Papo de Redação 22/01/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

RODOVIÁRIA DE CANDIOTA 1

É bastante louvável a atitude da Prefeitura de Candiota em revitalizar o prédio onde funciona a rodoviária, na Vila Operária, pois, convenhamos, o lo­cal é um cartão postal ás avessas. Contudo, a cidade merece uma rodoviária melhor e localizada na sede do município.

RODOVIÁRIA DE CANDIOTA 2

Para relembrar, o prédio onde funciona a atual estrutura foi construído pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no tempo em que a Usina de Candiota pertencia a estatal e que a Vila Operária fazia parte do município de Pinheiro Machado (muita gente não sabe ou lembra desse detalhe) – portanto, antes da emancipação de Candiota. Na época, o lugar foi batizado de Terminal CEEE.

RODOVIÁRIA DE CANDIOTA 3

Infelizmente, até hoje, as passagens ainda são tiradas com partida e chegada daquele local, como sendo Terminal CEEE, não se fazendo referência a cidade de Candiota surgida a partir de março de 1992. A secretária de Planejamento e vereadora licenciada Fernanda dos Santos já encaminhou pedido ao Depar­tamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para que altere esta distorção, entretanto até hoje não foi atendida.

2020 EM PINHEIRO 1

Com a confirmação ao TP pelo ex-prefeito pinheirense, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), de que não concorre na Terra na Ovelha e sim se prepara para sua terceira disputa na Capital do Carvão, a contenda para as eleições municipais de 2020 fica bem aberta em Pinheiro Machado.

2020 EM PINHEIRO 2

O prefeito Zé Antônio ainda avalia se tentará a reeleição, sendo que tudo depende do desempenho dele em 2019 – onde há a promessa de encerrar o ano com os salários do funcionalismo em dia. Caso não seja Zé Antônio, no grupo do prefeito há nomes como do vice-prefeito Jackson Cabral (PSDB) e do vereador Jaime Lucas (MDB) ou ainda tentar trabalhar um nome diferente.

2020 EM PINHEIRO 3

Já do lado da oposição, o nome que desponta com mais força é o do atual vereador e ex-vice-prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas). Porém, sabe-se, que os vereadores Gilson Rodrigues (PT) e Fabrício Alves (PSB) alimentam intenção de serem prefeitos. Ronaldo Madruga, que ainda possui forte resistência no PT em função da cassação do ex-prefeito Luiz Fernando Leivas, já fez gestos de afago aos petistas na direção de minimizar este passado, quando votou recentemente, por exemplo, contra o parecer desfavo­rável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) às contas de 2011 do próprio Luiz Fernando.

CP EM PINHEIRO 1

O presidente da Comissão Processante (CP), Gilson Rodrigues (PT), faz uma avaliação bem lúcida em matéria publicada nesta edição pelo TP sobre o processo que apura denúncia contra o prefeito Zé Antônio (PDT) por não ter respondido no prazo de 30 dias a um pedido de vereador. Praticamente já se sabe o resultado final, que será de não cassação do prefeito, pois não há votos suficientes para tal (são necessários no mínimo seis dos nove votos). O próprio PT, no sentido de manter coerência, ao cabo deverá ser contra a cassação, pois em 2011 considerou golpe parlamentar o que fizeram com o então prefeito petista Luiz Fernando Leivas.

CP EM PINHEIRO 2

Na entrevista que deu a nossa repórter Gisle­ne Farion, Gilson chega até a suscitar uma cassação levando em conta o conjunto da obra de Zé Antônio (salários atrasados, serviços básicos não prestados, etc) – argumento também usado para cassar a presi­dente Dilma Rousseff (que tinha uma denúncia frágil contra ela, porém havia clamor popular). Contudo ele recua ao lembrar que quem assumiria seria o vice Jackson Cabral, do PSDB.

CP EM PINHEIRO 3

Então, após os 90 dias, o processo não terá o final mais dramático, que seria a cassação, entretanto vai servir, segundo a estratégia que se depreende para um alerta e uma demonstração de força do Legislativo, especialmente da oposição.

OUVIDORIA EM HULHA

O site da Câmara de Vereadores de Hulha Negra (camarahulhanegra.rs.gov.br) está com um novo meio de comunicação para contato com a comunidade. A partir desta segunda-feira (21), foi disponibilizado o e-mail [email protected] – um canal específico para reclamações e denúncias. A di­reção do Legislativo lembra, porém, que cada vereador possui seu próprio e-mail, além da possibilidade das denúncias serem feitas pessoalmente.

EMERGÊNCIA EM HULHA

Assim como Pedras Altas, Hulha Negra tam­bém foi bastante afetada pelo grane volume de chuvas que atingiu o município, principalmente na semana passada, causando alagamentos em residências e deixando estradas quase intrafegáveis. Conforme foi confirmado pelo TP nesta segunda-feira (21), o Executivo, através da coordenadoria da Defesa Civil municipal está em fase final de levantamento de dados quanto aos prejuízos causados ao município. O decreto deve ser assinado pelo prefeito Renato Machado ainda nesta semana.

BNDES E CARVÃO

O novo presidente do Banco Nacional de De­senvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, afirmou que as operações de crédito em projetos de fontes renováveis, em especial de geração eólica e solar, serão mantidas como foco principal do banco no setor de energia elétrica. Ele destacou a forte presença que essas fontes já ocupam na matriz energética brasi­leira, decorrente principalmente do grande crescimento apresentado pela eólica nos últimos anos, e também o potencial de expansão da geração distribuída na re­gião Nordeste. O economista lembrou ainda o impacto positivo que o gás natural pode ter na classe industrial, desde que resolvidas questões regulatórias no Exe­cutivo e no Legislativo. Com as afirmações, fica claro, pelo menos por parte do BNDES, o carvão segue não tendo vez.

Comentários do Facebook