Papo de Redação – 24 a 30/ABR/2021

NOVA INDÚSTRIA EM CANDIOTA
O vereador Marcelo Gregório (PSDB), anunciou na tribuna da Câmara esta semana, que está nascendo em Candiota uma nova indústria cimenteira. Segundo declarou, os empresários e, entre eles está o ex-jogador uruguaio de futebol e comentarista do canal ESPN, Diego Lugano, já negociam 10 hectares de terras para a implantação da unidade. O projeto da nova planta deve ser construído próximo à Usina de Candiota, com a industrialização de um cimento inovador tanto no mercado nacional como internacional. Lugano esteve recentemente visitando Candiota.

PROGRESSITAS DE CANDIOTA 1
A visita do deputado Afonso Hamm nesta quinta a Candiota trouxe um elemento a mais. O partido, presidido localmente por Jorge Colares, jamais havia experimentado um crescimento mais vigoroso na cidade, mas agora dá pinta que vai se consolidar. O antigo PP faz parte do governo municipal, ocupando alguns cargos e tem recebido adesões.

PROGRESSITAS DE CANDIOTA 2

Uma delas e efetivada durante a visita de Hamm ao município, foi a de Cleider Fonseca. Em nota enviada ao jornal, o ex-suplente de vereador e que foi cogitado na última eleição para ser vice na chapa do atual prefeito Folador, destaca que desde 1994 militava no PSDB candiotense, assinalando ter orgulho desta história, mas que este ciclo chegou ao fim. “Um novo começa agora. Em reunião com o deputado Afonso Hamm – uma pessoa que há muito tempo acompanho seu trabalho e comprometimento que tem com a nossa Candiota, me filiei ao Progessistas, para junto com as pessoas que há muitos anos conduzem esse partido e com muitas outras que irão chegar, iremos nos unir para o crescimento do partido, ajudando a nova administração e nos preparando com uma nominata forte para a próxima eleição”, projetou.

DEFESA DO CARVÃO 1
A retomada oficial do Movimento Pró-Carvão acontece no próximo dia 5 de maio, às 19h, na Câmara de Candiota. Na oportunidade, a professora/doutora Rita Alves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vai apresentar um estudo inédito sobre a bacia aérea de Candiota, que versa, especialmente sobre a qualidade do ar e emissões de poluentes. O evento será virtual e a ideia é que milhares de pessoas de toda a região estejam conectados, inclusive estudantes, lideranças políticas, sindicais, comunitárias e população em geral, para assistirem e participarem, cada um de sua casa, do evento.

DEFESA DO CARVÃO 2
O evento, segundo os organizadores, pretende ser um contraponto aos ataques recentes que o mineral tem sofrido, notadamente de um estudo controverso que coloca, estranhamente, Candiota como a cidade que mais emite gases do efeito estufa no RS e também um projeto de lei do deputado estadual Fernando Marroni (PT), que proíbe a emissão de licenças ambientais para novas áreas de mineração no território gaúcho. Na próxima segunda-feira (26), acontece uma reunião para acertar os detalhes do evento do dia 5 de maio.

ALIMENTOS EM HULHA

Nesta semana a Secretaria de Assistência Social de Hulha Negra recebeu quatro representantes da Confraria Detonados Off Road. Parceiros de Hulha Negra há mais de oito anos, a Confraria fez a doação de 32 kits de alimentos para o município, que serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social e que são assistidas pela SMAS. Participaram da entrega o presidente da Confraria, Leonardo Hahn, que explicou que as doações foram adquiridas através do grupo, e o diretor de provas, Eduardo Pradier, que expôs que a doação também é uma forma de agradecer ao município pelo acolhimento da Confraria. A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, e a assistente social, Simone Ruiz, participaram do ato de entrega dos alimentos representando a Prefeitura de Hulha Negra. Ainda participaram da entrega dos alimentos, o vice-presidente da Confraria, Leandro Garcia, e o tesoureiro, Evelton Rosso.

TURMA VOLANTE EM PEDRAS

O prefeito Bebeto Perdomo entregou um veículo para a Turma Volante Municipal, equipe responsável pela fiscalização de diversos aspectos tributários do município. A entrega incentiva o combate a sonegação na cidade, visto que o município está se destacando dentro do Programa de Integração Tributária (PIT) e a fiscalização também faz parte deste programa. Cabe lembrar que o município e Rio Grande do Sul possuem um convênio assinado através do PIT e a Secretaria Municipal da Fazenda, onde foi adquirido um celular com o sistema do Estado e implantado leitor de código de barras para a fiscalização.

ALIMENTOS EM PEDRAS
O prefeito Bebeto Perdomo participou de reunião virtual de lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul para cinco municípios da região Sul – Herval, Pedras Altas, Morro Redondo, Turuçu e Cristal. Conforme o Executivo, são R$ 70 mil distribuídos em cada município entre os agricultores familiares, em torno de R$ 6,5 mil para cada.

UNIFORMES EM PINHEIRO 1
A Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto fornecerá uniformes escolares para as crianças em idade pré-escolar até o primeiro ano (de 4 a 6 anos). Segundo o secretário de Educação, Sandro Rosa, os uniformes serão adquiridos com recurso arrecadado com as inscrições do processo seletivo da área da educação 2021. “Esta conquista celebra um sonho do prefeito e um desejo meu como professor e titular da pasta da educação, pois temos a perspectiva de que as aulas presenciais retornem em breve, tão logo isso aconteça, as crianças estarão uniformizadas”, afirmou o secretário.

UNIFORMES EM PINHEIRO 2
O prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, reafirma a fala do secretário, dizendo que realmente esse é um sonho seu. “Assim que assumi a prefeitura, essa tornou-se uma das minhas metas, uniformizar as crianças e oferecer ensino de qualidade”, afirmou. Madruga lembrou também que há muitas crianças carentes e que o uniforme será uma alternativa de abrigo no inverno. “Apesar das crianças ainda estarem em casa com ensino remoto, elas poderão aproveitar seu uniforme em casa até as aulas presenciais retornarem e também poderão usar no ano que vem, já que solicitaremos as roupas com tamanho um pouco maior”, finalizou.

Comentários do Facebook