TENTATIVA DE GOLPE
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou na última terça (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A acusação também envolve outros militares, entre eles Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. As acusações da Procuradoria estão baseadas no inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou, em novembro do ano passado, o ex-presidente no âmbito do chamado inquérito do golpe, cujas investigações concluíram pela existência de uma trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
TENTATIVA DE GOLPE 2
A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.
TREVO EM CANDIOTA
Esta semana foram retomadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), as obras de readequação do trevo da BR-293, em Candiota. A obra, orçada em R$ 3 milhões é fruto de uma articulação do então deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (agora prefeito de Bagé), em parceria com a Prefeitura de Candiota, que bancou a confecção do projeto. Nesta mesma articulação, há previsão que será feito um novo trevo em Hulha Negra (pela BR-293) e outro em Aceguá (BR-1a53), quando da mesma forma, as prefeituras desses municípios bancaram a confecção dos projetos na época, porque o DNIT estava com dificuldades neste setor.
ENERGIA EM CANDIOTA
No último domingo (16), Candiota recebeu mais de mil pessoas de fora da cidade, entre candidatos e seus familiares ou amigos que o acompanharam para fazer as provas do concurso público da Câmara local. Pela tarde, faltou energia na sede do município e na Vila Residencial, pois cabos arrebentaram, muito provavelmente pela queda de vegetação sobre a fiação. Depois de uma manobra, a Equatorial Energia restabeleceu a energia na sede, porém os candidatos que estavam na escola Jerônimo Mércio da Silveira, na Residencial, fizeram as provas com luminosidade reduzida.
ASSEMBLEIA DE VERÃO
Está acontecendo até esta sexta (21) – iniciou na quarta (19), a Assembleia de Verão 2025 da Famurs, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá, no litoral norte gaúcho. O encontro, destinado a prefeitos, prefeitas e gestores municipais, tem a presença da região, como se pode ver no registro publicado pelo prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT). Na foto, além de Campani, estão os prefeitos de Herval, Celso Silveira (PP); de Aceguá, Marcus Aguiar, o Peti (PSDB) e de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB).
LIMPEZA EM CANDIOTA
Esta semana, a Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), destinou um micro-ônibus para a equipe da limpeza urbana. Com este transporte, segundo divulgado, será mais fácil a locomoção dos trabalhadores que realizam a limpeza nas localidades urbanas do município.
CEMITÉRIO DE CANDIOTA
Além do pedido de providências da vereadora Luana Vais (PT), o vereador Gildo Feijó (MDB), disse na tribuna esta semana, que está preparando um ante-projeto de lei para regulamentar a questão do Cemitério Municipal. Ele lembrou que de fato a área ainda pertence à Companhia Riograndense de Mineração (CRM), dizendo que já está trabalhando – pois além de vereador, é superintendente Administrativo da CRM/Mina de Candiota, para que essa situação se resolva o mais breve possível. “Já está mais do que na hora de fazer esta regulamentação. Candiota precisa avançar em alguns temas e transformar algumas coisas em cidade, como é o caso do Cemitério, que se encontra abandonado”, disse.
PLACAS EM PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado iniciou a instalação de placas de sinalização nas localidades do interior do município. A iniciativa busca facilitar a identificação das comunidades rurais, beneficiando moradores, visitantes e, especialmente, serviços essenciais como o deslocamento de ambulâncias e entregas. No total, serão instaladas 40 placas em pontos estratégicos, garantindo melhor orientação para quem transita pelo interior. Além dessa ação, a zona urbana já recebeu novas placas de identificação de ruas, contribuindo para a organização e a mobilidade na cidade.
PLACAS EM PINHEIRO 2
Infelizmente, segundo relatos, algumas placas foram vandalizadas na área urbana. A situação, inclusive repercutiu na Câmara local.
LIXO EM PINHEIRO
Também repercutiu na Câmara pinheirense esta semana, a qualidade (ou falta de) do trabalho de recolhimento de lixo na cidade, que é feito por uma empresa contratada pela Prefeitura.
HOMENAGEM EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas, através da prefeita Viviane Albuquerque, a Veca, juntamente com o deputado federal Afonso Hamm, prestou uma homenagem ao saudoso vereador Davi Morais Oliveira, que faleceu em 2021. A homenagem foi recebida por sua filha, Pamela Silveira Oliveira, representando a família. Davi adotou Pedras Altas como sua cidade do coração e teve uma trajetória marcante na comunidade. Atuou no transporte de pacientes na área da saúde no interior, esteve à frente do comércio local por vários anos e teve expressiva atuação política, exercendo os cargos de vereador (foi presidente da Câmara) e secretário de Obras. “Seu nome permanecerá vivo na história de Pedras Altas como exemplo de trabalho, compromisso e amor pela cidade.Nosso eterno respeito e gratidão”, disse a prefeita Veca.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO