Papo de Redação – 24 a 27/NOV/2023

PEÇA DA CASSAÇÃO EM CANDIOTA

O vereador Guilherme Barão (PDT) – autor do pedido já arquivado na última segunda-feira (20), de cassação do prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), fez questão de agradecer e público o advogado e assessor legislativo de carreira da Câmara de Candiota, Lasiê Winkel. Segundo Guilherme, foi Lasiê quem elaborou e fundamentou a peça com o seu pedido de cassação ao prefeito.

 

COMEMORAÇÃO E FATO POLÍTICO EM CANDIOTA

A vitória acachapante por 5 votos a 1 para o arquivamento do pedido, com certeza precisa ser comemorada e foi. O prefeito Folador chegou a publicar nas redes sociais a frase “Vencemos, de novo. Grato pelo carinho de todos. A gente segue junto”. Contudo, não se pode negar que a oposição, mesmo sendo bem minoria na Câmara, fez um fato político.

 

BANCADA DO PT EM CANDIOTA

Ainda falando no pedido arquivado de cassação de Folador, a bancada do PT no Legislativo, composta por três vereadores, votou totalmente desunida neste quesito. A vereadora Luana Vais, que lidera a bancada, até tentou, mas foi em vão a sua orientação de votar pela admissão do pedido de Guilherme, quando só ela votou assim. Ataídes da Silva votou contra e Danilo Gonçalves surpreendeu com a abstenção.

 

TROCA DE PARTIDO EM CANDIOTA

Como é de público, o vereador Ataídes desde o primeiro dia do atual mandato – quando apoiou e fez parte da mesa diretora composta por vereadores da situação e depois foi presidente da Câmara -, possui uma postura definida de apoio ao governo e demonstra muita afinidade com o prefeito Folador. Ataídes sofre, por conta disso, um processo disciplinar na estadual do PT. Durante sua fala na última segunda, ele até acenou que gostaria de permanecer no partido, porém ele mesmo admite que é difícil. Ele chegou a ‘namorar’ com o PDT, porém agora com o fechamento de aliança de oposição com o PDT incluído, talvez essa porta seja inoportuna. Sobram o MDB e o PSDB ou um partido de menor expressão para ele que fez 311 votos, sendo o segundo mais votado nas últimas eleições municipais. A janela partidária abre em 6 de março de 2024, fechando 30 dias depois. Outro que deve migrar de partido é o vereador Léo Lopes (hoje no PTB) e que também ainda não revelou para onde vai.

 

ABSTENÇÃO EM CANDIOTA

A atitude do vereador Danilo em se abster na votação da cassação foi surpresa, porém para alguns analistas de plantão não muito. Para quem recorda, durante o governo Adriano dos Santos (PT), Danilo, que era do governo, fez uma aliança com a oposição para ser presidente da Câmara no ano de 2019. Isso deu polêmica na época, mas no ano seguinte, ao se ausentar da Câmara e se tornar secretário de Planejamento por um tempo, garantiu com a atitude, a eleição de sua colega de bancada Fernanda Santos como presidente para 2020, quebrando um acordo anterior que tinha com a oposição. Recentemente, nas redes sociais do prefeito Folador, foi publicada uma foto (acima), que na ocasião causou tititi nos bastidores.

 

DIVISÃO EM CANDIOTA

Mas essas fraturas internas não são ‘privilégio’ apenas do PT. O MDB candiotense, pelo apurado, também vive um momento tenso e de divisão interna. Para variar, o que está em jogo é a mesa diretora da Câmara. A eleição está marcada para o próximo dia 11 de dezembro para o mandato importante de 2024, que é ano eleitoral. Depois que Guilherme perdeu a condição de candidato, nos bastidores estão postas as candidaturas para presidente de Gildo Feijó e Fabrício Moraes (Bibi), que atualmente é secretário de Saúde, mas é vereador eleito e já antecipou que sai da pasta no dia 7 de dezembro para assumir a cadeira no Legislativo. Outro que deve voltar para a Câmara antes da eleição da mesa é Claudivan Brusque, que é vereador titular do PSDB e está na Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar.

 

DIVISÃO EM CANDIOTA 2

Se sabe que na disputa interna há bombeiros e incendiários. A posição do prefeito Folador ainda é desconhecida, pelo menos para o grande público, qual seja, se apóia Bibi ou Gildo. Reuniões estão sendo feitas. Outra que pode voltar para Câmara só para eleição é a atual secretária de Políticas Públicas para Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, Hulda Alves (MDB). Ela disse ao TP que defende um entendimento, um consenso.

 

CARTINHAS DE NATAL EM CANDIOTA

Bonita a iniciativa do vereador Léo Lopes com o projeto ‘Cartinhas de Natal’, quando ele fechou parceria com o posto dos Correios da sede do município, para que famílias e crianças pobres deixem cartas no local para serem presenteadas. “Fechamos parceria para que a contar do mês de dezembro o posto possa receber as cartinhas de famílias carentes do município e também seja instrumento de intermediação de adoção de cartas. A ideia é fazer um Natal mais feliz para dezenas de crianças do nosso município”, disse.

 

CORREIOS EM CANDIOTA

Mas falando em Correios da sede do município, a comunidade sonha há muito tempo com uma agência. Atualmente, para se despachar uma simples carta é preciso se deslocar até a Vila Operária, a 10km do centro comercial, administrativo e político da cidade. Se esteve muito perto disso e infelizmente essa situação recuou e piorou, pois agora, como dito, para despacho de correspondências, somente na agência, sem falar, que não há entrega por carteiros na localidade onde está o centro nervoso do município.

 

SITUAÇÃO FISCAL

Com a divulgação anual do já tradicional estudo feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o chamado Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o sinal está ligado para a Prefeitura de Bagé, que está em situação crítica pelo apurado no esboço. Na região de circulação do TP impresso, Hulha Negra tem a melhor situação. Para saber mais, leia matéria nesta edição.

 

ENQUETE EM PINHEIRO

Em tom bem provocativo (no sentido filosófico), o Sindicato dos Municípários de Pinheiro Machado (Simpim), lançou uma enquete em suas redes sociais esta semana, perguntando se as pessoas são contra ou a favor a redução dos salários de políticos. “Para contextualizar melhor. A mesma classe política, achou aceitável e viável, majorar nossa alíquota previdenciária, inclusive penalizando os aposentados. Achou aceitável e viável, um plano de carreira para o magistério que podou um série de direitos e hoje o magistério pinheirense é um dos mais mal pagos da região. Também, há poucos dias tentaram emplacar uma legislação onde prévia a suspensão contratual, onde trabalhadores ficariam quase 60 dias sem salários e sem recisão. Aí também acho no mínimo justo e nada de radical, como gostam de nos rotular, eles provarem do mesmo remédio. Afinal pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco”, escreveu o presidente da entidade, Márcio Garcia.

 

DIA DO VETERANO EM PEDRAS

O vereador de Pedras Altas, Heraldo Machado, tenente da reserva da Brigada Militar, participou neste mês de novembro, do Encontro dos Veteranos, realizado no 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM0), em Pelotas. O evento foi uma forma de homenagem pela passagem do dia do Veterano, ocorrido em 12 de novembro. A cerimônia foi realizada pelo comando do 4º BPM, que tem a frente o tenente coronel Scherdim.

 

EMENDA PARA HULHA

Foi anunciada pelo vereador de Hulha Negra, Volnei Manfron (PT), uma emenda parlamentar destinada pela deputada federal Fernanda Menchiona, do PSOL após articulação juntamente com a bancada do PT na Câmara. O ofício de confirmação do valor de R$ 480 mil que será usado para compra de um micro ônibus, foi entregue pelo assessor Leonardo Gam (foto), durante encontro com Cleiton Zanatto, assessor do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi.

 

OPERAÇÃO PAPAI NOEL

Nesta semana, a equipe da Brigada Militar (BM) de Candiota, começou a Operação Papai Noel, que ocorre em todos os municípios do Rio Grande do Sul, com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo na área comercial das cidades, para que clientes e comerciantes tenham mais segurança durante o período de compras natalinas. Segundo repassado pela BM, dentro das possibilidades do efetivo, haverá reforço no policiamento nos dias e horários em que é de costume o aumento do fluxo de pessoas em compras.

 

MELHORES DO ANO

Está se aproximando o dia da cerimônia de premiação dos Melhores do Ano 2023. Esta ano são mais de 70 agraciados que receberão o certificado. O evento, como já é tradicional, acontece no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota, no dia 9 de dezembro.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook