PONTE SOBRE O RIO JAGUARÃO
A novela com capítulos praticamente infindáveis, parece que está chegando ao fim e o melhor, com final feliz! Está praticamente concluída a famigerada ponte sobre o Rio Jaguarão, na tríplice divisa entre Aceguá, Candiota e Hulha Negra. Com recursos dos governos federal e estadual garantidos desde 2014, ou seja, há uma década, o processo para a construção da estrutura teve muitas idas e vindas. O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) acompanhou todas as situações desde então, com dezenas de reuniões e articulações até que finalmente a obra saiu do papel, faltando apenas um aterro de cabeceira para liberar ao trânsito. Nesta quinta-feira (19), lideranças da região visitaram o local (foto).
PSB DE CANDIOTA E O PL 576
O presidente do PSB de Candiota, Everton Morales, que foi candidato a vice-prefeito na chapa pura do partido encabeçada por Darlan Oliveira nas últimas eleições, entrou em contato com o jornal para dizer que o partido local avalia até mesmo uma desfiliação em massa em função da votação do projeto de lei (PL) 576/2021 recentemente no Senado. O PL foi aprovado, porém os senadores do PT e PSB votaram contra a matéria que beneficia diretamente a Usina de Candiota, prorrogando sua vida útil até 2050. “Estamos avaliando medidas contundentes porque está em jogo o futuro de Candiota”, disse ele, se referindo que agora se aguarda a posição do presidente Lula, que pode sancionar ou vetar, lembrando que o vice-presidente Geraldo Alckmin é do PSB.
LUANA, O PT E O PL 576
Por sua vez, a vereadora Luana Vais (PT) externou na tribuna da Câmara de Candiota, igualmente uma posição forte em relação aos senadores petistas, sendo um deles o gaúcho Paulo Paim, que votaram contra o PL 576. “Ficamos surpresos e indignados. Já externamos isso enquanto PT de Candiota para as instâncias superiores e ao próprio senador. O PT sempre esteve ao lado dos trabalhadores. Estamos trabalhando junto aos ministros próximos a nós e que possam dialogar inclusive com o presidente Lula para que sancione a lei”, disse.
CARRO EM HULHA
Por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, a deputada Adriana Lara realizou neste sábado (14), a entrega de um veículo de sete lugares para o município de Hulha Negra. A aquisição visa reforçar os serviços prestados à comunidade, oferecendo melhores condições de deslocamento e atendimento à população local. A solenidade de entrega contou com a presença da vereadora Tanira Ramos, da vereadora eleita Luciane Piegas e do secretário de Saúde de Hulha Negra, Elias Scoto, que recebeu simbolicamente a chave do veículo.
PRESIDÊNCIA EM CANDIOTA
O vereador reeleito Gildo Feijó (MDB), que preside o Legislativo até o final deste ano, confirmou ao TP que não pretende ser candidato à presidência novamente em 2025, mas não descarta em ser num dos próximos anos. Como já referido, ele poderia ser agora, pois a vedação de reeleição seria para uma mesma legislatura, que não é o caso, já que em 2025 se inicia uma nova.
PRESIDÊNCIA EM CANDIOTA 2
Gildo revelou que ele pessoalmente está apoiando a candidatura do vereador eleito e atual vice-prefeito Paulinho Brum (PSDB), dizendo que as articulações seguem acontecendo. O que o TP apurou nos bastidores – e esta declaração de Gildo só reforça ainda mais isso, é que Paulinho está bem cotado para ser o próximo presidente do Legislativo candiotense. Mas eleição de mesa diretora de Câmara é sempre preciso esperar até o último segundo para ver se de fato as projeções se confirmam na prática.
