Papo de Redação – 25 a 27/OUT/2022

EXONERAÇÃO EM PEDRAS 1
A notícia da exoneração da então secretária de Assistência e Inclusão Social de Pedras Altas causou certo agito nas redes sociais e nos bastidores da política local. A titular da pasta era a viúva do ex-prefeito Bebeto Perdomo, Viviane Peixoto, a Vivi. O prefeito Volnei Oliveira (PT), que era o vice-prefeito e assumiu após a morte por infarto de Bebeto no fim de abril deste ano, emitiu uma nota sobre o assunto em seu Facebook no último sábado (22).

EXONERAÇÃO EM PEDRAS 2
Na nota, o prefeito assinala que sempre manteve o diálogo aberto com seu secretariado, dizendo que deu carta branca a todos, além de disponibilizar recursos. “(…) não me escondo atrás de redes sociais, mas não admito, após estes seis meses da minha gestão que ações e projetos não sejam retomados e realinhados em cada Secretaria, pois disponibilizei recursos, embora temos sofrido com cortes do governo federal para a área social”, disse, salientando ações feitas nas diversas áreas do governo.

EXONERAÇÃO EM PEDRAS 3
Na nota, ainda, Volnei dá a entender que na pasta ocupada por Vivi não houve os avanços que ele esperava e este seria o motivo da medida. “Cabe a mim como gestor do município tomar decisões, e essa foi devido à morosidade no andamento das demandas desta Secretaria, tenho responsabilidades bem claras, embora alguns duvidem e façam pouco caso disso. Temos uma coligação política entre PP e PT, mas minha coligação é com toda população de Pedras Altas”, disse. A ex-secretária ainda não se pronunciou sobre o assunto.

SOLIDARIEDADE EM PEDRAS 1
Em função da exoneração, algumas manifestações de solidariedade ao prefeito e à Vivi foram publicadas em redes sociais também. Especialmente no caso do prefeito, é porque ele e sua família teriam sofrido ataques por ter tomado a medida. Numa dessas publicações, o ex-vice-prefeito no primeiro mandato de Bebeto, Giovane Friedrich, que é filiado ao PT, escreveu uma longa nota de solidariedade, assinalando que o assunto não deveria ter tanta importância assim e que suas palavras não eram contra ninguém e nem para criar mais polêmica.

SOLIDARIEDADE EM PEDRAS 2
O ex-vice-prefeito destacou que após a perda de forma surpreendente do prefeito Bebeto, embora ninguém desejasse, Volnei precisou assumir a cidade. “Agora vejo nas redes sociais uma série de ataques pessoais a você sem motivo nenhum para tanto, por isso presto minha solidariedade, como cidadão, como ser humano. Naquele dia acabou um governo e começou outro, isso as pessoas têm que ter em mente e estarem cientes. As responsabilidades pela condução de nosso município ficaram em suas mãos e você deve montar uma equipe comprometida com seu plano de governo e não com o antigo gestor. Gratidão e lealdade a gente deve as pessoas enquanto elas estão vivas e isso acho que nunca lhe faltou. Agora você deve lealdade e muito trabalho ao povo que elegeu vocês, respeitando o plano de governo que prometeram a toda a população. Esta será tua melhor homenagem à memória do Bebeto”, assinalou. Giovane também defendeu na postagem o nome da atual primeira-dama Rosane Freitas para assumir a Assistência e Inclusão Social.

BASTIDORES EM PEDRAS
Nos bastidores se fala que o processo eleitoral de 2024 em Pedras Altas já estaria sendo antecipado e que a exoneração faria parte disso. O TP conversou com algumas fontes da cidade, mas não constatou que a medida teria esta motivação político-eleitoral. O prefeito expressou em sua nota nas redes sociais, que o motivo foi uma incompatibilidade administrativa pura e simples, sem razões eleitorais. O jornal também indagou Volnei se outras mudanças aconteceriam no governo em breve e qual seria o novo nome para a Assistência, porém até o fechamento desta edição ele não havia retornado.

BASTIDORES EM HULHA
O atual vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Ballejo Canto (PDT) – que é irmão do prefeito por três mandatos na cidade e colunista do TP, Marco Antônio, não esconde que pretende concorrer a prefeito em 2024, já que o atual Renato Machado (Progressistas) não pode mais concorrer porque foi reeleito. Em conversa com o TP, Igor não abriu muito coisa, o que é natural, mas deu a entender que já trabalha para garantir aliados, inclusive com ampliação do atual leque de alianças.

FESTA DO COLONO 2023
Falando em Igor, ele confirmou ao jornal que a Prefeitura de Hulha Negra já trabalha para realizar a 25ª Festa do Colono, que vem sendo adiada desde 2020 em função da pandemia. E vem novidades para o ano que vem, além de tudo que é tradicional no evento. Igor disse que a contratação de bandas já está sendo articulada, bem como, a retomada poderá contar com exposição de animais e também de máquinas antigas.

UBS AMIGA DO IDOSO EM PINHEIRO

A honraria é concedida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para as cidades que cumpriram as metas propostas pela Rede Bem Cuidar, do Governo do Estado, também foi concedida a Pinheiro Machado. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Leste foi contemplada com o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso. A solenidade de premiação aconteceu na Santa Casa de Bagé e o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso foi entregue pela secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, para a enfermeira Marina Scheer dos Santos. O secretário de Saúde, Diego da Silva Moreira, atribuiu o reconhecimento ao empenho da equipe da unidade de saúde, que se dedica muito na construção de estratégias voltadas às necessidades dos idosos.

ÁGUA EM CANDIOTA

A região abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Operária, que abrange os cinco bairros (Operária, São Simão, União, João Emílio e Seival), passaram alguns dias com problemas no abastecimento, quando a água fornecida apresentava cor e cheiro. Segundo um vídeo publicado pelo prefeito Luiz Carlos Folador (foto), os técnicos da Prefeitura já resolveram o problema, com a aquisição e aplicação de produtos químicos. A origem foi a proliferação de algas na barragem da Vila Operária, que é comum nesta época do ano. Moradores de Vila Residencial, também notificaram algum problema de coloração na água neste domingo (23).

BUSQUE E OFEREÇA AJUDA
Como todos sabem, o TP, assim como os demais veículos profissionais de comunicação, possuem muita sensibilidade e cuidado para noticiar suicídio, ou seja, casos de atentado a própria vida, como aconteceu nesta segunda-feira (24), em Candiota. O setembro amarelo é justamente para chamar a atenção sobre este problema que aflige a humanidade e na grande maioria das vezes está ligado a depressão. Na região, todas as cidades possuem profissionais que podem ajudar, assim como é possível ligar para o número 188 do seu telefone e encontrar uma palavra amiga que pode salvar uma vida.

SICREDI NOS 50 ANOS DA COOPERSUL

Como não poderia ser diferente, as agências do Sicredi de Hulha Negra e Candiota prestigiaram as comemorações dos 50 anos da Coopersul neste fim de semana. Na foto, o estande do Sicredi durante a festa do domingo no ginásio de Hulha Negra, com a equipe da cooperativa hulhanegrense, que é comandada pela simpática gerente Caroline Garcia.

PREFEITO DE PINHEIRO EM FÉRIAS
O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, que estava com férias vencidas desde 2021, tirou 10 dias para descansar, ficando pela região mesmo. Segundo o chefe do Executivo, ele vem trabalhando aos finais de semana, feriados e também sempre além do horário, por isso resolveu fazer uma pausa. Ronaldo retorna à Prefeitura no próximo dia 1º de novembro. Quem está respondendo pela Prefeitura é o vice Rogério Moura.

OUTUBRO ROSA EM PINHEIRO

A Câmara de Pinheiro Machado realiza nesta terça-feira (25), a partir das 18h30, uma rodada de palestras alusivas ao Outubro Rosa. As palestras, sob tema do câncer de mama e prevenção, serão ministradas por representantes da comunidade e da área da saúde pública.

APOIO DO PT A EDUARDO LEITE
Em nota divulgada nessa segunda-feira (24), o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu recomendar o voto crítico em Eduardo Leite (PSDB) nas eleições para governador do Estado que acontece no próximo domingo (30). “Esperando com este gesto que todos (as) aqueles(as) comprometidos(as) com a democracia, se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno”, assinala um trecho da nota. Antes, o PT havia recomendado apenas nenhum voto a Onyx Lorenzoni (PL), adversário e Leite no pleito, sem indicar apoio direto ao ex-governador.

Comentários do Facebook