Papo de Redação 24/1/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

FEOVELHA
Os números indicam sim que a ovinocultura vive um momento bem melhor este ano do que em 2019. Porém, não se pode acreditar que somente isso tenha feito mais que dobrar o número de animais inscritos na Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) do ano passado para este. De 1,7 mil para 3,5 mil até o meio desta semana. Temos aqui um caso típico de volta por cima. Parabéns aos envolvidos!

CENÁRIO EM CANDIOTA
O que se desenha para o quadro político-eleitoral de Candiota em 2020, é novamente se ter três candidaturas à Prefeitura. Numa perspectiva quase que remota (alguns diriam impossível até), se teria quatro candidatos. A aposta é que haja polarização entre o atual prefeito Adriano dos Santos (PT) e o ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) – que curiosamente estiveram no mesmo palanque nas últimas eleições. Assim, o cenário de 2020 é diferente de 2016 e há vários elementos a serem considerados.

CENÁRIO EM HULHA NEGRA
Duas certezas se têm para o cenário de Hulha Negra: o atual prefeito Renato Machado (Progressistas) vai disputar à reeleição (repetindo a chapa com o pedetista Igor Canto na vice) e o PT terá candidato a prefeito – dois nomes já se colocaram à disposição até o momento: o ex-prefeito Fernando Campani e o ex-secretário de governo Marino De Bortoli. A ex-vice-prefeita e médica, Ester Köester (PTB), segundo se ouve falar nos bastidores, não deverá ficar de fora do cenário político, podendo até, em última instância, ser candidata a vereadora nestas eleições.

CENÁRIO EM PINHEIRO MACHADO
Na Terra da Ovelha, sem querer simplificar demais as coisas, mas se acredita que uma definição do cenário só irá ocorrer mesmo depois de março, quando se saberá ao certo a decisão do ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB). Betiollo debate em duas frentes, pois ainda possui seu título eleitoral em Candiota e seu prazo para uma decisão é março, qual seja, de permanecer na Terra do Carvão ou voltar para Pinheiro.

CENÁRIO EM PEDRAS ALTAS
O prefeito Bebeto Perdomo vai disputar a reeleição, faltando definir se será pelo PSB ou pelo Progressistas. Como ficou sem vice logo no início do mandato, precisa definir um companheiro de chapa, que deverá ser novamente indicado pelo PT. O PSDB, que sempre esteve em linha contrária, ainda debate sua candidatura. Há especulações de que a Cidade do Castelo possa ter apenas uma candidatura este ano. O discurso e prática ‘paz e amor’ de Bebeto, tem favorecido esta possibilidade.

CENÁRIO EM BAGÉ
Bagé, não exatamente por ser a maior cidade, mas talvez por isso, é que vive o cenário mais nebuloso. A crise na Prefeitura, com denúncias de corrupção, processos judiciais, afastamentos e ruptura entre o prefeito Divaldo Lara (PTB) e o vice-prefeito Manoel Machado (PSL) são ingredientes explosivos para a composição do cenário. Ainda, o futuro político de Divaldo, de forma prática, está nas mãos da justiça eleitoral, que o condenou em nível de Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com suspensão dos direitos políticos por oito anos, podendo lhe absolver ou condenar em definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Portanto, não se sabe de fato se haverá uma eleição com ou sem Divaldo. Ao largo, o ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) trilha um caminho bem mais florido para voltar a governar a cidade.

SICREDI 1
A Sicredi Fronteira Sul RS está com uma ação de crédito rural disponível para pequenos e médios produtores rurais que desejam investir em seu negócio, seja na propriedade ou na produção. O objetivo é fomentar a atividade agropecuária, através da construção e reforma de galpões, cercas, aquisição de tratores usados, estações de compostagem, bebedouros, bretes, cochos, currais, salas de ordenha, saleiros, balanças, climatizadores, contenção para ordenha, ensiladeiras, exaustores, resfriadores e troncos.

SICREDI 2
O valor máximo por operação é de R$ 50 mil, com prazo de até quatro anos, e taxa de juros de 9,5% ao ano ou CDI + 0,30% ao mês. Os interessados na tomada de crédito devem entrar em contato com o seu gerente de contas na agência de seu município. A ação vai permanecer ativa enquanto tiverem valores disponíveis.

SEGURANÇA PARA O CASTELO
Foi acertado durante uma recente reunião, a contratação de um segurança para o Castelo Assis Brasil, de Pedras Altas. A necessidade foi apontada durante o encontro do prefeito Bebeto Perdomo, do secretário de Obras, Leonério Miranda e o responsável técnico do setor de Licenciamento Ambiental Rogério Charão, com representantes de vários segmentos da família Assis Brasil, bem como da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul e do Sindicato das Indústrias Lácteas do Estado (Sindilat). A segurança do Castelo foi posta em pauta após uma invasão ocorrida no prédio e algumas depredações recentes. A manutenção da área também foi assunto debatido.

VEÍCULO PARA PEDRAS ALTAS
Uma camionete Ranger 4×4, foi doada ao município de Pedras Altas pela Superintendência do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra). A Prefeitura havia solicitado o veículo e a entrega ocorreu na presença do superintendente do Incra, Tarso Teixeira. O prefeito Bebeto Perdomo manifestou positivamente o recebimento do veículo, que deverá ajudar no trabalho das Secretarias de Governo. Estiveram presentes na solenidade de entrega do veículo, que aconteceu na sede do Incra, os vereadores José Volnei e Nádia Padilha, além do engenheiro Rose Lund, do assentado e vice-presidente da Associação Municipal dos Produtores de Leite de Pedras Altas (Amplepa), Leomir Savoldi, do coordenador do Setor de Frotas da Prefeitura, Márcio e os motoristas da Prefeitura e Câmara de Vereadores Dagoberto e Dário Cardoso.

Comentários do Facebook