Papo de Redação – 23 a 26/JUN/2023

UBS AMPLIADA EM CANDIOTA
Nesta sexta-feira (23), a sede do município de Candiota irá receber sua Unidade Básica de Saúde (UBS), ampliada e de cara nova. A obra foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e será inaugurada às 11h, com a presença da secretária de Saúde estadual, Arita Bergmann. Ao falar sobre as melhorias no prédio, o secretário Fabrício Moraes informou que além da construção de três salas, uma já existente recebeu ampliação. Além disso, a UBS ganhou nova pintura e contou com reformas em geral. O espaço irá garantir mais conforto aos pacientes, e mais espaço de trabalho aos profissionais que atuam na Unidade.
TV CÂMARA CANDIOTA
O presidente da Câmara de Candiota, Marcelo Gregório (PSDB), conduziu esta semana, um bate-papo com o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), por meio da TV Câmara. Folador fez um apanhado rápido sobre as ações do governo e também falou da luta pela manutenção da Usina de Candiota (Fase C) e da indústria do carvão mineral. O vídeo também foi uma demonstração e reforço da parceria política entre Marcelo e Folador.
AUDIÊNCIA FASE C
A vereadora Hulda Aves (MDB) deve protocolar em breve um pedido de realização de uma audiência pública para debater o futuro da Usina de Candiota (Fase C), ameaçada de fechar. À princípio a audiência será no dia 7 de julho, na Câmara, em horário ainda a definir.
ANIMAIS SOLTOS
Na última terça-feira (20), a Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Agropecuária, divulgou nota que irá passar a cumprir a Lei Municipal nº 1.798, fazendo o recolhimento dos animais em vias públicas, sejam soltos ou amarrados. No último sábado (17), um acidente com um cavalo na Miguel Arlindo Câmara (MAC) e que provocou um segundo, mobilizou a comunidade, reacendendo o debate sobre essa situação. O animal (foto), segundo o motorista envolvido no acidente, seguia sem tratamento, sofrendo com uma pata quebrada até esta quarta-feira (21), esperando pelo aparecimento do dono.
PT EM BAGÉ
O vereador Flavius Dajulia assumiu a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bagé. Ele assume em função de que o então presidente, Paulinho Parera, cumpre missão no governo federal. Dajulia já presidiu o partido em outras ocasiões. “Companheiros e companheiras, retorno à presidência do nosso PT de Bagé para cumprir uma missão muito importante. Vamos organizar o nosso partido, dar continuidade ao trabalho do nosso companheiro Paulinho Parera, que agora está em Brasília, sendo nosso elo com o governo federal. É com o apoio de todos vocês, militantes, que juntos, deixaremos o nosso PT ainda mais forte para as batalhas que se aproximam. Conto com o apoio de todos! Vamos juntos!”, escreveu ele em suas redes sociais.
POLÍTICA EM HULHA
O prefeito Renato Machado (Progressistas) tem dito e reafirmado, publicamente, inclusive, que a indicação da candidatura à Prefeitura de Hulha Negra em 2024 cabe ao PDT – dentro de um acordo firmado há muito tempo. Vale lembrar que Renato não pode concorrer no ano que vem porque já foi reeleito. Até então, o nome natural pedetista seria do atual vice-prefeito Igor Canto, porém essa conjuntura vem se modificando nos últimos dias. Nomes como do atual secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide; do vereador Getúlio Porto; do ex-vice-prefeito e atual presidente da Coopersul, Jaci Jacinto Coelho (Titi) e do ex-vereador Marcus Leitzke surgem no cenário dentro do espectro do PDT.
POLÍTICA EM HULHA 2
Com a saída já anunciada do ex-prefeito Marco Antônio Ballejo Canto do PDT – informação dada em primeira mão e com exclusividade pelo TP aqui na coluna da última edição -, é de se projetar que Igor deva acompanhar o irmão na decisão. Se sabe, que Marco Antônio não alimenta nenhum interesse mais em se candidatar a cargo eletivo, porém Igor sim. Nas eleições de 2024, Igor tem dois caminhos possíveis, ser candidato a prefeito ou a vereador, porque a vice ele não pode, pois já foi reeleito para este cargo.
ÁGUA EM TORRINHAS
O vereador Renato Rodrigues (PSDB), pediu atenção da Prefeitura esta semana para a questão da água na comunidade de Torrinhas, no interior do município. Ele assinalou que a municipalidade está abastecendo a localidade com um caminhão de dois em dois dias, porém, segundo o relato que recebeu de moradores, não está sendo suficiente.
NOVO MINISTRO DO STF
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21) por ampla maioria, 58 votos a favor e apenas 18 contrários, a indicação do presidente Lula do novo ministro do Supremo Tribunal Superior (STF), Cristiano Zanin, que foi advogado dele nos processos da Lava-Jato. Zanin substitui o ministro Ricardo Lewandowski, que completou 75 anos em maio e, portanto, atingiu a idade máxima para a aposentadoria na Corte mais alta do Judiciário brasileiro. Até o fim do ano, Lula ainda vai indicar outro nome, porque a ministra Rosa Weber também se aposentará.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook