Papo de Redação – 25 a 28/AGO/2023

DÉIA EM CANDIOTA

A ex-vereadora de Candiota Andréia Rangel, a Déia, justificou ao TP sua renúncia a posição de terceira suplente do MDB. Com a atitude ela cedeu lugar ao jovem Jonas Morais, o John, que deve assumir uma cadeira na Câmara na próxima segunda-feira (28). Ele no lugar da vereadora Hulda Alves, que está como secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, LGBTQI+ e Igualdade Racial. O primeiro suplente emedebista, Diego Lima é secretário de Cultura e o segundo ocupa o lugar do vereador titular, Fabrício Moraes, o Bibi, que está secretário de Saúde.

 

DÉIA EM CANDIOTA 2

Déia agradeceu as pessoas que sempre votaram nela e sua ideia agora não é mais concorrer a cargos eletivos e isso que a motivou renunciar a condição de suplente. Ela cumpriu dois mandatos de vereadora, inclusive sendo presidente da Câmara. “A minha decisão também abre oportunidade para que o próximo suplente possa mostrar seu trabalho”, assinalou, destacando que muitas mulheres, especialmente, insistiram para que ela voltasse ao Legislativo, porém ela avalia que sua decisão neste momento é a mais acertada.

 

HIPERMIX EM CANDIOTA

O vice-prefeito e o presidente da Câmara de Candiota, Paulinho Brum e Marcelo Gregório (foto), representaram o município na inauguração de uma nova cimenteira em Montenegro (RS), pertencente à empresa Hipermix. Esta é a terceira unidade do grupo no país, tendo sido investido R$ 100 milhões para produção de 100 mil toneladas ao ano. A presença de Paulinho e Marcelo é simbólica porque a Hipermix pretende fazer um investimento semelhante em Candiota, inclusive já tendo adquirido uma área próxima à Usina de Candiota. A planta candiotense prevê o aproveitamento das cinzas oriundas da queima do carvão mineral. O projeto tem como sócio, a título de curiosidade, o ex-jogador do São Paulo e da seleção uruguaia de futebol, Diego Lugano – que já visitou Candiota por conta do empreendimento.

 

PSDB DE PINHEIRO

Os tucanos de Pinheiro Machado se movimentam neste sábado (26), quando realizam das 9h às 12h, na Câmara local, a sua convenção municipal. Na convocação para o evento, a sigla fala em “momento crucial em nossa jornada política, onde reuniremos membros e líderes comprometidos com nossos ideais para discutir o futuro do 45 em Pinheiro Machado”.

 

PSDB DE PINHEIRO 2

O partido, juntamente com o PDT, são as duas siglas de oposição com assento no Legislativo. Os tucanos têm duas cadeiras, entretanto apenas o vereador Renato Rodrigues exerce um papel de questionamento mais incisivo da atual administração, sendo que o vereador Fábio Dias tem uma atuação mais neutra e até pró-governo, pelo menos até onde o TP acompanha. O PSDB venceu as eleições municipais de 2020, porém não levou, porque o ex-prefeito Carlos Betiollo foi enquadrado na lei da ficha limpa. Nas eleições suplementares em meados de 2021, a chapa encabeçada por Danúbio Peres (PDT), tendo na vice Lucel Betiollo (PSDB) e o apoio do PT, foi derrotada pelo atual prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas).

 

CENÁRIO ELEITORAL EM PEDRAS

Com a confirmação ao TP de sua pré-candidatura pelo MDB a prefeito (ver matéria nesta edição), Amarildo Borges ajuda a ir desenhando o possível cenário eleitoral de Pedras Altas em 2024. O prefeito Volnei Oliveira (PT), também em entrevista anterior ao jornal, atesta sua disposição em concorrer à reeleição. Muito provavelmente, Volnei deve ter como vice em sua chapa, o atual secretário Geral de Governo, vereador Arildo Medeiros (foto), selando a aliança que venceu as eleições de 2020, porém, naquela ocasião com o PT na vice (Volnei) e o Progressistas na cabeça de chapa (Bebeto Perdomo). Há quem diga que uma terceira via pode surgir ligada ao agronegócio e ao bolsonarismo.

 

DESTAQUE EM PEDRAS

A Prefeitura de Pedras Altas conquistou a nota máxima (A) no Ranking Siconfi de 2023, lista anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que identifica e avalia a qualidade das informações contábeis e fiscais. O município alcançou um índice de 97.5% em desempenho contábil e fiscal. De acordo com a contadora Suelen Medeiros o resultado alcançado é fruto de muito trabalho. O Secretário de Finanças e Orçamento, Vitor Barcelos, também destacou o desempenho e o trabalho feito a várias mãos, parabenizando a equipe. O prefeito Volnei Oliveira juntou a equipe de servidores da Secretaria para anunciar e entregar em mãos o selo conquistado.

 

BEM FAZER EM CANDIOTA

Neste sábado (26), será realizada mais uma edição do Dia do Bem Fazer, em Candiota. A iniciativa é a identidade de um movimento que surgiu a partir do desejo de retribuir às comunidades onde a InterCement está presente, superando desafios para fazer a diferença. Desde 2009, no mês de agosto, é promovido um grande movimento de mobilização social em todas as localidades onde a InterCement Brasil possui operações. Em prol da prática voluntária, milhares de pessoas se reúnem para celebrar a potência da atuação cidadã que, ano após ano, confirma sua capacidade transformadora.

BEM FAZER EM CANDIOTA 2

Em 2023 o evento é organizado pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) de Candiota, que possui membros da fábrica, da comunidade e da Prefeitura, e que tem o apoio do Instituto InterCement. Toda comunidade é convidada a participar. O Dia do Bem Fazer 2023 prevê a realização de uma revitalização da área de lazer e dormitórios da Casa da Criança, na Vila Residêncial, e melhorias no Clube de Mães, sede do município, além de outras ações sociais em escolas da cidade.

 

LOJA MAÇÔNICA EM PINHEIRO

A Câmara de Vereadoras e Vereadores de Pinheiro Machado prestou homenagem na noite do último dia 22 de agosto, aos membros da Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16, pela passagem dos 117 anos de fundação da instituição. “Homenageamos e agradecemos ao venerável mestre Roberto Ávila Dutra, pela organização e realização da Sessão Magna Branca, ocorrida no dia 24 de abril, deste ano com o tema Pinheiro Machado: O homem e a cidade”, dedicaram os parlamentares, parabenizando a entidade.

 

BISPO EM CANDIOTA E HULHA

O bispo diocesano de Bagé, dom Cleonir Paulo Dalbosco estará nos municípios de Candiota e Hulha Negra. Em visita as comunidades, o bispo participará de atividades de 16 a 19 de novembro em Hulha Negra, e de 4 a 12 de dezembro, em Candiota.

 

MISSÃO DO CARVÃO A CHINA

Segundo reportagem do Jornal do Comércio, uma missão do segmento carbonífero brasileiro foi à China, no começo de agosto, para conhecer a tecnologia da empresa JNG quanto à dessulfurização do carvão com amônia. O diretor-executivo da GCO Soluções Empresariais e representante da chinesa JNG no Brasil, Giuliano Capeletti, detalha que para retirar o enxofre do mineral, durante a sua queima, se acrescenta amônia no processo, resultando do procedimento um subproduto, no caso o fertilizante sulfato de amônia, que é utilizado no setor agrícola. “E hoje nós (Brasil) importamos esse produto”, ressalta Capeletti

 

MISSÃO DO CARVÃO A CHINA 2

O gerente de Sustentabilidade Corporativa na Copelmi Mineração, Cristiano Weber, reforça que o mineral tem espaço dentro da transição energética. Conforme ele, as fontes fósseis são necessárias ainda hoje por causa da segurança energética e do volume de geração que podem ofertar, sendo consideradas como “firmes” – com estoques previsíveis e que podem ser acessadas a qualquer momento. O integrante da Copelmi acrescenta que as fontes renováveis ainda enfrentam muita intermitência quanto ao fornecimento (ou seja, variam com as condições climáticas, se faz sol, venta ou chove). “É um processo de transição no qual a gente precisa ter um olhar de matriz (energética)”, defende.

 

JERÔNIMO EM CANDIOTA

O Círculo de Pais e Mestres (CPM), juntamente com a direção da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jerônimo Mércio da Silveira, localizada na Vila Residencial, em Candiota, inaugura na noite desta sexta-feira (25), o seu sistema próprio de videomonitoramento e cercamento eletrônico do educandário.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook