Papo de Redação – 2 a 5/ABR/2022

NEGOCIAÇÃO EM PINHEIRO
O Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado (Simpim) segue reclamando publicamente de que o Executivo local não abriu diálogo e negociações com a entidade sobre a reposição salarial dos servidores municipais. O fato gerou uma nota de repúdio da Federação dos Municipários do RS (Femergs). O Executivo não se manifestou ainda oficialmente sobre o assunto.

NEGOCIAÇÃO EM CANDIOTA
O Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), a pedido do Executivo, marcou para dia 6 de abril a nova assembleia da categoria para apreciar a proposta da Prefeitura de reposição salarial. A coluna não teve acesso ao índice que está sendo proposto.

VEÍCULOS OFICIAIS EM HULHA
Está tramitando no Legislativo hulhanegrense, o Projeto de Lei Municipal nº 019/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o prefeito, vice-prefeito, secretários, procurador (a) jurídico, servidores efetivos ou comissionados a dirigirem veículos oficiais da Administração Pública. O projeto, que em outros lugares gerou certa polêmica, especialmente pela dispensa em algumas ocasiões do uso dos motoristas profissionais, baixou para as comissões para apreciação da Câmara.

COVID-19 EM PINHEIRO
O município vive uma situação de alta de casos de Covid-19 nos últimos dias, tendo sido o com maior índice de aumento na Zona Sul, conforme o relatório semanal da Associação dos Municípios (Azonasul). A média diária tem sido acima dos 10 casos, sendo que duas mortes foram verificadas em menos de uma semana. A Terra da Ovelha tem mais de 100 casos ativos.

ESTACIONAMENTO EM HULHA

Ao que tudo indica e conforme informações apuradas em matéria publicada nesta edição pelo TP, o prédio da nova rodoviária de Hulha Negra, inaugurado em dezembro do ano passado, em breve terá sua finalidade alcançada – um espaço bonito e aconchegante para quem irá utilizar o transporte intermunicipal. Enquanto isso não ocorre, os boxes destinados aos ônibus são usados para estacionamento de veículos.

OPTOMETRISTA EM CANDIOTA

Nesta semana iniciou os atendimentos com a profissional de optometria, Sabrina Rodrigues, em Candiota (foto). Segundo secretário de Saúde do município, Fabrício Moraes, o Bibi, serão 15 atendimentos por mês, sendo que existe uma fila grande de espera para consultas oftalmológicas. “Trouxemos uma optometrista que vai auxiliar nessa triagem, realizando uma avaliação primária e cuidando da saúde ocular, em casos necessários, evitando deslocamentos e agilizando demandas reprimidas”, assinalou o secretário.

NOVO PTG EM CANDIOTA

A Secretaria de Cultura de Candiota recebeu na manhã desta sexta-feira (1ª), o patrão do Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Fundo de Grota, Giliard de Abreu e a secretária Rosana Ramos Idalgo. A nova entidade foi fundada em 2019 na zona rural do município. Eles foram solicitar apoio para a confecção dos estatutos e comunicar que o PTG está sendo filiado ao CTG Candeeiro do Pago, da Vila Residencial, a partir deste mês. Eles já estão se organizando para participar das atividades culturais e fomento da cultura gaúcha de Candiota. O patrão e a secretária foram recepcionados pelo secretário Diego Lima, pelo coordenador de Esportes, Jonas Morais, pela coordenadora de Tradicionalismo, Julia Azambuja, e pela professora de Educação Física, Saionara Martins.

PAGAMENTO EM PEDRAS
Um problema no sistema que faz o gerenciamento do Portal da Transparência da Prefeitura de Pedras Altas, acabou gerando um pequeno atraso no pagamento dos servidores municipais. Contudo, a empresa GovBR, responsável pelo sistema, solucionou o problema e o pagamento dos servidores públicos municipais foi realizado nesta sexta-feira (1º de abril).

BEBETO FICA EM PEDRAS
O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (Progressistas), que ainda se recupera de um pequeno acidente sofrido recentemente em Porto Alegre, em que torceu o tornozelo, confirmou ao TP que não vai renunciar ao cargo e, portanto, não será desta vez que concorrerá a deputado estadual, conforme cogitado. “Vamos seguir trabalhando por Pedras Altas e tornar nossa cidade ainda mais acolhedora e desenvolvida”, disse.

ADRIANA LARA
Quem pediu exoneração do cargo de secretária de Educação de Bagé, foi Adriana Lara, que deve concorrer a deputada estadual. Inicialmente ela tentaria uma vaga na Câmara Federal, porém com a condenação do irmão Luis Augusto, que teve seu mandato cassado na Assembleia Legislativa e está inelegível até 2026, ela quem assumirá o lugar dele e tentará manter uma cadeira no Parlamento gaúcho.

EQUATORIAL EM PEDRAS

Equipes da Equatorial Energia realizaram, no dia 23 de março, um mutirão para melhorias no fornecimento de energia à região rural e industrial de Pedras Altas – muito atingida por problemas nos últimos tempos (foto). Para a execução dos serviços com segurança, foi necessária a execução de desligamentos programados. As equipes estiveram presentes na Estrada Cerro do Baú, Passo da Areia, entre outras. Mais de 750 clientes foram beneficiados com substituição de estruturas, podas e outros serviços.

HIPERMIX EM CANDIOTA

No início desta semana estiveram na sede da CGT Eletrosul, em Florianópolis, uma comitiva liderada pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador. Na pauta a questão da cinza para a viabilização do projeto de uma nova cimenteira e concreteira na cidade, a Hipermix, que já adquiriu uma área ao lado da Usina de Candiota para erguer o empreendimento. Na oportunidade estava também o vice-prefeito Paulinho Burm, os vereadores Marcelo Gregório (articulador do projeto) e Ataídes da Silva, bem como os sócios do negócio, o ex-jogador a seleção uruguaia e do São Paulo, Diego Lugano e empresário César Magalhães.

CASA DO TURNO INVERSO EM CANDIOTA
Os vereadores Marcelo Gregório (PSDB) e Gildo Feijó (MDB), protocolaram um pedido ao Executivo de Candiota, para que haja o retorno da Casa do Turno Inverso na comunidade do Seival. O local funcionou quando Marcelo foi prefeito (2005-2008) e abrigava crianças e adolescentes, como o nome mesmo diz, no turno inverso ao da escola, desenvolvendo inúmeras atividades sociais, culturais e educacionais.

NOVA COLEGA NA PAMPA SUL

A jornalista Giovana Oliveira, de 34 anos, assume neste mês de abril a coordenação dos programas de Comunicação e Educação Ambiental com os grupos sociais da UTE Pampa Sul. A proposta de trabalho dela é a continuidade do diálogo e proximidade com as comunidades de Candiota e Hulha Negra. A função, antes, foi desempenhada por sete anos pela também jornalista, Simôni Costa. Em visita ao TP (foto) na manhã de quinta-feira (31), onde foram recepcionadas pelo diretor e editor João André Lehr, as duas destacaram os desafios da atividade e o acolhimento com que foram recebidas pela comunidade candiotense, principalmente na comunidade de Seival, onde as atividades do empreendimento estão localizadas.

Comentários do Facebook