Papo de Redação – 1º a 7/MAI/2021

SEU NADIR 1
Faleceu na última segunda-feira (26), em Candiota, o seu Nadir Folador, aos 78 anos, pai do prefeito candiotense, Luiz Carlos Folador. Seu Nadir, muito querido em Candiota, havia se mudado há algum tempo para o interior da Bahia, junto com a esposa Ana, onde já morava o outro filho. Desde o fim do ano passado, após a eleição de Luiz Carlos pela terceira vez como prefeito, que seu Nadir estava tirando uma temporada em Candiota, inclusive prestigiando a posse do filho no último dia 1° de janeiro.Segundo a assessoria do prefeito, seu Nadir sofreu um infarto e faleceu em casa – onde também mora o prefeito, na sede do munícipio.

SEU NADIR 2
Agricultor de profissão, seu Nadir rodou o Brasil para criar a família. Morou em Candiota, especialmente na Vila Residencial 2. Seu vigor para o trabalho, para a militância, bem como para fazer campanhas políticas chamavam a atenção, inclusive dos mais novos. Agora, nesta estada em Candiota, ele ajudava, voluntariamente, até na limpeza urbana da cidade.

SEU NADIR 3

O prefeito Folador publicou uma nota nas redes sociais, informando o falecimento do pai. “Com pesar comunico aos amigos e familiares o falecimento do meu amado pai, Nadir Folador. Tua missão, querido pai, foi cumprida. Obrigado por passar contigo, dividindo a mesma casa, os últimos meses. Obrigado por fazer de mim um herdeiro do teu amor e tua força”, escreveu. No último sábado (24), também nas redes sociais, Luiz Carlos postou uma foto ao lado de seu Nadir, com uma frase de carinho a ele. “Meu velho amado. Seu Nadir, forte e corajoso. Lembrança boa de janeiro desse ano”. O município decretou luto oficial de três dias. Seu Nadir, deixa a esposa, dois filhos, Luiz Carlos e Sandro, e três netos.

MIMOS DA REGIÃO

Folador escolheu o trabalho para amenizar a dor da perda do pai. Na quarta-feira (28) ele já estava em Brasília, quando manteve, entre outras agendas importantes, uma audiência com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onix Lorenzoni. Na oportunidade, Folador presenteou o ministro com vinho e azeite produzido na região.

HULDA EM PORTO ALEGRE

A vereadora Hulda Alves (MDB), cumpriu extensa agenda em Porto Alegre esta semana. Entre as suas pautas esteve a defesa do carvão mineral e a violência contra a mulher. Ele visitou vários deputados estadual na Assembleia Legislativa. Em breve, a vereadora deve participar de uma audiência coma ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Na foto, Hulda com o jovem presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB).

SAÚDE EM PORTO ALEGRE

Na última quarta-feira (28), o secretário de Saúde de Candiota, Fabricio Moraes, o Bibi, acompanhado da enfermeira e coordenador do Comitê de Operações de Emergência (COE) Covid-19 local, Ariadne Meira e de Camila de Leon, que compõe a equipe do Planejamento Da pasta, esteve em Porto Alegre cumprindo agenda com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann.Na oportunidade foram abordados assuntos relacionados a quantidade de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao município e sobre os atrasos de repasse dos recursos estaduais para a cidade.Segundo Bibi, durante a reunião também foi tratado sobre a doação de um veículo para uso de pacientes que realizam tratamento fora do domicílio (TFD) da zona rural. “Recebemos a confirmação da doação do veículo para saúde de Candiota. Em cerca de dois meses, até se cumprirem os processos legais, estará no município uma LS200”, finaliza Fabrício

VALE-ALIMENTAÇÃO EM PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado anunciou esta semana que voltará a pagar o vale-alimentação para os seus servidores que ficaram quase cinco anos sem receber o benefício. O projeto que estava tramitando na Câmara foi aprovado recentemente. A previsão é que os funcionários recebam o primeiro vale no dia 15 de junho. “O pagamento será feito sempre aos dias 15 e será pago por dia trabalhado”, informou o prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, ao relatar que este é o resultado de muito trabalho. “Trabalhamos duro e com responsabilidade para colocar as contas em dia, já que não poderemos conceder o reajuste anual, vamos conseguir voltar a pagar o vale, pois é uma obrigação minha como gestor atender o que está previsto na legislação”, afirmou.

ELEIÇÃO EM PINHEIRO
Ainda não há previsão por parte da Justiça Eleitoral sobre as novas eleições em Pinheiro Machado. A cidade segue, desde o dia 1º de janeiro, sendo administrada por um governo provisório, encabeçado pelo presidente da Câmara, que é o prefeito interino até que uma nova eleição escolha quem será o mandatário (a) definitiva da cidade.

ESTRADAS DE CANDIOTA
A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul, assegurou um total de R$ 750 mil à recuperação de estradas para assentamentos localizados em Candiota. O repasse foi publicado no Diário Oficial da União. Os recursos referem-se a um convênio assinado em dezembro de 2020 entre a autarquia e o município e visa recuperar 15,2 quilômetros do caminho de ligação entre sete assentamentos: Estância Camboatá/Roça Nova, Santa Lúcia, Santo Antônio II/Conquista do Povo de Tupã, Os Pioneiros, Vitória 2000, Vitória São João e São Sebastião dos Marmeleiros/Santa Marta. As áreas abrigam 160 lotes conjuntamente. Após aprovação do projeto básico pelo Incra, a Prefeitura terá 60 dias para licitar a empresa responsável pela execução do serviço. Um trecho adicional de 8,48 quilômetros da via teve a recuperação concluída em dezembro de 2020 no acesso ao assentamento Fazenda São Francisco/Oito de Agosto. A obra também ocorreu mediante convênio entre Incra e Executivo candiotense no valor de R$ 400 mil.

Comentários do Facebook