Papo de Redação – 21 a 24/JUL/2023

CIDEJA
Na manhã gelada da última terça-feira (18), o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), realizou sua assembleia mensal extraordinária. Desta vez, como acontece mensalmente em sistema de rodízio entre as cidades-membros, o evento foi no Polo Educacional de Hulha Negra. Na ocasião foram tratados diversos assuntos que estão em  tramitação no Consórcio: convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social, para a construção de cisternas de 16 e 52 mil litros; convênio com a Defensoria Pública do Estado para regularização fundiária; pedido de emenda na bancada gaúcha no Congresso Nacional para aquisição de patrulha mecanizada; convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa); transporte escolar; ponte do Rio Jaguarão; rodovia Transcampesina, que será apresentada na bancada gaúcha  e também seu cadastro no Plano Plurianual (PPA) do governo federal e, impacto social de um possível fechamento da Usina de Candiota (Fase C).
CIDEJA 2
Ainda na assembleia, membros da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentaram o projeto de Estradas não Pavimentadas; uma comissão de regularização de lotes de assentamentos da reforma agrária, pediu apoio da entidade para a pauta e a diretoria da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul), apresentou e pediu apoio do Cideja para o projeto de construção da sua subestação própria.
CIDEJA 3
A reunião foi conduzida pelo prefeito de Candiota e presidente do Consórcio, Luiz Carlos Folador, tendo ainda a presença dos prefeitos Marcus Vinicius de Aguiar, o Peti (Aceguá); o anfitrião Renato Machado (Hulha Negra) e Volnei Oliveira (Pedras Altas), além dos vices-prefeitos de Herval, Celso Silveira e de Hulha Negra, Igor Canto, bem como vereadores e secretários municipais.
MUDANÇAS EM HULHA
Os irmãos Marco Igor e Marco Antônio Ballejo Canto, atual vice-prefeito e prefeito por três vezes de Hulha Negra respectivamente, deixaram o PDT esta semana. O destino de Igor já está definido, que é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com ele deve ir, entre outras lideranças, o ex-vereador André Araujo (Bexiga), que até então estava no PTB e foi candidato a vice na chapa do ex-prefeito Fernando Campani nas últimas eleições. Marco Antônio já disse que sem partido não fica, porém ainda não revelou para onde vai. Quem apostar na obviedade do PSB como seu destino, pode se enganar.
MUDANÇAS EM HULHA 2
Marco Antônio já escreveu em sua coluna aqui no TP na última semana, que a aliança Progressistas e PDT havia se desgastado e estava chegando ao fim. Talvez isso não se confirme na prática após a eleição da nova direção pedetista esta semana, com o atual secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, assumindo a sigla. Pela combinação entre os partidos, o PDT tem a preferência em indicar o candidato a prefeito (a) em 2024 e o Progressistas ocuparia a vice na chapa.
PSB EM HULHA
Para quem não lembra da existência do PSB de Hulha Negra, a sigla já teve até uma vereadora. Loiracy Cavalheiro Rodrigues se elegeu pelo PDT em 1996 e depois, durante a legislatura foi para o PSB. Na eleição seguinte não conseguiu se reeleger pelo partido. Também, coincidência ou não, a irmã de Igor e Marco Antônio, Maria Emília, foi candidata a vice-prefeita pelo PSB na chapa do então prefeito petista Erone Londero (já falecido), que tentava a reeleição em 2016. Na ocasião, o irmão e a irmã foram vices, só que Igor foi eleito pelo PDT, formando chapa com Renato Machado (Progressistas), sendo reeleitos em 2020.
CANDIOTENSE EM BRASÍLIA
Nesta semana, o TP entrou em contato com a ex-vereadora petista de Candiota, Fernanda Santos, que começou uma nova fase da sua vida política, assumindo um cargo na Câmara Federal dos Deputados e Deputadas, em Brasília. Ela passou a integrar a equipe da deputada gaúcha, Maria do Rosário (PT). Ao falar sobre o novo desafio, Fernanda informou que ainda está se apropriando de suas funções no Cargo de Natureza Especial (CNE), como assessora parlamentar da Mesa Diretora da Câmara Federal, já que Maria do Rosário é a 2ª secretária da Casa. Fernanda foi empossada no último dia 11.
CANDIOTENSE EM BRASÍLIA 2
Ao ser questionada sobre o surgimento da proposta, a ex-vereadora disse que foi uma construção de muitas mãos. “Não tenho como citar ninguém diretamente para não cometer nenhuma desatenção. O espaço é da deputada Maria do Rosário, que agradeço de todo meu coração, assim como toda equipe pela acolhida e por sua confiança, minha família, meus amigos e ao Partido dos Trabalhadores”, disse. Fernanda, que tem origem sindical, já foi presidente da Câmara candiotense e também secretária municipal de Planejamento no governo de Adriano dos Santos (2017-2020), ressaltou que será um braço de Candiota e região na capital federal.
CORREIOS EM CANDIOTA
Candiota segue tendo a agência dos Correios a mais de 14km da sede do município. A unidade fica na Vila Operária. Não tem problema, porque, pasmem, a Câmara e a Secretaria de Obras também ficam nessa distância. A situação, que esteve recentemente perto de ser resolvida, gera uma série de transtornos, pois atualmente o postinho mantido pela Prefeitura, que é tecnicamente uma Agência de Correios Comunitária (AGC), não realiza despachos, além do que, o centro financeiro, comercial e administrativo-político da cidade não tem entrega domiciliar de correspondências, exatamente por não sediar a agência.
CRECHE EM SEIVAL
Depois do fechamento da escola estadual Seival, localizada no bairro de mesmo nome, em Candiota em virtude um incidente na merenda escolar, surgiram comentários acerca de um fechamento definitivo, assim como que seria realizada uma medida por parte da Prefeitura do município para instalação de uma creche no prédio. O fechamento definitivo ainda não foi confirmado pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) apesar dos alunos estarem realocados em outras escolas até um retorno das forças de segurança que aguardam os resultados da perícia feita na escola. Porém, nesta semana, durante um Seminário de Segurança Pública realizado em Candiota, o prefeito Luiz Carlos Folador confirmou que Seival, em breve, contará com uma creche para atender as crianças da comunidade.
EJA EM CANDIOTA 1
A Secretaria de Educação de Candiota, por meio de sua coordenação pedagógica, está fazendo um chamamento a interessados em concluir o ensino fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pré-matrícula é gratuita e deve ser feita diretamente na sede da Escola Municipal Neli Betemps, no bairro João Emílio, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, em horário regular de funcionamento da instituição de ensino. É desejável a apresentação da carteira de identidade ou semelhante no ato. As aulas serão ministradas no turno da noite, na Escola Neli Betemps. A oportunidade é destinada às pessoas que não concluíram o ensino fundamental na idade regular.
EJA EM CANDIOTA 2
A Secretaria alerta que é necessário um número mínimo de alunos para o início das aulas, por isso frisa a necessidade de uma grande mobilização da comunidade. O secretário de Educação Michel Feijó disse o objetivo é resgatar alunos que estão fora da escola, que não tiveram a oportunidade de dar segmento nos estudos, ou ainda aqueles que por algum motivo não puderam seguir frequentando o ambiente escolar nos últimos anos.
RACIONAMENTO EM CANDIOTA
O TP conversou esta semana rapidamente com o prefeito Folador sobre a questão do racionamento de água na sede do município e na zona rural (assentamentos), que havia sido instituído por decreto até o último dia 17. Como foi um bate-papo ligeiro, apenas o prefeito confirmou o fim da medida.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook