Papo de Redação 27/09/2019

IMAGEM 1

O prefeito afastado de Bagé, Divaldo Lara (PTB), cunhou uma forte imagem nos últimos anos de anticorrupção. No ano passado, quando o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva passou pela cidade com a Caravana Lula pelo Brasil, Divaldo deu grande respaldo a um movimento contrário a visita do ex-presidente – fato que repercutiu nacionalmente (foto). Pouco depois, Lula foi preso acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Também em 2018, ele ganhou novamente notoriedade nacional, quando presenteou o então candidato e hoje vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, com um relho (espécie de chicote usado pelo gaúcho), declarando que aquilo para correr os corruptos do Brasil.

IMAGEM 2
Essa imagem e discurso anticorrupção, apesar de não haver condenação judicial transitada em julgado e o processo ainda estar no começo, fica abalada com a decisão da Justiça em afastá-lo do cargo por seis meses. Esta semana, o MP ofereceu denúncia contra ele e mais de uma dezena de pessoas.

IMAGEM 3
A coluna publicou na semana passada, de que a disputa eleitoral já havia começado na maior cidade da região e que ela se daria entre Divaldo e o ex-prefeito e deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT). Com o imbróglio em que está envolvido o atual prefeito, o petista pode tirar vantagem da situação. A única manifestação que Mainardi fez sobre a questão, foi sucinta em sua rede social: “Me perguntam se estou feliz. Respondo: Não estou. Bagé não merece isso, este tipo de governante que envergonha nosso povo”.

VEREADORA EM CANDIOTA
Por um lapso do jornal, em reportagem publicada recentemente sobre um evento sobre o carvão mineral, não foi registrada a presença da vereadora Andréia Rangel (MDB) no evento.

RESULTADO EM CANDIOTA
Uma pequena retificação no resultado do 3º FestDança, enviado ao jornal, foi feita pela organização. A melhor torcida do evento foi a do CCTG Lila Alves, de Pinheiro Machado.

ANIMAIS EM HULHA
Na terça-feira (24), a Associação Bicho Amigo, de Hulha Negra, fez o registro de um caso de atropelamento de um cachorro em via pública. Conforme as voluntárias, somente nesta semana foram registrados por elas três atropelamentos de animais, sendo que dois foram a óbito. Apesar de saber que o dono do animal tem suas responsabilidades, as voluntárias solicitam maior cuidado por parte dos motoristas que estão sendo flagrados a uma velocidade alta, principalmente na principal via da cidade, a Getúlio Vargas. O grupo também lembrou do tráfego de crianças e idosos e os perigos da velocidade acima do permitido. “Então pedimos a todos os motoristas que tenham cuidado, olhem bem onde vão passar, sejam atentos e lembrem que os animais sofrem, sentem dor, sentem medo, não sejam monstros sem coração”, disseram em sua página na rede social Facebook.

FUNDAPA EM PEDRAS
Também, foi discutido durante a sessão legislativa da última segunda-feira (23), o projeto de Lei Ordinária 1502/2019, de autoria do poder Executivo, que autoriza a transferência financeira de recursos do Fundo de Desenvolvimento Administrativo (Fundapa). O projeto foi aprovado por unanimidade após o pronunciamento do vereador Mário Teixeira de Mello (PDT), que explicou a origem do recurso e o porquê da retirada. “É para cobrir o suporte financeiro da Prefeitura para as máquinas para açudagem. Como não tinha uma rubrica específica, o valor foi parar no Fundapa, no valor de R$ 32 mil. Junto há uma ata de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) liberando esse dinheiro, pois quando a Prefeitura começou esse serviço teve que dar suporte com pagamento de óleo e diárias. Então, agora esse valor é autorizado a ir para a Secretaria de Obras e de Meio Ambiente. Assim, entendemos que o ressarcimento foi aprovado em ata, por isso convido todos a aprovarem”, manifestou e solicitou o vereador.

DIA DO RÁDIO EM HULHA

Na última quarta-feira (25) foi comemorado o Dia do Rádio. Para marcar a data, a direção da Rádio Comunitária Hulha Negra FM convidou as escolas municipais a visitar a emissora e conhecer o estúdio. Na ocasião, os alunos de educação infantil foram recepcionados pelo diretor, Fabiano Leal, que foi agraciado com desenhos feitos pelos alunos.

PARADAS EM CANDIOTA
Em breve, algo almejado pela comunidade e trabalhadores de Candiota que utilizam o transporte coletivo municipal ou intermunicipal, estará disponível para utilização – as paradas de ônibus. Nesta quinta-feira (26), parte da estrutura já havia sido montada em pelo menos três pontos da rua Francisco Assis do Pinho. Certamente, após ficarem prontas, será motivo de alegria e alívio por parte de quem fica sob sol forte ou chuva para esperar o transporte.

4º CIRCUITO DANDÔ
No próximo domingo (29), acontece no Centro de Eventos de Candiota, a 4ª edição do Dandô – Circuito de Música Décio Marques. Serão anfitriões, Ederson Reis e o Coral dos Idosos, sendo recebida a cantora Beatriz Farias, de Vales Mucuri, Jequitinhonha, Minas Gerais. A entrada é 1kg de alimento não perecível. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Turismo e Restaurante Global.

Comentários do Facebook