JORNAL IMPRESSO
Fique atento que com a entrada do portal do Tribuna do Pampa no ar, o jornal impresso circulará a partir de agora de forma bissemanal, ou seja, as terças e sextas-feiras e não mais as terças, quintas e sábados.
MOVIMENTOS EM HULHA 1
Conforme as informações que chegam à coluna não há a menor chance do PT de Hulha Negra ser vice de alguém nestas eleições. Terá candidatura própria e o nome sai neste sábado entre Erone Londero e Marino de Bortolli. Há mil conversas que se Marino for o indicado ele seria vice de Ester Köester (PTB) ou que abriria mão para Daniele Campani (que é esposa do ex-prefeito Fernando Campani e foi secretária de Saúde de Hulha e Bagé). Porém ao que consta nada disso parece proceder.
MOVIMENTOS EM HULHA 2
Em conversa com o presidente do PTB local, Vilmar Muneiro, a coluna fez diversas indagações, inclusive se o partido aceitaria novamente ser vice do PT, porém ele se limitou a dizer que há muitos boatos e que o PTB possui uma pré-candidata a prefeita, que é a atual vice Ester Köester.
MOVIMENTOS EM HULHA 3
Por outro lado, se passar o prefeito Erone nas prévias para ir à reeleição, sua vice será a ex-secretária de Saúde da cidade, Maria Emília Canto Feijó, do PSB. Neste caso, dois irmãos do ex-prefeito Marco Antônio seriam vices nestas eleições, pois Igor Canto (foto) será homologado no domingo como o indicado do PDT para compor com o ex-prefeito Renato Machado (PP). Deste modo, o município terá três candidaturas, como já previsto aqui, sendo que o vice de Ester seria o professor e ex-secretário de Educação, Erni Picolli, que também é filiado ao PTB.
MOVIMENTOS EM CANDIOTA
Há quem diga que as articulações visando as eleições deste ano em Candiota ainda estão em pleno andamento. O Partido Social Cristão (PSC), liderado pelo atual vice-prefeito Paulo Brum, que já tinha definido em votação apertada por 11 votos a 10, de que apoiaria Adriano e Gil Deison e não Betiollo, parece estar titubeando sobre esta decisão. O partido, que nasceu, principalmente de dissidentes do PSDB, reabriu conversas com todos os partidos, tendo já falado com o PSDB e com o PT esta semana. Deve se reunir também com PMDB, PDT e PP. O que se comenta nos bastidores é que o PSC poderia indicar o vice de Betiollo. De qualquer maneira, os analistas de plantão afirmam que o partido se dividiria.
MOVIMENTOS EM PEDRAS ALTAS
Duas candidaturas estão consolidadas em Pedras Altas, que são a do atual prefeito Fábio Tunes (PSDB) e do ex-vice-prefeito de Herval, Bebeto Perdomo (PSB). Nos últimos dias surgiu a possibilidade de uma terceira, quando o PTB lançaria Roberta Rochel, que esposa do ex-vereador Geovane Gimenes, o Pito, porém a coluna não obteve confirmação dessa possibilidade.
MOVIMENTOS EM PINHEIRO MACHADO
Na Terra da Ovelha está tudo consolidado, pelo menos até onde se apurou. Não haverá surpresas e serão três candidaturas.
PRAZOS ELEITORAIS 1
O período já é de definições oficiais para as eleições 2016. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer até o dia 5 de agosto. No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como era na legislação anterior.
PRAZOS ELEITORAIS 2
Com a nova redação mudou também para o dia 15 de agosto a data final para solicitação do registro dos candidatos do ano eleitoral. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará, sem possibilidade de prorrogação, às 19h do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. A redação anterior do dispositivo previa como prazo final o nonagésimo dia anterior à data das eleições.
PRAZOS ELEITORAIS 3
Em relação a postergação do prazo do registro de candidatura, é importante os candidatos ficarem atentos. Não precisa esperar o fim do prazo, pode pedir o registro de candidatura antes do dia 15, tão logo seja realizada a convenção partidária. Os partidos políticos que realizarem esse pedido com antecedência terão uma vantagem, pois já estarão com toda documentação pronta já para o dia 16 de agosto, quando se inicia a propaganda eleitoral.
PRAZOS ELEITORAIS 4
Outra dica importante é que se fizer o pedido antes, a Receita Federal já emite o CNPJ e o candidato vai poder ir ao banco para abrir uma conta. Se ele esperar para solicitar o CNPJ somente no dia 15 de agosto, isso significaria menos tempo para captar recursos e efetivar gastos eleitorais.
INVESTIMENTO EM CANDIOTA
O empresário do norte gaúcho, da cidade de Nonoai, Milton Sérgio Brustolin, irá investir na montagem de um secador de grãos em Candiota. Ele, que é do ramo de laticínios e cerealista, já adquiriu uma área de 430 hectares, junto a BR-293, em frente aos vinhedos da Miolo. Brustolin estará neste sábado, 23, no município, quando faz os últimos acertos para o investimento.