Papo de Redação – 1º a 4/DEZ/2023

PPP EM CANDIOTA

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, entregou esta semana nas mãos dos diretores da Copelmi Mineração, Carlos Farias e Luís Lutkemeier, a lei aprovada pela Câmara que permite uma parceria-público-privada (PPP) entre a Prefeitura e a empresa para uma obra de nivelamento de um trecho de estrada de chão entre a João Emílio e a sede da Seival Sul Mineração (SSM), que pertence ao grupo Copelmi. A obra tem investimento por parte da empresa de R$ 3 milhões e deve começar em breve.

 

PEDIDO DE DESCULPAS EM CANDIOTA

Os vereadores Guilherme Barão (PDT) e Gildo Feijó (MDB) possuem uma amizade que extrapola a questão política. Pelo que deu a entender, um pronunciamento de Gildo sobre o pedido de cassação do prefeito Folador feito por Guilherme, quase abalou essa relação antiga. Gildo lembrou o impeachment da presidente Dilma Rousseff, quando se acusou de golpistas aqueles que votaram favorável. Guilherme cobrou do amigo uma retratação na sessão da Câmara esta semana, que acabou acontecendo (foto). Desculpas aceitas e vida que segue.

 

CRA EM CANDIOTA

Falando em Gildo, o vereador disse na última sessão da Câmara, que a Prefeitura em seguida estará colocando em prática o projeto de revitalização da antiga e histórica sede da Sociedade Recreativa Mina de Candiota (Clube Lassance) – que fica na área central da cidade, junto à praça, para que ali seja abrigado o Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), que atualmente atende na Vila Operária. O prédio, que pertence à Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e que está se deteriorando, deverá ser cedido ao município para esse fim.

 

ÁGUA EM CANDIOTA

A vereadora Luana Vais (PT), voltou a cobrar esta semana na tribuna da Câmara, uma solução para o sistema de água de Candiota, que, segundo ela, foi uma promessa de campanha do atual prefeito Folador. Ela também cobrou o uso de um gerador elétrico adquirido pela Prefeitura e que, conforme a parlamentar, deveria ser utilizado quando faltasse energia no sistema de água, mas que se encontra sem uso ainda no pátio da Secretaria de Obras. Por fim, Luana ainda cobrou da Prefeitura, um sistema de videomonitoramento na cidade, lembrando que recursos foram alocados por meio de uma emenda parlamentar do deputado Sanderson (PL), a pedido do atual coordenador de Segurança Pública e Trânsito do município, Flávio Sanches.

 

CURSO NA VILA UMBÚS

A localidade da Vila Umbús, em Pinheiro Machado, celebrou o encerramento do curso de salgados e bolachas caseiras, uma iniciativa promovida pela Prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, que tem a frente Vivi Alves.  Sob orientação da instrutora Sabrine Peglow, os participantes aprimoraram suas habilidades na arte culinária, tornando-se proficientes na produção dos itens caseiros.

 

TESTES SONOROS NA PAMPA SUL

A Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul informa que realizará testes semanais da sirene de emergência da usina. Os testes ocorrerão todas as terças-feiras, às 20 horas, e terão a duração de um minuto. O teste tem como objetivo verificar o funcionamento do sistema de alerta em caso de alguma situação que requeira a evacuação da área. A usina garante que os testes não representam nenhum risco para a população ou para o meio ambiente e que seguem as normas de segurança e de responsabilidade social da empresa. A usina informa ainda que comunicou previamente as comunidades do entorno sobre os testes e que se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvida pelo telefone (53) 3245-0000.

 

VENTOS EM HULHA

O vereador de Hulha Negra, Getúlio Porto (PDT) esteve reunido esta semana, em Porto Alegre, com um grupo de engenheiras da empresa DGE de Energia Eólica, quando tratou sobre o projeto Serra do Rio Negro, que pretende a implantação de torres para geração de energia no município. Ele lembrou que o projeto começou em 2006, quando ele e os então vereadores Marcus Leitzke e Vagner Tavares realizaram um trabalho conjunto junto aos produtores e proprietários de terras. Segundo Getúlio, as obras do parque eólico devem começar em poucos anos, gerando energia para 30 mil residências e geração de empregos em Hulha Negra e região.

 

FALTA DE ENERGIA EM PEDRAS

O vereador de Pedras Altas Diego Marques fez contato com o TP mostrando preocupação com a falta de energia elétrica no interior do município.  Segundo relatado ao jornal, nesta semana, as localidades do Cerro do Baú e Passo de Areia já estavam há sete dias sem energia elétrica. O vereador ressaltou que o problema ocorre em outras localidades, porém nestas duas a situação estava mais grave. Que chamados eram feitos a Equatorial Energia, sem retorno e que as percas de alimentos, principalmente carnes, já estavam impactando nas famílias.

 

CADASTRO RESERVA ESTADUAL

A Secretaria de Educação do Estado abriu inscrições para o processo de seleção de cadastro reserva para contratação temporária. O período se encerra em 19 de dezembro. O edital é para professores, servidores e especialistas da área da educação que desejam atuar na rede de ensino estadual no ano letivo de 2024. Para a região da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), estão abertas para as áreas de servidores e de professores: Ensino Técnico, Anos Iniciais, Libras/ Português e Inglês, além de Educação Indígena. Para se inscrever, o candidato deve acessar a aba Contratos Temporários no site educacao.rs.gov.br.

 

CADASTRO RESERVA ESTADUAL 2

No ato da inscrição o candidato deverá optar pela CRE desejada, assim como município e cargo/componente curricular. Ao finalizar a inscrição, o candidato vai receber um link no e-mail pessoal com um código de acesso para incluir a documentação de forma totalmente on-line. Em caso de dúvida ou para mais informações, o candidato pode entrar em contato através do e-mail: contratotemporario13cre@ seduc.rs.gov.br

 

PELOTÃO MIRIM DE PINHEIRO

Na próxima terça-feira (5), acontece a solenidade de Formatura do Pelotão Mirim de Pinheiro Machado, atualmente vinculado a paróquia Nossa Senhora da Luz. O evento será no ginásio municipal, a partir das 20h. Além dos locais reservados a pessoas convidadas pelos alunos formandos, as arquibancadas do ginásio estarão disponíveis para que a comunidade possa acompanhar a cerimônia.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook