Papo de Redação 20/Jul/2018

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

MAC 1
Em conversa rápida da coluna com o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), ele garantiu que os trechos mais críticos da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) – o principal acesso de Candiota, serão revitalizados durante o seu mandato. Atualmente estes trechos são o da entrada na BR-293 até a lombada; em frente ao posto Bufffon, passando pelo trevo da sede do município até a lombada antes do posto do Nico; em frente a Entel e debaixo da correia do carvão na Usina de Candiota.

MAC 2
Adriano também confidenciou que pretende fazer a sinalização horizontal e vertical em todo o percurso. Há um indicativo técnico de que nas laterais não daria para sinalizar (pintura e olhos de gato) e sim somente no centro. Porém, com boa vontade dá para fazer no centro e nas laterais, cuidando é claro para qualidade do material que será utilizado.

MAC 3
Conforme matéria aqui do TP na última semana, a MAC foi eleita em 2017 e agora em 2018 como a segunda demanda geral do município no Programa de Gestão Participativa (PGP), o que reforça a tese de que é uma prioridade urgente da comunidade. A recuperação dos trechos críticos é uma promessa de campanha de Adriano, que agora ganha reforço e respaldo da comunidade via PGP.

MAC 4
Mesmo se sabendo que o município não possui condições próprias para fazer a recuperação completa da via – obra que gira em torno de R$ 12 milhões (mais de 20% do orçamento anual do município) -, a MAC passou a ser uma preocupação e uma dor de cabeça para a Prefeitura. Esperar pelo governo federal, que mal consegue dar manutenção para a BR-293, não é o caminho. Segundo assessores próximos a Adriano, há uma tentativa de se buscar recursos em nível federal, porém a obra ser administrada pelo município. Também não é de se descartar e isso precisaria do aval da comunidade e da Câmara de Vereadores, de um financiamento nacional ou internacional para a recuperação.

MAC 5
Quem tem juízo e coerência não pode criticar a Prefeitura pelas condições desta via, salvo houvesse uma acomodação neste sentido e parece que o governo está buscando pelo menos amenizar o problema. Soluções mágicas e mirabolantes não ajudam e não existem, apenas atrapalham. A MAC é um problema sério estrutural de Candiota, que influencia inclusive no aspecto estético da cidade, pois quem entra nela já fica com uma impressão ruim da cidade.

APAE DE PINHEIRO
Nesta terça-feira (17), durante sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Cabo Adão (PSDB) informou sobre a desistência de lutar pela sessão de uso do anexo da Escola Pinheirinho em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Como justificativa, o parlamentar alegou dificuldades de entrar em acordo com o Poder Executivo, mas afirmou não desistir de ajudar a entidade e garantiu já estar pleiteando um novo local. “Estamos construindo uma nova ideia junto ao Executivo, mas só vamos comunicar com o contrato em mãos”, salientou.

PAGAMENTO EM PINHEIRO
Nesta sexta-feira (20), todos os funcionários ativos, inativos e pensionistas de Pinheiro Machado receberão 20% do salário referente ao mês de maio – o percentual que ainda faltava para quitar o mês.

CONTRATO EM PINHEIRO
Mesmo após as explicações do Executivo em relação a um contrato da Prefeitura de R$ 163 mil parcelados em cinco anos, o vereador Fabrício Costa (PSB) – que foi quem levantou o assunto, disse na tribuna esta semana que não está convencido e que irá investigar o assunto. Conforme Fabrício, que teve sua fala classificada pelo Executivo como maldosa, a transparência precisa ser completa e não opaca.

COMDER EM HULHA NEGRA
ComderO Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) de Hulha Negra realizou mais uma reunião nesta semana. Visando o benefício dos produtores e associações dos assentamentos do interior do município, de forma regular acontecem reuniões em parceria com a Emater. Entre as pautas discutidas na última reunião estão emendas parlamentares em prol da compra de equipamentos para as associações, agroindústrias familiares e mudas de acácias. De forma justa e democrática, os assuntos são discutidos e os acordos ocorrem de forma que beneficie o maior número de produtores. Pelo que percebe há entrosamento entre o grupo e os resultados podem ser vistos com o passar dos meses.

ACÁCIAS EM HULHA
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Hulha Negra está recebendo inscrições de produtores que desejam adquirir mudas de Acácias para o plantio nas propriedades. Estão disponíveis para cadastro 80 mil mudas.

CONVÊNIO COM O EXÉRCITO EM HULHA
Em Hulha Negra, o convênio entre as agroindústrias familiares e o Exército Brasileiro deu certo. Na semana passada uma reunião entre o Executivo e o comandante do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec) de Bagé, coronel Badaraco, teve por finalidade tratar sobre a aquisição de produtos originários das agroindústrias hulhanegrenses, assim como já ocorre para outros quartéis da vizinha Rainha da Fronteira.

ESCOLA DALVA EM HULHA
Um momento importante foi registrado pela direção, alunos e funcionários da Escola Dalva Conceição Medeiros, de Hulha Negra, a mudança para o prédio original. Após um pouco mais de um ano fora da estrutura própria em razão da interdição por parte da Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Bagé, as aulas, em agosto, deverão ser retomadas já no prédio reformado, que passa pelos últimos ajustes. O TP acompanhou todo o processo de lutas da direção da escola e em breve, mostrará a nova estrutura da escola. Certamente é uma grande alegria para toda a comunidade escolar do Dalva.

MEMORIAL EM PEDRAS ALTAS
Foi enviado ao TP nesta semana, um convite da Câmara de Vereadores de Pedras Altas, através do presidente Mário Teixeira de Mello, para a inauguração do Memorial Jacob João Filho. A Solenidade será no dia 28 de julho, a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal.

Comentários do Facebook