Papo de Redação – 20 a 26/NOV/2021

MELHORES DO ANO 2021

Está tudo sendo preparado com muito carinho para a retomada do evento de entrega dos certificados dos Melhores do Ano 2021. Em 2020, em função da pandemia, a entrega foi individual, sem a tradicional cerimônia. Neste ano, o evento acontece no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial, em Candiota, a partir das 20h30 do dia 4 de dezembro. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias e dos decretos, todos os cuidados estão sendo tomados para a segurança dos presentes, como exigência de passaporte vacinal, uso de máscara e álcool em gel. Na ocasião serão entregues 71 certificados para vencedores de Candiota, Pinheiro Machado, Hulha Negra e Pedras Altas. Também o jornal faz uma homenagem especial à Defensoria Pública do Estado (DPE/RS). Como sempre se diz, é a festa da integração regional.

CARTÕES DO DEVOLVE ICMS

O ginásio de Candiota lotou nesta quinta-feira (18) para a entrega, pela Prefeitura em parceria com o Banrisul, dos cartões do programa estadual Devolve ICMS. O programa inicialmente abrange famílias de baixa renda que receberão R$ 400,00 por ano, que serão pagas em quatro parcelas anuais de R$ 100,00. Na entrega dos cartões em Candiota, o prefeito Luiz Carlos Folador fez questão de acompanhar pessoalmente e em alguns momentos ajudar no processo de entrega (foto).O início do pagamento do benefício está previsto para este mês de dezembro.

CIDEJA

Falando em Folador, esta semana, em Porto Alegre, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Econômico e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) – que o prefeito candiotense preside, avançou no sentido de adotar em breve o trabalho com atas de registros de preços, que deve proporcionar economia, além de agilidade nas compras de insumos e equipamentos pelos sete municípios que fazem parte do consórcio. Este processo faz parte de um projeto de modernização e melhoria dos serviços prestados pela entidade aos seus membros, que são as prefeituras de Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Altas, Herval, Pinheiro Machado e Piratini. O assunto foi tratado (foto) na sede da Federação dos Municípios do RS (Famurs).

EM DEFESA DA UTE NOVA SEIVAL
A Prefeitura de Candiota enviou ofício, assinado pelo prefeito Folador, à juíza da 5ª Vara Federal de Porto Alegre, Clarides Rahmeier, fazendo considerações sobre a importância do projeto da Usina Termelétrica Nova Seival. Na missiva, o prefeito lembra que por decisão judicial liminar, o licenciamento ambiental está suspenso e pede que na análise do mérito seja feita a liberação para o processo seguir avançando. Folador lembra que sem a licença ambiental prévia (LP), expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), o projeto não pode se habilitar nos leilões de energia, o que pode acarretar sérios prejuízos a toda a região, especialmente na geração de emprego e renda.

SICREDI É LÍDER NO RS
O Sicredi, presente em 25 estados e no Distrito Federal, está entre as 100 maiores empresas do Rio Grande Sul em 2021. De acordo com ranking divulgado nessa quinta-feira (18) pela Revista Amanhã e PwC, a instituição financeira cooperativa ocupa a liderança, repetindo a posição obtida em 2018 e 2019. A pesquisa apresenta o desempenho das grandes empresas gaúchas e tem como metodologia para a classificação o Valor Ponderado de Grandeza (VPG) – resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – do exercício. “Estar entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul reforça nosso compromisso centenário de levar, por meio do cooperativismo de crédito, desenvolvimento local para as regiões onde estamos presentes. Geramos impacto positivo por meio da oferta de soluções financeiras sustentáveis, que podem fomentar a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida”, ressalta o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Com relação às 500 maiores empresas da Região Sul, o Sicredi manteve a colocação alcançada nos últimos dois anos, estando em 4º lugar no ranking.

URBANISMO EM CANDIOTA
Candiota, especialmente a sede do município, carece de uma organização urbana com mais estética. As ruas ficaram estreitas e o trânsito já está em vias de complicação (algum dia, em algum tempo, isso precisará ser mexido). O pavimento é irregular em muitos pontos, a limpeza urbana ainda não alcançou excelência, as calçadas (passeios públicos) são poucos e sem padrão e o ajardinamento e arborização precisam avançar. Chegou a se projetar a criação de um calçadão, que parece ser uma boa ideia de arquitetura urbana num lugar que, como exposto, tem muita necessidade disso, pois até os prédios públicos não possuem vistosidade. Este tipo de aparelho urbano também pode ajudar a ir consolidando uma área central, reforçando o ideário de que a antiga Dario Lassance se torne de fato e direito a cidade de Candiota. O prefeito Folador já se mostrou sensível a essas demandas, porém a sociedade também precisa querer e cobrar, porque uma cidade mais bonita e agradável atrai pessoas e é bom, inclusive para os negócios.

PAVIMENTAÇÃO EM HULHA
Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, recebeu a visita do coordenador do Programa Avançar Pavimenta, Guido Bamberg. O servidor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado (Sedur), foi recepcionado no Gabinete do Prefeito, junto com os engenheiros Maiquel Duarte e Carina Leitzke. Acompanhado do prefeito, Bamberg conheceu o prédio do novo Terminal Rodoviário do município, o prédio da Escola Estadual Dalva Conceição de Medeiros e algumas ruas que futuramente serão contempladas com pavimentação. O coordenador destacou a importância de investir em pavimentação, principalmente em vias de grande circulação ou que façam ligações com locais de movimentação como escolas, ginásios e rodoviária.

Comentários do Facebook