Papo de Redação 20/8/2019

JOVEM APARECEU
O jovem estudante de Agronomia pinheirense, Filipe Peraça Régio, de 20 anos, que havia desaparecido desde a última terça-feira (13), em São Vicente do Sul, no centro do RS, foi encontrado em perfeitas condições de saúde ainda na sexta-feira (16), porém a família só confirmou a informação ao TP na manhã de sábado (17). O pai de Filipe, Flávio Régio, o Tutuca, a mãe e o irmão viajaram até a cidade de Maracaju, no Mato Grosso Sul, onde ele estava. A família não comentou as circunstâncias e como Filipe foi parar a cerca 1,5 mil km de casa. Segundo informações obtidas pelo jornal junto a Delegacia de Polícia de São Vicente, Filipe estava numa casa paroquial na cidade sul-matogrossense e fez contato pelo telefone do padre local. Ele saiu de casa sem celular e apenas com uma pequena mala de roupas. Filipe se encontra bem e com família.

DIÁRIAS EM PINHEIRO
Segundo informou na tribuna o vereador Jaime Lucas (MDB), a Prefeitura de Pinheiro Machado quitou todas as diárias que devia aos motoristas da Secretaria de Saúde.

ITR EM PINHEIRO
O vereador Fabrício Costa (PSB) disse que o bom senso imperou e após a realização de uma audiência pública, proposta por ele, com os interessados e a Prefeitura, houve entendimento que os valores do Importo Territorial Rural (ITR) estava mesmo acima. “Estou satisfeito e isso demonstra que decisões tomadas no coletivo tendem a refletir mais a realidade”, disse, tendo suas palavras endossadas pelo vereador Jaime. “O diálogo sempre deve vencer e o caso do ITR é um exemplo disso”.

PRÉ-EXPOINTER EM CANDIOTA
A agência do Banco do Brasil de Candiota realiza na próxima sexta-feira (23), um evento pré-Expointer. Haverá exposição de equipamentos, maquinários e implementos da Starmaq, além de produtos da agroindústria de Candiota, produtos da feira de produtores orgânicos e outros produtos de parceiros da cidade.

SAQUE PIS-PASEP 1
A partir desta segunda-feira (19) se iniciou o calendário de disponibilização dos recursos PIS-Pasep. Neste primeiro dia, os cotistas que possuem contas na Caixa e no Banco do Brasil terão dinheiro depositado em conta corrente ou em poupança. Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado. De acordo com a Medida Provisória 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro. As novas regras previstas pela MP facilitam ainda o saque para herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos, sendo necessário apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não há outros herdeiros conhecidos.

SAQUE PIS-PASEP 2
Têm direito ao saque todos os cotistas da iniciativa privada cadastrados no PIS (Programa de Integração Social) e servidores públicos cadastrados no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) até 4 de outubro de 1988. Ambos constituem um fundo único, cujo saldo pode ser sacado pelo trabalhador cadastrado entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e que ainda não tenha retirado o valor total das cotas na conta individual de participação.

ACEGUÁ EM HULHA NEGRA
Na semana passada, Hulha Negra recebeu a visita do prefeito de Aceguá, Gerhard Martens (PSDB), que juntamente com o prefeito Renato Machado (Progressistas), visitou as dependências do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Martens conheceu os projetos desenvolvidos no município e conversou com monitores, incluindo a apresentação da banda do Cras.

MDB DE CANDIOTA
O MDB de Candiota realiza neste sábado (24), das 13h às 17h, em sua sede própria, no centro de Candiota, a sua convenção municipal. Na oportunidade, os emedebistas elegem o novo diretório e executiva municipal. Quem deve assumir o partido é o jovem Adriano Revelante, que terá a missão de conduzir os destinos da agremiação nas eleições de 2020. O MDB deve concorrer com candidatura própria à Prefeitura, sendo que em abril deste ano, filiou o ex-prefeito Luiz Carlos Folador, que já assumiu publicamente que é pré-candidato.

CGTEE EM CANDIOTA
Provocados por dirigentes do Sindicato dos Técnicos do RS (Sintec-RS), um grupo de Candiota está em Brasília para pedir que a CGTEE permaneça como empresa pública e que sua sede fique em Candiota e não em Santa Catarina. Conforme o prefeito Adriano dos Santos, que está na capital federal, após a fusão com a Eletrosul, por pressão política dos catarinenses, se definiu que a sede da nova empresa seria lá. “A preocupação está, primeiro com uma possível privatização e outra, que a sede saindo do município, se perde recursos em arrecadação. Não tendo mais CNPJ em Candiota, os contratos de prestação de serviços (ISS) não retornam mais para a cidade. Vamos reivindicar que ao menos um CNPJ fique aqui”, assinalou o prefeito.

Comentários do Facebook