Papo de Redação – 20 a 23/OUT/2023

RECURSOS PARA AS ESTRADAS

O deputado federal Dionilso Marcon liderou nesta quarta-feira (18), uma reunião com o diretor-geral do Deprtamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Fabricio de Oliveira Galvão; o superintendente regional do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro da Silva e com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cesar Aldrighi.

 

RECURSOS PARA AS ESTRADAS 2

Na oportunidade foi articulada a liberação de R$ 4,6 milhões. Conforme explica o deputado, o recurso será destinado via DNIT, que irá liberar a quantia ao Incra para que possa ser feita a manutenção e recuperação das estradas localizadas dentro dos assentamentos de Candiota e Hulha Negra, que estão sendo utilizadas como desvios em função do bloqueio da BR-293 desde o último dia 24 de setembro, na altura do km 151, devido as enxurradas e consequente desmoronamento da pista.

 

CARVÃO EM DEBATE

No início desta semana, o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, esteve na sede da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Porto Alegre, para sua primeira visita ao novo diretor-presidente da Companhia, Ademir Baretta. Ele também foi recepcionado pelo diretor Administrativo João Batista Rodrigues. Em uma conversa otimista sobre o futuro do carvão e suas potencialidades, os três gestores falaram sobre a transição energética que está sendo tratada em nível federal, através da PL 4653 de 2023, pelo Senado Federal, e que inclui a região carbonífera do RS no Programa de Transição Energética Justa (TEJ).

 

CARVÃO EM DEBATE 2

Segundo Zancan, o carvão também pode se modernizar e usar tecnologias para seguir fazendo parte da economia do Brasil. “A transição energética vai acontecer, mas isso não significa o fim do carvão. Temos que utilizar tecnologias modernas para desenvolver o carvão neutro e outros produtos oriundos, e assim seguir gerando economia nessas regiões com alto potencial carbonífero no RS, SC e PR”, afirmou.

 

SECRETARIA EM CANDIOTA

Nesta sexta-feira (20), a sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, que é comandada pela vereadora licenciada do MDB, Hulda Alves, será inaugurada em Candiota. O evento está marcado para acontecer às 13h, no Centro Cultural localizado na Vila Residencial, local onde será a sede do órgão criado recentemente.

 

RECICLAGEM EM PINHEIRO

Na última quarta-feira (18), profissionais do Meio Ambiente da Prefeitura de Pinheiro Machado, juntamente com o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Térbio Gallo, realizaram uma ação importante na Zona Sul do município. O objetivo principal foi promover uma campanha de reciclagem de lixo, destacando os riscos que o descarte irregular pode causar.  Além da distribuição de panfletos, os profissionais também conversaram com os moradores locais, ressaltando os desafios encontrados na região pela falta de conscientização da população.

 

SEMANA DO IDOSO

De 30 de outubro ao dia 3 de novembro, a Prefeitura de Pinheiro Machado por meio da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso, irá realiza a 2ª Semana do Idoso no município. O evento tem o objetivo de homenagear e valorizar os idosos da cidade, proporcionando momentos de diversão, integração e aprendizado.

 

PREVENÇÃO EM CANDIOTA

A equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da 8 de Agosto, coordenada pela enfermeira Adriana dos Santos, realizou nesta quarta-feira (18), uma série de atividades com as mulheres das comunidades rurais do entorno, alusivas ao Outubro Rosa. Com a temática ‘Um toque salva vidas! Previna-se’, o evento teve como prioridade alertar as pacientes sobre o auto-cuidado e na prevenção ao câncer de mama. Entre as diversas atividades desenvolvidas, teve palestra com a nutricionista Miriam Becker, depoimento da paciente Luciana Borges – que teve o câncer de mama e passou por todos os protocolos, vencendo a doença, aulão de dança com a professora Dany, cortes de cabelo e embelezamento gratuitos com a equipe do salão Barber Shop Schmit e um belo café da manhã com muitos comes e bebes.

 

DEFENSORIA E AS CASAS DA CGT

A Defensoria Pública do Estado (DPE-RS), por meio da Assessoria de Comunicação, enviou material ao TP, falando do evento que acontece neste sábado (21). O material lembra que desde a metade de 2021, a partir da notícia de leilão para alienação dos imóveis, representantes da Administração Superior da DPE/RS se reuniram com autoridades locais, estaduais e nacionais, e também com moradores, para discutir o assunto. Na ocasião, ficou definido que a Defensoria Pública, junto com as prefeituras de Candiota e São Jerônimo fariam um levantamento da situação das famílias, colhendo a pertinente documentação, para posterior avaliação da melhor estratégia de atuação para manter os moradores em seus lares. Ao longo desse período, diversos mutirões foram feitos nos dois municípios para coletar dados, além de reuniões entre a DPE-RS e a CGT Eletrosul.

 

DEFENSORIA E AS CASAS DA CGT 2

Atuaram no processo o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, Rafael Pedro Magagnin, os defensores públicos assessores jurídicos, Flávia Rumi Steinbruch, Fabrício Azevedo e Arion Escorsin de Godoy e a defensora pública que atua na comarca, Larissa Pedrolo Silveira Dourado.

 

COMISSÃO E AS CASAS DA CGT

Esta semana, representantes da comissão organizadora do evento (foto), composta pela vereadora Luana Vais (integrante da Comissão Especial da Câmara que acompanhou o processo de venda dos imóveis), do presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Residencial (AMAVR), Anderson Teixeira (Gariba) e pelo ex-prefeito de Candiota e atual secretário de Administração e Assuntos Jurídicos de Pedras Altas, Adriano dos Santos, estiveram em visita ao jornal Tribuna do Pampa na última terça-feira (17), quando trouxeram a notícia em primeira mão, convidando as comunidades diretamente interessadas para participar do encontro.

 

PREFEITURA E AS CASAS DA CGT

Em nota publicada em suas redes sociais nesta quarta-feira (18), a Prefeitura noticiou que o prefeito Luiz Carlos Folador protocolou na Câmara de Vereadores e Vereadoras (foto), junto ao presidente Marcelo Gregório, a Lei nº 128/2023, que trata da Regularização Fundiária – REURB, com o fim especial, dentre outros, para que seja realizado o procedimento em favor dos moradores das residências da CGT Eletrosul, nas Vilas Residencial e Operária. “Diante disso, após instaurados os processos de regularização, o Poder Executivo poderá entregar as matrículas em nome dos possuidores, legitimando a propriedade. Os processos de regularização tramitarão junto ao município, sendo o prefeito municipal o competente para homologar os requerimentos e legitimar a posse”, diz a nota publicada.

 

SINDICALISTAS COM O MINISTRO

Antes do anúncio das casas, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta se reunirá na Usina Termelétrica de Candiota com sindicatos e representantes do setor termoelétrico para tratar do futuro do carvão mineral.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook