Papo de Redação 21/AGO/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PÁGINAS CONGELADAS

Praticamente todas as prefeituras de todo o Brasil, inclusive da região, meio que congelaram suas páginas (perfis) em redes sociais devido a legislação eleitoral. Não há uma proibição explícita da lei em relação a isso, tendo divergência entre juristas. Contudo, por precaução, houve a paralisação de novos conteúdos.

TABULEIRO EM PINHEIRO 1

O tabuleiro político para as eleições deste ano em Pinheiro Machado ainda se movimenta de forma intensa – diferente dos demais municípios da região, que salvo algum outro ajuste, já estão mais ou menos encaminhados.

TABULEIRO EM PINHEIRO 2

Já tem gente cravando que o ex-prefeito Carlos Betiollo (PSDB) e o vereador Jaime Lucas (MDB) formarão a chapa governista, tendo o apoio do PDT. Parece mesmo que tudo se encaminha para isso, porém o PDT pediu ao ex-chefe de Gabinete de Zé Antônio, o advogado Alex Rodrigues para que reconsiderasse a sua disposição em ser pré-candidato. Se sabe que o PDT até pode abrir mão de ter a vice, porém faz exigências internas. Também, se sabe que os pedetistas ainda não desistiram totalmente da ideia de ocupar uma candidatura de vice ou até mesmo cabeça de chapa, apesar de já terem abandonado a ideia de pesquisa de opinião pública para a indicação dos candidatos da coalisão que venceu as últimas eleições.

TABULEIRO EM PINHEIRO 3

Esta semana, a coluna recebeu um telefonema de uma fonte dizendo que houve uma reunião, sem a presença das direções partidárias, afirmando que o debate do encontro girou em torno de uma possível aliança entre Progressistas e PDT, que teria como candidatos o vereador Ronaldo Madruga e o ex-secretário de Obras, Danúbio Peres.

TABULEIRO EM PINHEIRO 4

Consultado, o presidente do PDT, Paulo Martins, o Nonô, afirmou que esse debate não passa pela Executiva do partido, reafirmando que a sigla segue trabalhando firme para manter a coligação com o MDB e PSDB. Ronaldo Madruga disse à coluna que desconhece o assunto e que não queria comentá-lo naquele momento, destacando que existe uma espécie de guerra política e muitos boatos e fofocas. O ex-secretário Danúbio – que está cotado em voltar a chefiar o Parque Rodoviário (sede da Obras), disse que iria conversar com o prefeito Zé Antônio sore isso, pois está com pendências pessoais e talvez isso comprometa seu retorno. Sobre uma dobradinha com Ronaldo, ele desconversou e disse este tipo de coisa de assunto compete apenas ao partido.

TABULEIRO EM PINHEIRO 5

Por sua vez, o vereador petista Gilson Rodrigues mantém sua pré-candidatura a prefeito, buscando uma costura política, especialmente com o PSB e com o Progressistas. Gilson aposta num desgaste da base do governo perante a população e também num projeto contrário a aliança de partidos que dão sustentação ao governo do Estado e à Bolsonaro.

TABULEIRO EM PINHEIRO 6

Para apimentar ainda mais o debate político-eleitoral local, circula na cidade um papo de que nos próximos dias estaria surgindo um fato jurídico novo e que poderia mexer com o processo eleitoral. Aguardemos o desenrolar.

TABULEIRO EM CANDIOTA

Com três pré-candidaturas definidas, Adriano-Gil Deison (PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB), Folador-Paulinho (MDV, PSDB e Progressistas) e Pimenta-Willian Vargas (PSOL), o tabuleiro de Candiota está todo desenhado praticamente. Aos poucos vão aparecendo as nominatas de vereadores de cada partido, que ineditamente neste não podem se coligar na proporcional.

TABULEIRO EM PEDRAS ALTAS

Chegou a surgir nas redes sociais uma possível pré-candidatura a prefeito do PTB na Cidade do Castelo, mas o TP foi tentar confirmar na ocasião e o cidadão disse que tinha que aguardar as convenções, não nos dando muita conversa. Por outro lado, o atual prefeito Bebeto Perdomo (Progressistas) somente aguarda a definição do PT sobre quem será o vice indicado pelo partido (três vereadores da sigla disputam), para formar a sua chapa e tentar a reeleição.

TABULEIRO EM HULHA

A única definição que falta na Terra da Festa do Colono é quem será o (a) vice do ex-prefeito Fernando Campani (PT). O prefeiturável aguarda uma decisão do PTB e disse recentemente que enquanto a médica e líder maior petebista na cidade, Éster Köester, não estiver recuperada de saúde, ele não irá tratar deste assunto. Campani disse à coluna esta semana, que ela tem tido boa evolução no seu quadro, porém a família da ex-vice-prefeita ainda não se pronunciou sobre a hospitalização dela há cerca de duas semanas em Porto Alegre. De outro modo, a chapa governista com o prefeito Renato Machado (Progressistas) e o vice Igor Canto (PDT) já está pré-lançada e pronta para o processo eleitoral que se avizinha.

AJUDA EM HULHA

Amigos e familiares da menina Thallia Conceição Simão, de 10 anos, moradora do assentamento Capivara B, interior de Hulha Negra, estão solicitando auxílio para tratamento de saúde da menina. Atualmente, ela está internada para tratamento no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, onde será submetida a um transplante. Os familiares de Thallia descobriram um câncer de fígado na menina no final do mês de julho. Uma vaquinha virtual pelo link vakinha.com.br/vaqui…/thallia-conceicao-da-simao está sendo divulgada para quem puder ajudar a família a se manter na capital. Doações também podem ser feitas diretamente por meio de depósito bancário pela conta de uma irmã da menina, Kamillen Conceição da Cruz (agência 1063; conta poupança 39.186409.0-6; Banrisul).

PAVIMENTAÇÃO EM HULHA

Conforme mostra a imagem, foi concluída a primeira etapa da pavimentação da rua Laudelino da Costa Medeiros, em Hulha Negra. A obra, feita através de blocos de concretos intertravados, com recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 315mil conforme repassado anteriormente ao TP, já contém também sinalização horizontal e vertical. A empresa responsável pela obra foi a Global Engenharia Eireli. O próximo passo, segundo anunciado pelo Executivo, é a pavimentação da esquina da praça Manda Brasa, onde foi encerrada a primeira etapa, até a ponte da Laudelino, totalizando cerca de 700 metros de pavimentação linear.

VIGILÂNCIA EM CANDIOTA

Nesta segunda-feira (17), o novo coordenador da Vigilância Sanitária do município, Luiz Artur Duarte (foto), assumiu o cargo.Com o intuito de trabalhar com a comunidade no auxílio das normas básicas de proteção contra a Covid-19, Luiz Artur diz ser um trabalho que exige reforço de responsabilidade. “O importante é preservar a vida das pessoas, a primeira semana foi de aprendizado e muito trabalho. É uma tarefa que requer muita responsabilidade, mas vamos encarar os medos e juntos deter o novo coronavírus”, assinalou. A equipe da Vigilância está trabalhando dobrado desde o surgimento da Covid-19, realizando blitz e fiscalizações nos bairros da cidade.Segundo o secretário de Saúde, Juliano Corrêa a escolha do novo coordenador foi acertada. “Ele é um funcionário do quadro efetivo, exerce um ótimo perfil de liderança onde poderá comandar o departamento dando continuidade ao trabalho do Fabiano Aquere. Tem um bom relacionamento com os funcionários e muito diálogo com a comunidade, podendo realizar muito bem o trabalho de prevenção, conscientização e fiscalização frente ao município de Candiota”, enfatiza.

 

 

Comentários do Facebook