PRESIDÊNCIA EM CANDIOTA 3
O jornal conversou com Paulinho, que confirmou sua intenção em ser presidente da Câmara, dizendo que pode ser agora, caso isso seja a vontade da maioria ou de todos, como pode ser mais a frente, assinalando que os diálogos estão sendo feitos. Paulinho aproveitou para fazer uma espécie de queixa em relação as negociações sobre a composição do futuro governo, o F4, como o TP vem chamando, pois se trata de um quarto mandato do prefeito Folador. “Vamos ver os espaços que o PSDB terá, mas até agora não tem nada de concreto. Muito difícil avançar. Primeiro gostaria de ver a valorização do partido que presido e que foi fundamental para o resultado das eleições e, consequentemente, a gente irá definir a Câmara”, disse.
SAÚDE DE CANDIOTA
Falando em F4, o vereador reeleito Fabrício Moraes (MDB), na última sessão ordinária da Câmara esta semana, deu indicativos claros de sua volta para a Secretaria de Saúde em 2025. A confirmação de seu retorno veio da sua própria boca durante uma confraternização dos profissionais da saúde local, também esta semana. A situação se ele seria ou não secretário novamente gerou debate e polêmica nos bastidores, mas ao que se aponta, tudo foi resolvido. Vale lembrar que Fabrício foi o mais votado da história da cidade com 976 votos nas últimas eleições e grande parte da sua votação está ligada ao fato de sua atuação na pasta no último período. Com sua confirmação para a Saúde, a primeira suplente do MDB na próxima legislatura, Hulda Alves (que atualmente é vereadora), assume a cadeira no lugar dele.
FEIRINHA EM CANDIOTA
Alguns comerciantes organizados pela CDL/Acisa de Candiota, estarão realizando uma mini-feira de Natal neste sábado (21), na praça central do município. O evento acontece das 14h às 19h30 com chegada do Papai Noel. Para quem ainda não fez suas compras natalinas é uma boa pedida.
DESPEDIDA EM CANDIOTA
O vereador Guilherme Barão (PDT) fez sua última sessão ordinária na Câmara de Candiota esta semana, após 24 anos ininterruptos de vereança. Ele não fez um discurso específico de despedida, mas em sua intervenção dava para notar claramente que estava emocionado. Nesta quinta-feira (19), Guilherme se despediu fazendo uma prestação de contas da coordenação do Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos da Estiagem (Fórum das Águas). Guilherme tinha praticamente uma sexta eleição garantida, mas optou em ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Adriano dos Santos (PT) e que foi derrotada nas últimas eleições.
LIMPEZA EM CANDIOTA
O vereador reeleito Léo Lopes (PSDB) solicitou que os espaços de lazer e esportivos da cidade sejam limpos e recebam manutenção pela Prefeitura. Ele aponta, que mesmo sendo da base do governo, não pode deixar de assinalar essa situação. O parlamentar lembra a chegada do verão, que é nesse sábado (21) e esses lugares são muito frequentados pela comunidade.
NOVO SECRETÁRIO DE OBRAS EM HULHA
O prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT), confirmou ao jornal que Elias Baumbach não será mais secretário de Obras do município. Segundo Campani, a decisão foi do próprio Elias e está ligada a sua questão profissional. No lugar dele vai assumir o vereador eleito Moisés Abreu (PSB). Na vaga de Moisés na Câmara assumirá a primeira suplente socialista, Fernanda Baier.
CONFRATERNIZAÇÃO SSM
A Pousada do Sobrado, localizada em Bagé, foi o cenário para a festa de confraternização da Seival Sul Mineração (SSM), de Candiota, que tem na direção o gerente-geral Adolfo Carvalho e gerente de Administrativo e de Relações Institucionais, Rafael Bittencourt Leusin. Os convidados foram recebidos pela equipe da pousada, liderada por Cátia Souza, e puderam desfrutar da culinária local ao longo do último sábado (14), culminando com o tradicional churrasco na vala, preparado pela equipe do Assados da Fronteira.
MAINARDI DEIXOU A AL
O prefeito eleito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT), se despediu esta semana da Assembleia Legislativa, depois de quatro mandatos seguidos como deputado estadual. Ele renunciou para assumir a Prefeitura bageense agora em janeiro. No lugar de Mainardi assumiu o advogado de Rio Grande, Halley Lino de Souza, que era suplente do PT.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*