Papo de Redação – 24/12/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

HOMENAGEM DO COE
Na manhã desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Candiota, por intermédio da Secretaria de Saúde, fez uma bela homenagem aos integrantes do Comitê de Operações de Emergência (COE) Covid-19 da cidade. Os certificados foram entregues pelo prefeito Adriano dos Santos, pelo secretário de Saúde Juliano Corrêa e pela coordenadora do COE, enfermeira Ariad­ne Meira. O jornal Tribuna do Pampa também recebeu uma menção honrosa por sua cobertura durante a pandemia.

CIDEJA 1

O prefeito eleito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) foi eleito, por unanimidade na manhã desta terça-feira (22), para um quarto mandato como presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Folador foi o pri­meiro presidente em 2011, tendo estado à frente da entidade por outros dois biênios (2013 a 2016).

CIDEJA 2
Em assembleia convocada para este fim, na sede do Cideja em Candiota, Folador foi escolhido pelos prefeitos eleitos e reeleitos dos sete municípios que fazem parte do consórcio (Aceguá, Hulha Negra, Pedras Altas, Herval, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini), para a gestão do biênio 2021-2022. Para vice-presidente foi eleito o prefeito reeleito de Pe­dras Altas, Bebeto Perdomo (Progressistas) e para tesoureiro, o prefeito reeleito de Hulha Negra, Renato Machado (Progressistas).

CIDEJA 3
Na ocasião, cinco municípios estiveram representados, estando presentes além dos eleitos para a diretoria, o prefeito eleito de Aceguá, Marcus Vinícius Godoy de Aguiar, o Peti (PSDB), e o prefeito e vice eleitos de Piratini, Márcio Manetti Porto (MDB) e (ambos dos MDB). O prefeito eleito de Herval, Ildo Sallaberry (Progressistas) não pode comparecer e Pinheiro Machado não teve representação em fun­ção da decisão judicial que impede o vencedor das eleições, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) de assumir, quando deverá ser convocada novas eleições (suplementares) na cidade)

CIDEJA 4
Em conversa com o TP, Folador falou da honra e gratidão em poder presidir o Cideja por mais um mandato. “É uma responsabilidade muito grande em representar sete prefeituras”, disse. Prometendo muita união entre prefeitos e vereadores para bus­car recursos junto aos governos estadual e federal, Folador disse que pautas como água, recuperação de estradas, titulação e regularização de terras, pro­dução primária, saúde e educação serão os focos. Ele adiantou que já neste mês de janeiro pretende realizar um encontro em Candiota, com todos os sete prefeitos, sete vice-prefeitos e os 63 vereadores para um grande debate e para alinhar as pautas entre o Cideja e o Fórum das Águas.

POSSES 1
A grande maioria das Câmaras de Vereadores da região estão limitando ao máximo o número de pessoas durante as posses de vereadores, prefeitos e vices no próximo dia 1º de janeiro. Com rigidez nos protocolos e muita responsabilidade, as posses serão rápidas, transmitidas pela internet e com número reduzidíssimo de presentes, como manda as boas práticas em tempos de pandemia em ascensão e como deve ser o exemplo vindo daqueles que serão os governantes e legisladores dos próximos quatro anos (ver matéria nesta edição).

POSSES 2
Pelo que o TP apurou, apenas Candiota opta por fazer a posse no ginásio municipal, ficando apenas condicionado a 50% da capacidade do local, o que durante uma pandemia pode gerar questionamentos.

DOMINGO DE PERDAS
O domingo (21) foi de perdas para a região. Faleceram neste dia três homens que tinham ligações importantes, especialmente com Candiota. Morreram Darcy Miolo (79 anos, foto) – fundador da Vinícola Miolo e responsável pela implantação no maior vi­nhedo da região; Martinho Nicoloso (71 anos) –en­genheiro e ex-chefe da Usina de Candiota; e Telmo Kirst (76 anos) – ex-presidente da CRM e prefeito de Santa Cruz do Sul. Às famílias enlutadas, os senti­mentos da equipe do TP e o agradecimento por terem contribuído com o desenvolvimento regional.

BOMBEIROS CIVIS 1
Um grupo de profissionais liderados pelo ex­-morador de Candiota Daniel Borges, o Buba, estão organizando a Associação Regional de Bombeiros Ci­vis. Segundo ele, que mora em Pelotas atualmente, a ideia é fomentar que os municípios tenham bombeiros civis voluntários. Neste sentido, eles estão ultimando os trâmites burocráticos para o registro da associação.

BOMBEIROS CIVIS 2
Buba disse ao jornal que, nesta segunda-feira (21), eles procuraram a Câmara de Vereadores de Candiota, no sentido de apresentarem dois projetos de leis para regulamentação da atividade no municí­pio. Ele lembrou que a cidade é industrial e perdeu a unidade dos bombeiros militares há alguns anos, tendo necessidade deste tipo de serviço. Assim que associação estiver devidamente registrada, a promes­sa é que ele procure o TP para mais detalhes deste trabalho bem importante.

CÂMARA DE CANDIOTA
Há algum tempo que a Câmara de Candiota vem perdendo protagonismo. O fato dela estar localizada a 13km da sede do município é preponderante para isso, mas não apenas, pois desde o início do município ela esteve, equivocadamente, na Vila Operária. A Câmara deixou de ter conexão, liga, sabe como é? Se espera que a próxima legislatura, que terá uma mescla de vereadores e vereadoras experientes e jovens, comece a mudar esta percepção da socie­dade candiotense, qual seja, de que a Câmara de fato está a quilômetros de distância e não só fisicamente.

REFEISUL EM CANDIOTA
O Refeisul Natalino, espécie de 13º do vale­-alimentação dos servidores ativos da Prefeitura de -Candiota, foi creditado no último sábado (19). O prefeito Adriano dos Santos ressalta a importância do benefício para o funcionalismo público, pois pro­porciona maior poder aquisitivo no final de ano, além de beneficiar o comércio local, injetando mais de R$ 300 mil na economia do município. Adriano explica ainda que mesmo com a forte crise enfrentada pelos municípios, a administração, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, redobrou os esforços e assim como os salários, também manteve em dia em o benefício conquistado pelos servidores.

ERS-608
A Prefeitura de Pedras Altas, através da Secretaria de Obras do município, está realizando o patrolamento e colocação de cascalho na ERS-608, no trecho de Pedras Altas até a divisa com Herval. Mesmo sendo um trecho de responsabilidade estadual e tendo em vista as más condições de trafegabilidade, a Prefeitura auxilia nos trabalhos realizados visando melhorar as condições da via e para dar maior segu­rança as pessoas que nela transitam.

GALGOS EM BAGÉ
Segundo publicou o site Em Pauta, as ses­sões extraordinárias da Câmara de Vereadores de Bagé tiveram um fato inusitado nesta segunda-feira (21). Enquanto a vereadora Sonia Leite (Progressis­tas) utilizava a tribuna para se despedir do Legislativo, o presidente da Associação dos Criadores de Galgos de Bagé, Tita Nogueira, ingressou no plenário com dois cães para protestar contra o projeto de lei da ve­readora Beatriz Souza (PSB), que proíbe a realização de corridas de galgos no município.

Comentários do Facebook