Papo de Redação – 21/JUN/2024

PSB DE HULHA

A comissão provisória do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Hulha Negra, reafirmou no último sábado (15), sua intenção de ter candidatura própria para a Prefeitura local. Em encontro, a sigla reiterou os nomes de Marco Igor Ballejo Canto (atual vice-prefeito), como pré-candidato a prefeito, e do agricultor assentado Celso Girotto, como pré-candidato a vice-prefeito. Na reunião também foi formado um grupo de trabalho que atuará no plano de governo assim como em todos os assuntos relacionados ao PSB e suas deliberações. “Os participantes saíram da reunião com a certeza de que o partido está unido em torno de uma candidatura própria, transparente e aberta a ideias e opiniões que venham a fortalecer uma administração em conjunto com as necessidades da comunidade hulhanegrense, tanto do campo como da cidade”, assinala uma nota enviada à imprensa.

PSB DE HULHA 2
O TP conversou com fontes internas do partido, que assinalaram que os socialistas seguem dispostos a dialogar, especialmente com o PT, porém, ao que tudo indica, tem uma condição dada que é não abrir mão da cabeça de chapa. Vale lembrar que Igor Canto não pode ser candidato a vice-prefeito nestas eleições porque ele já foi reeleito para este cargo (no momento exerce o segundo mandato seguido nesta condição). Desta forma, para participar das eleições deste ano, Igor tem duas opções: ser candidato a prefeito ou a vereador, sendo esta última descartada por ele. Outra situação que Igor fala abertamente é que se eleito prefeito, não pretende disputar à reeleição daqui quatro anos.

PDT DE CANDIOTA
O TP conversou com o vereador de Candiota, presidente do PDT e pré-candidato a prefeito pelo partido, Guilherme Barão, sobre a desistência do produtor rural Lucas Nunes em ser pré-candidato a vice. “Estamos ainda tentando reverter a situação, ou seja, convencer ele a voltar atrás na decisão. Não está batido o martelo definitivamente nesta questão. O PDT, independente de qualquer coisa, de coligação, segue firme com sua pré-candidatura própria”, avisou Guilherme.

PROGRESSITASDE CANDIOTA
O partido do deputado federal Afonso Hamm, o Progressistas (PP), jamais teve representação na Câmara de Candiota e muito menos nos cargos eletivos no Executivo (prefeito e vice), apesar dele sempre figurar entre os mais votados nas eleições para deputado. Este ano, a sigla, que é aliada do atual governo do prefeito Folador, pretende ao menos eleger uma cadeira no Legislativo. Apesar de todas as dificuldades que isso representa, o partido está se organizando para isso.

PROGRESSISTAS NA REGIÃO
Coincidência, os três municípios da região que tiveram nota A no prêmio do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido Tesouro Nacional, são administrados pelo Progressistas (PP).

VICES EM PINHEIRO
Falando em vices, em Pinheiro Machado, independente do resultado dessas eleições, parece que as forças políticas pinheirenses já olham para o futuro em se tratando das escolhas para vice. A definição da vereadora Laura Ratto (MDB) como pré-candidata a vice do atual prefeito Ronaldo Madruga (PP) e a indicação pela oposição (ainda não foi definido oficialmente), de Iago Brum (PSDB), que é sobrinho do casal Carlos e Lucel Betiollo, como vice de Danubio Peres (PDT), já projetam embate à frente, como possíveis pretendentes a mais importante cadeira da cidade num futuro próximo: 2028, 2032…

POSSE EM PINHEIRO

 

Ocorreu no início da noite desta quinta-feira (20), a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, eleita para a gestão 2024/2027. O concorrido evento foi na sede da entidade, no centro da cidade. O produtor rural Paulinho Alves assumiu a presidência da entidade junto com o vice-presidente é Paulo Roberto da Silveira Filho, o secretário Wilson de Oliveira, o tesoureiro Max Soares Garcia e a diretora do Grupo de Mulheres, Vivi Alves. O TP acompanhou a solenidade.

VINHOS DA CAMPANHA

 

Na última semana, durante uma Assembleia Ordinária, foi eleita a nova presidente da Associação de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. O empresário Pedro Candelária, da Vínicola Campos de Cima, passou o comando para Rosana Wagner, da Vinícola Cordilheira de Sant’ana, de Santana do Livramento, que permanecerá à frente da entidade pelos próximos dois anos. Ainda foram eleitos como vice-presidente, André Gasperin, da Cooperativa Nova Aliança, de Santana do Livramento; e como tesoureira, Mariana Pötter, da Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito.

BATALHA
Falando em empresas do setor, o empresário paulista Luiz Eduardo Batalha, que há muitos anos atua na região, especialmente no ramo das oliveiras, confirmou que adquiriu recentemente a Vinícola Batalha, às margens da BR-293, em Candiota. Coincidência, o nome Batalha é uma referência à Batalha do Seival – célebre confronto ocorrido em terras candiotenses em setembro de 1835, durante a Revolução Farroupilha, quando foi proclamada por Antônio de Souza Neto, a República Rio-grandense. O empresário já havia adquirido anteriormente, uma propriedade em frente à Vinícola Batalha, onde fica o Marco da Batalha do Seival. Nesse local, ele tem um projeto turístico, com construção de condomínio de luxo e um resort (hotel).

BATALHA 2
Segundo reportagem recente publicada no portal Neofeed, o projeto batizado de Terroir 31, além do hotel, prevê um condomínio com 40 bangalôs e 52 casas, que vão ocupar 50 hectares da propriedade que produz oliveiras e abriga uma indústria de azeite. Também, em meio ao olival, haverá quatro lagos artificiais. O investimento é de R$ 50 milhões e tem previsão para ser inaugurado em 2026. Batalha promete conversar com o TP assim que houver mais definições, sendo que um novo cronograma está sendo debatido após a catástrofe climática que atingiu o RS.

PROTESTO DE PRODUTORES
Os produtores pequenos e médios da região estão mobilizados desde o início da semana e prometem não sair das proximidades do trevo da PRF em Bagé, enquanto não sentarem à mesa os governos estadual e federal, bancos e empresários.

EM PAUTA
* O 25º Canto Moleque da Canção Gaúcha, promovido pela Prefeitura de Candiota está no forno e já tem até os shows contratados. Será no início de setembro (ver matéria nesta edição).

* Depois de dois adiamentos em função da captação de recursos, o mais importante festival em sua categoria no Estado, vai de fato sair do papel. A grande novidade deste ano é uma etapa local e quatro dias de evento, ao invés de três.

* Os organizadores do festival prometem que o festival novamente este ano termine cedo em sua última noite, pois, estamos falando de um evento em que os principais protagonistas são crianças/adolescentes.

FECHAMENTO DE EDIÇÃO
* Já há movimentação mais forte dos partidos com vistas as eleições de outubro. Pouco a pouco o quadro vai se desenhando.

* Nesta quinta-feira (20), no Fórum de Bagé, o Tribunal do Júri se reuniu para julgar o acusado da morte de Fernanda Josina Casado, 26 anos. Ela foi atingida na boca por arma de fogo em Candiota (numa residência na rua João Magalhães Filho), no dia 31 de janeiro de 2019 e faleceu três dias depois na Santa Casa de Bagé. Até o fechamento desta edição, o julgamento ainda não havia terminado.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook