Papo de Redação – 1º a 3/JUN/2022

MAC
A revitalização total da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), como bem expressou o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, é a realização de um sonho. Há muito a comunidade candiotense acalenta um dia ver o seu principal acesso de forma decente, adequado. Pela MAC passam milhares de vidas diariamente. É a ligação econômica e social de Candiota. O seu reparo pode significar um olhar para uma cidade mais organizada, mais limpa, mais florida e obviamente mais acolhedora.

AUDIÊNCIA NO MME DESMARCADA 1
A audiência que estava marcada para acontecer na tarde desta terça-feira (31), com o novo ministro de Minas de Energia, Adolfo Sachsida, precisou ser desmarcada às pressas porque o ministro foi chamado para uma pauta urgente com o presidente Jair Bolsonaro (PL). A audiência, articulada pelo deputado estadual Paparico Bachi (PL), que preside na Assembleia Legislativa do RS, a Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Região da Campanha, seria para debater a situação da Usina de Candiota (Fase C), que tem seus contratos de fornecimento de energia vencendo em 2024, sendo que o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, em recente entrevista, disse que o fechamento da unidade não é descartado. Uma nova data para a audiência deverá ser marcada.

AUDIÊNCIA NO MME DESMARCADA 2

No início da tarde desta terça, o deputado Paparico chegou postar um vídeo em suas redes sociais, gravado já em Brasília, onde ele anunciava a audiência. Paparico estava acompanhado do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB); do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Luiz Fernando Zancan, e do ex-deputado federal da Bahia por seis mandatos e defensor do carvão mineral, José Carlos Aleluia. No vídeo, todos falaram da importância do carvão e da continuidade das operações da Fase C.

NOVOS ELETRICISTAS EM CANDIOTA 1
Na noite da última sexta-feira (27), no Clube de Mães Mãe Cleci, na sede do município, o Poder Executivo de Candiota em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, Escola Escola Técnica de Capacitação da Campanha (ECTECC) e Coopersul diplomaram 26 alunos no curso de Elétrica. Os alunos são oriundos dos mais diversos bairros da cidade, de baixa renda e que possuem cadastro do CADÚnico. O curso teve duração de dois meses, com aulas teóricas e práticas na cidade de Bagé. Agora, os mesmos passam a fazer parte do segundo módulo. “Com alegria imensa agradeço aos colegas da nossa prefeitura pelo engajamento, a diretoria da Coopersul e ECTECC. Juntamos forças e o resultado veio. Mais de 20 candiotenses agora partem para o mercado de trabalho com um certificado de muito valor. Meus parabéns a todos formandos e sucesso na caminhada da vida”, disse o prefeito Folador.

NOVOS ELETRICISTAS EM CANDIOTA 2

O secretário de Assistência e Inclusão Social, Léo Lopes, comemorou. “Momento feliz e extremamente gratificante. A partir de agora os formandos estão preparados, ainda mais, para o mercado de trabalho. Agradeço imensamente aos colegas da Prefeitura, as equipe da Coopersul e da ECTECC. Seguimos juntos trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade”. Participaram do ato vereadores do município e secretários municipais. Jacir Coelho e Adir Sebastião – diretores da Coopersul e Caio Ferreira – vereador em Bagé e diretor da Escola Técnica.

DIVALDO RÉU 1
Segundo exibido pelo Jornal do Almoço, da RBS TV, nesta segunda-feira (30), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), virou réu, após a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) ter aceito uma denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPE). Segundo a denúncia, Divaldo e outras cinco pessoas (que também viraram rés no processo) são acusadas de superfaturamento num contrato de recolhimento e deposição de lixo no aterro sanitário da cidade entre os anos de 2017 e 2018. O MP levantou um possível sobrepreço de cerca de R$ 1,3 milhão nos serviços prestados pela empresa Lupi Soluções Ambientais.

DIVALDO RÉU 2
A empresa, segundo o Jornal do Almoço, declarou que vai comprovar durante o processo que não houve irregularidades na prestação do serviço. O advogado de Divaldo Lara, José Henrique Salim Schmidt, afirmou em nota que essa denúncia se refere a contrato do ano de 2017 e que foi herdado da gestão anterior, quando havia uma prestação de serviço emergencial e que, segundo ele, não estava sendo cumprida e que gerava caos no recolhimento de lixo em Bagé. “Tal contrato foi auditado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), sendo as contas do respectivo ano aprovadas integralmente, sem indicação de qualquer prejuízo ao erário. Portanto a defesa vê com tranquilidade o início do processo, que é foro adequado para demonstração destes fatos”, assinala ele.

BEBETO E A ERS-608 1
Na manhã desta terça-feira (31), o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) foi designado relator, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do RS, do projeto de lei 95/2022, que dá o nome do ex-prefeito de Pedras Altas, Luiz Alberto Perdomo, a um trecho da ERS-608, entre Pedras Altas e a BR-293, em Pinheiro Machado. O projeto é de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB).

BEBETO E A ERS-608 2
Luiz Alberto Perdomo ou simplesmente Bebeto, faleceu no dia 30 de abril deste ano, no exercício do mandato de prefeito. Ele foi professor e servidor da CEEE. Sua trajetória política começou como vereador no município de Herval, onde também foi vice-prefeito. Em 2016, foi eleito prefeito em Pedras Altas, onde foi reeleito em 2020 com quase 80% dos votos. A justificativa para a escolha do trecho se dá pela luta de Bebeto pela conclusão da pavimentação do mesmo, uma prioridade e anseio muito antigo da comunidade e que ele, infelizmente, não viu se concretizar.

QUEIJARIA EM PEDRAS 1

Uma reunião (foto) ocorrida na última semana entre representantes da Prefeitura de Pedras Altas, da Emater local e da Queijaria Mãe Natureza, debateu o alinhamento de diretrizes na construção de estratégias administrativas a serem colocadas em prática pela agroindústria. Esta iniciativa contemplará a possível viabilização de um aporte financeiro do município na iniciativa, visando amenizar o déficit financeiro agravado com a pandemia.

QUEIJARIA EM PEDRAS 2
Participaram da reunião o prefeito Volnei Oliveira, o secretário de Finanças e Orçamento, Vitor Barcelos, os técnicos da Emater pedrasaltense, Sérgio Madruga e Rozana Moraes, o representante da Unidade de Cooperativismo da Emater Pelotas e a diretoria da agroindústria Mãe Natureza, Élio De Lazari, Waldemar Oliveira, Eroni Luiz Facco e Nádia Padilha – esta últimaque também é vereadora no município.

QUEIJARIA EM PEDRAS 3
A Queijaria Mãe Natureza, localizada no assentamento Nossa Senhora da Glória, no interior do município, atualmente com 12 sócios e capacidade produtiva de 500 litros por dia, comercializa queijos com tecnologia francesa desde 2013. Entre os demais produtos oferecidos pela agroindústria está o iogurte, bebida láctea e a manteiga, que também fazem parte do cardápio da merenda escolar de alguns municípios da região através do Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE).

DESMARCADA DE NOVO 1

Uma audiência pública proposta pelos vereadores de Bagé Caio Ferreira (PDT), Lélio Lopes (Lelinho) e Marlon Monteiro (PT) estava remarcada para esta terça-feira (31), em Bagé com Equatorial Energia, empresa privada que comprou a CEEE. Novamente a audiência, que tinha abrangência regional, precisou ser cancelada após a empresa Equatorial anunciar que não iria participar do debate. Na segunda-feira (30), os vereadores Cleber Zuliani (Progressistas), Flavius Dajulia (PT) e as vereadoras Beatriz Souza (PSB) e Cáren Castencio (PT) se somaram ao grupo e protocolaram um documento reforçando o pedido de participação da Equatorial em audiência pública que tem a intenção de debater as constantes quedas de energia na região. Os parlamentares defendem que, sem a presença da empresa, não há razão para o evento acontecer.

DESMARCADA DE NOVO 2
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial, esta confirmou o novo adiamento, mais uma vez alegando que a mobilização para a passagem do ciclone extratropical Yakecan é o motivo. Contudo, afirma que está disposta a comparecer em novo dia. “A companhia de energia esclarece que já recebeu proposta de novas datas para o evento e atenderá a Câmara em data a combinar”, assinala.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook