Tendo o ex-prefeito petista Fernando Campani como cabeça de chapa, o PSB vai escolher entre os ex-vereadores André Bexiga ou Celso Girotto, em voto de seus filiados, qual será o vice. Os atuais governantes da cidade, PP e PDT, aprovaram anteriormente e vão para as suas convenções com o indicativo de homologar os nomes do veterinário Beto Dalpiva (PDT) para prefeito e Elisandra Aires (PP) para vice.
PINHEIRO MACHADO
O quadro na Terra da Ovelha está definido com duas candidaturas, encabeçadas, inclusive pelos mesmos nomes que protagonizaram as últimas eleições na cidade, que foram suplementares. O atual prefeito Ronaldo Madruga (PP) vai à reeleição, tendo a vereadora Laura Ratto (MDB) como vice e com apoio do Republicanos. Danubio Peres encabeça a chapa de oposição pelo PDT, tendo o ex-vereador Giovane Teixeira (PSDB) como vice e o PT como apoiador.
BAGÉ
O cenário eleitoral na maior cidade da região traz três candidaturas à majoritária, com evidente polarização. O ex-prefeito e deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) deve rivalizar com a jornalista Roberta Mércio (PL), que representa o atual governo da cidade. O PDT corre por fora, como terceira via, com a candidatura do advogado Álvaro Meira. Mainardi terá como vice o empresário Beto Alagia (Podemos). Roberta e Álvaro ainda não definiram os vices.
DESPENDURANDO A CHUTEIRA EM PINHEIRO
Depois de ter feito quatro mandatos seguidos de vereador, de 2004 a 2016, o empresário e produtor rural pinheirense, Jaime Lucas (foto), parecia ter pendurado a chuteira, não da política em si, porque está no sangue, mas da disputa eleitoral. Contudo, certamente pensando na questão partidária, Jaime volta ao cenário, colocando seu nome na nominata à vereança do MDB. O partido, que Jaime preside e ajuda a manter ativo em Pinheiro Machado, estava com dificuldades para a proporcional, pois seus dois atuais vereadores, Laura Ratto e Éliton Rodrigues não vão para a disputa. Laura porque será a vice de Ronaldo e Éliton por impedimento legal. Jaime tem muita experiência política e deve ser decisivo para o MDB manter bancada.
VEREADOR(A) MIRIM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Na última terça-feira (30), a comissão responsável pela realização do projeto Vereador(a) Mirim na Câmara de Candiota, manteve uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na oportunidade, ficou definido que os atuais representantes do projeto irão visitar a Assembleia Legislativa ainda na primeira quinzena de agosto, mês que também é celebrado o Dia do Estudante.
VEREADOR(A) MIRIM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 2
Ainda de acordo com a nota enviada ao jornal, neste ano não haverá eleição para definir os novos vereadores(as) mirins em razão do período eleitoral. Conforme informado, será possível incrementar o projeto, inserindo uma nova categoria, a Juvenil – sugestão proposta pelo secretário de Educação, Michel Feijó. “Sendo assim, teremos novidades para as próximas edições do projeto”, assinala o texto.
REVIRAVOLTA EM CANDIOTA
A aliança entre PT e PDT parecia algo já descartado pelas forças políticas de Candiota. Contudo, na última semana, essa situação sofreu uma espécie de reviravolta e os dois partidos que possuem assento na Câmara e são oposição ao governo municipal, acabaram se acertando e fechando a composição na majoritária com o ex-prefeito Adriano dos Santos (PT) como candidato a prefeito e o vereador Guilherme Barão (PDT) como vice. A aliança de oposição e de esquerda ainda conta com o apoio do PSOL.
PSB EM CANDIOTA
O que também não se esperava era o desgarramento do PSB, que é um aliado histórico do PT na cidade e, atualmente, em nível de Brasil, conta com o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin. A definição por candidatura própria dos socialistas possui um componente grande de decepção pelo acerto desfeito em que Darlan Oliveira seria o vice de Adriano. O PSB, com chapa pura – Darlan e Everton Morales, é a grande surpresa dessa eleição em Candiota.
PSB EM CANDIOTA 2
O ex-vereador Anselmo Malaguez procurou o TP para dizer que a decisão do PSB em ter chapa pura foi quase uma unanimidade, informando que ele defendeu a aliança do partido com o PT, PDT e PSOL, mas que democraticamente sua tese foi derrotada internamente.
OPOSIÇÃO EM CANDIOTA
Na Câmara já há um efeito prático da união PT-PDT. As duas bancadas começaram a atuar mais afinadas na última segunda-feira (29), quando ocorreu a sessão ordinária, que foi logo após terem selado aliança eleitoral.
BASE GOVERNISTA EM CANDIOTA
O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) conseguiu que sua base ficasse unida, reunindo na sua aliança quatro partidos – MDB, PSDB, PP e PL – estes dois últimos já ratificaram em convenção a posição e os dois primeiros, que encabeçam a chapa majoritária, o farão agora neste fim de semana, também em convenção, homologando Folador para a reeleição e o ex-prefeito Marcelo Gregório, como vice.
SOBERANAS DA FEOVELHA
O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulinho Alves (D), fez questão de convidar pessoalmente o jornal para participar da escolha da Corte da Feovelha, que acontece na tarde deste sábado (3), no Parque Charrua.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*