Papo de Redação 22/10/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

LUTO EM CANDIOTA 1
Faleceu na tarde deste domingo (20), no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, o eletricitário e sindicalista candiotense Genésio Antônio Vieira Avancini, aos 63 anos (foto). Ainda funcionário da ativa da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Genésio nasceu em São Jerônimo (RS), porém veio ainda jovem para a Capital Nacional do Carvão, há cerca de 40 anos, para trabalhar na Usina de Candiota.

LUTO EM CANDIOTA 2
Na cidade, além do trabalho, fixou residência e fez muitos amigos. Amante do motociclismo e tor­cedor de carteirinha do Grêmio, Genésio atualmente era diretor estadual do Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul) e nos últimos tempos se dedicava na luta contra a privatização da Eletrobrás. Também, recentemente, ele havia se formado em Direito pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O corpo foi velado em Porto Alegre nesta segunda­-feira (21) no Crematório Municipal. Genésio deixou a esposa Ana Regina Fialho Dias e os filhos Luis Gustavo, Luis Eduardo e Luis Augusto.

LIXO ELETRÔNICO EM CANDIOTA
A Prefeitura de Candiota, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, está intensificando até o dia 31 de outubro uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico na cidade. Uma iniciativa super legal. O material deve ser levado até a Secretaria de Obras, na Vila Operária. Como sugestão, caso seja viável, a Prefeitura poderia disponibilizar um dia de recolhimento em cada comunidade, tendo a praça como ponto de entrega, no sentido de facilitar para aquelas pessoas que não possuem transporte para levar o material até a Secretaria de Obras.

SINDICATO RURAL DE PINHEIRO
Com o início do trabalho da primeira Comis­são Jovem do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, o auditório da entidade contou com sua lotação máxima para acompanhar uma palestra técnica realizada no início deste mês. Conforme o grupo, a intenção é promover uma qualificação mensal com temas pertinentes à vida no campo. Para o dia 8 de novembro, às 19h, na Câmara de Vereadores, será debatido o tema “(In)segurança no Campo: dados e desafios”. A atividade é uma parceria com os Sin­dicatos Rurais de Candiota e de Pedras Altas e já tem presença confirmada da equipe da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab).

SALÁRIOS EM PINHEIRO
De acordo com a Prefeitura de Pinheiro Ma­chado, através da Secretaria da Fazenda, a segunda parcela do salário do mês de agosto de 2019 para os funcionários públicos municipais ativos, inativos e pensionistas está confirmada para esta terça-feira (22).

FEOVELHA 2020 1
A Junta Governativa que está à frente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado está trabalhan­do na organização da 36ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Com o desafio de retomar a parte festiva e trazer o público em geral de volta para o evento, membros da diretoria (Ed­son Hélio Farias e André Trindade) e da Comissão Jovem da entidade (Leonardo Farion e Marina de Vasconcellos) estiveram, na última sexta-feira (18), na Nativa FM de Piratini. O encontro firmou a parce­ria para a retomada da Rádio Feovelha. Conforme repassado para o TP, a equipe da Nativa deve se instalar no Parque Charrua nos dias do evento e ser a voz da Feovelha: com entradas ao vivo durante a programação e avisos aos visitantes sobre os even­tos paralelos à feira de ovinos.

FEOVELHA 2020 2
A rádio nas dependências do Parque Charrua é uma alternativa bem interessante para quem está na Feovelha. O que se viu nas últimas edições é que, sem ela, o público fica perdido sobre tudo o que está acontecendo por lá. Esse é um método fácil para estabelecer a comunicação entre a organização da Feovelha e o público presente para que a programa­ção não seja perdida. Avisos, anúncios e até mesmo propagandas podem ser expostas pelas caixas de som espalhadas pelo local. A parceria com a Nativa FM, rádio tradicionalmente conhecida e ouvida entre os pinheirenses, vem para dar, de fato, aquela ideia de retomada do que deu certo nas outras edições.

FEOVELHA 2020 3
Para 2020, já há também uma novidade. Na última semana foi confirmada a parceria com o Piquete À Moda Antiga – que tem promovido a etapa local do Circuito Gaúcho de Rodeios Universitários. O rodeio, que acontece em várias cidades do Esta­do, está marcado para os dias 1º e 2 de fevereiro, no Parque Charrua, paralelo à Feovelha. A parceria firmada entre o piquete, o Sindicato Rural e a Comis­são Jovem vêm com o intuito de agregar público e programação atrativa para os pinheirenses e região.

ENTULHO EM HULHA 1
A imagem mostra uma grande quantidade de material proveniente de construção depositado no canteiro central da principal avenida de Hulha Negra, a Getúlio Vargas, via de entrada da cidade. A foto foi registrada por uma moradora do município e postada nas redes sociais. Na ocasião, ela mostrava indignação com quem tinha tomado tal atitude, visto que então a pessoa poderia ter colocado em sua calçada e não no canteiro central para a Prefeitura ter que dispor de funcionários e caminhão para lim­par. “É, mas isso não gera custo ao bolso de quem colocou ali, se beneficiando do poder público”, disse a moradora.

ENTULHO EM HULHA 2
Ela também sugeriu aos vereadores, um projeto de lei prevendo multa ao munícipe que co­locar lixo ou entulho no canteiro central da avenida, ou em qualquer outra via pública. Acontece, que em abril deste ano, o TP publicou uma matéria onde a vereadora progressista, Elizângela de Quadros Coi­tinho, estava encaminhando ao Executivo de Hulha Negra, um anteprojeto de lei que dispunha sobre a coleta, o transporte e a disposição de resíduos sóli­dos urbanos no âmbito do município de Hulha Negra e dava outras providências. O documento remetido para apreciação do prefeito Renato Machado, mos­trava preocupação com a forma de descarte, coleta e armazenamento de materiais diversos que, por muitas vezes é depositado pela comunidade de for­ma indevida em razão da falta de um local definido e adequado para o fim.

ENTULHO EM HULHA 3
O documento também sugeria que as coletas seriam realizadas na última semana de cada mês e as das localidades adjacentes, na primeira semana de cada mês, em um dia útil a ser fixado pelo Exe­cutivo Municipal. Quanto ao local de descarte para retirada por parte do poder público, o anteprojeto sugeria que deveriam ser colocados em frente ao comércio ou residência, somente na semana do recolhimento.Portanto, cabe lembrar que já há uma preocupação com relação a pauta, resta ser verifi­cado qual o destino do anteprojeto subscrito pela vereadora.

Comentários do Facebook