Papo de Redação- 24 a 27/MAR/2023

ENTREGA EM CANDIOTA

Com a presença de secretários e membros o governo, foi feita a entrega na manhã da última terça-feira (21), de uma retroescavadeira nova para a Prefeitura de Candiota e que vai ser usada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP). O ato aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura, na sede do município. A nova máquina é avaliada em R$ 480 mil e vem por meio do governo do Estado, numa articulação do secretário de Assistência e Inclusão Social, Léo Lopes, juntamente ao ex-deputado federal Maurício Dziedrick.

ENTREGA EM CANDIOTA 2

O secretário de Obras, Paulinho Feijó, agradeceu a acolhida dos colegas e a oportunidade que lhe foi dada pelo prefeito Luiz Carlos Folador, já que ele assumiu há pouco a pasta, dizendo que o novo equipamento será usado não apenas pela Secretaria, mas por toda a Administração. O secretário Léo Lopes apenas desejou que o equipamento seja utilizado para resolver os problemas da comunidade e Folador agradeceu e disse que todo o protagonismo pela nova aquisição era de Léo.

CAIXAS D´ÁGUA EM CANDIOTA

Falando em Léo, o secretário anunciou que em breve o município irá adquirir e entregar para famílias pobres do município, 50 caixas d´água.

MAC

Falando em MAC, o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) fez uma comparação durante a entrega da nova retroescavadeira. Folador comparou a revitalização da rodovia como alguém que ganha um quadro do famoso pintor Pablo Picasso. O quadro é colocado na parede e uma mosca o suja num cantinho. Segundo ele, sempre no comparativo com a MAC, vem alguns e não olham mais a bela tela de Picasso e sim apenas pequena sujeira da mosca.

CLIMA DE 2024 EM CANDIOTA

Aliás, o ato de entrega da máquina teve um clima apontando para a reeleição do atual projeto, que é encabeçado por Folador. Com a presença maciça dos secretários municipais e membros políticos do governo, foram elencadas as realizações da atual gestão, além de críticas ao governo anterior.

HULDA EM CANDIOTA

A vereadora Hulda Alves (MDB) confirmou à coluna que em breve estará assumindo uma secretaria de governo. Sua licença da Ascar/Emater, onde é funcionária, começa vigorar a partir do próximo dia 29, a liberando para assumir no governo local. Ela disse que sua conversa com o prefeito é para que assuma uma pasta que tenha relação com Políticas Públicas para Mulheres. Neste caso seria a criação de uma nova ou a reestruturação de uma já existente.

VICE EM CANDIOTA

As constantes trocas na Câmara, também geram reposicionamentos nas comissões técnicas e na mesa diretora. Com a saída de Dinossane Pech para assumir a Secretaria Geral de Governo, o cargo de vice-presidente do Legislativo ficou vago. Na última sessão foi eleito por unanimidade o vereador Guilherme Barão (PDT) para a vaga.

FATOS INCOMUNS EM CANDIOTA

A política candiotense tem gerado fatos incomuns nas últimas semanas, como foi o caso de rejeição de uma indicação de título de cidadania honorária feito pela vereadora Luana Vais (PT) ao ex-vereador João Couto. Também, duas indicações da vereadora petista tiveram pedidos de vistas, porém a normalidade voltou quando eles foram aprovados por unanimidade na última segunda-feira (20). Os pedidos versavam sobre o acesso ao contrato da Prefeitura com a empresa que fez a revitalização da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) e também da indicação de reparos em trechos com problemas da mesma via.

FATOS INCOMUNS EM CANDIOTA 2

Numa reunião entre membros do Executivo de Candiota, vereadores e agricultores do assentamento Companheiros de João Antônio, além de lideranças, os ânimos estiveram exaltados na manhã desta quinta-feira (23). Na verdade, o drama da estiagem e a alta demanda por serviços nas propriedades rurais têm deixado o clima mais tenso nos últimos dias. Na reunião estava sendo debatido o serviço de limpeza de açudes e bebedouros. Na tarde de quarta-feira (22), uma máquina da Prefeitura ficou retida por algum tempo numa estrada do referido assentamento, tendo sido liberada com a chegada da Brigada Militar. O grupo queria que a escavadeira permanecesse na região e não levada para outro assentamento.

FATOS INCOMUNS EM CANDIOTA 3

O secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Claudivan Brusque, disse que a máquina que fazia trabalho no assentamento quebrou e foi para o conserto e esta retida estava apenas de passagem, quando havia atendido uma chamada de urgência. Na reunião, conforme um vídeo publicado nas redes sociais, o clima se alterou e esquentou numa conversa entre o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) e o vereador Danilo Gonçalves (PT), que chegaram a se tocar, porém não houve vias de fato. A Brigada Militar compareceu na Prefeitura.

FATOS INCOMUNS EM CANDIOTA 4

O prefeito publicou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, onde contextualiza o ocorrido e lamenta os episódios. “Temos total apreço pela nossa valiosa democracia, também a civilidade e o bem-estar entre todos que visitam a sede da nossa prefeitura. Repudio, de forma veemente, a forma em que um dos presentes nos atacou, por inúmeras vezes. De forma não ordeira, tampouco respeitosa, com palavras e gestos e áudios que foram captados, mas que, não foram divulgados. Sinto muito pelas crianças que foram levadas ao local do ato, testemunhando cenas lamentáveis por parte do referido participante. Todos os maldizeres atacaram não apenas a mim, mas a toda equipe do funcionalismo municipal que de forma respeitosa doam seu sangue à população. Aproveito, também, para pedir desculpas por algo que tenha gerado desconforto nos presentes”, escreveu.

FATOS INCOMUNS EM CANDIOTA 5

Além da repercussão nas redes sociais, a reunião também esteve na pauta política e os acontecimentos, por óbvio já remetem para 2024. Não obstante, que o ex-prefeito Adriano dos Santos (PT), que já se ensaia como pré-candidato, gravou um longo vídeo sobre o episódio e postou em suas redes sociais.

SIMCA

O Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) realizou assembleia esta semana com o funcionalismo para debater o reajuste salarial de 2023. Segundo a entidade, a Prefeitura sinalizou com a reposição da inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,6% e mais 2% de ganho real. A entidade, aprovada pela assembleia, fez uma contraproposta, alegando que houve perdas não recuperadas. Propôs então, além do que o Executivo ofereceu, mais 3,2%, o que totalizaria 10,8% de reajuste. Além disso, propôs aumento no vale-alimentação em 12,2%, o que representa R$ 40 a mais por dia trabalhado. O Executivo está analisando a contraproposta neste momento.

HOMENAGEM EM PINHEIRO

Na última terça-feira (21), a Câmara de Pinheiro Machado realizou a entrega de uma homenagem ao seu Crespiniano Antônio Godinho em reconhecimento ao fiel exercício da sua cidadania. Na oportunidade, “Seu Crespo”, como é conhecido, recebeu um certificado em alusão ao seu retorno às atividades da Câmara, onde está sempre presente em todos os atos do Poder Legislativo, seja em eventos internos ou externos. O retorno dele foi na sessão itinerante na 39ª edição da Feovelha (a coluna registrou na época), e após isso ele não faltou mais a nenhuma atividade da Câmara. Ele ficou um tempo afastado devido a problemas de saúde. “O Legislativo comemora o retorno de “Seu Crespo”, afirmaram os parlamentares em homenagem ao mesmo. O certificado foi entregue pela vereadora Laura Ratto em nome de todos.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook