Papo de Redação – 27 a 29/JUL/2022

PONTE DO RIO JAGUARÃO

Os prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador (que também preside o Cideja), e de Hulha Negra, Renato Machado, estiveram na manhã desta terça-feira (26), na Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (Seapa), para tratar mais uma vez de um assunto que se arrasta desde 2013 na região (foto): a construção da nova ponte sobre o rio Jaguarão, na tríplice divisa entre Candiota, Hulha Negra e Aceguá. A estrutura também beneficia Pedras Altas e Herval. O vice-prefeito de Candiota, Paulinho Brum, o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar candiotense, Claudivam Brusque, e o presidente da Câmara de Candiota, Ataídes da Silva, além da secretária executiva do Cideja, ex-vereadora de Aceguá, Liziane Jardim, acompanharam a audiência. O secretário da Seapa, Domingos Antonio Velho Lopes, a sua assessoria e o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Pablo Teixeira, recepcionaram a comitiva da região. O assunto também foi tratado na Casa Civil. Os desdobramentos das duas reuniões serão divulgados em breve.

MDB DE CANDIOTA
O MDB de Candiota, por meio do presidente do partido, vereador Adriano Revelante, está convidando filiados e simpatizantes para um jantar de confraternização do partido que governa a cidade. O encontro acontece na próxima sexta-feira (29), no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial, a partir das 19h.

CANDIDATOS DA REGIÃO
Além do atual deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e da ex-secretária de Educação bageense, Adriana Lara (PL) – que entrou na vaga deixada pelo irmão Luis Augusto Lara (PTB), que está inelegível -, também disputam uma cadeira na Assembleia Legislativa, o vereador de Bagé, Caio Ferreira (PDT); o ex-vereador bageense, professor Ricardo Cougo (PSB); o ex-vereador de Pinheiro Machado, André Kisuco (Republicanos) e o vereador pedritense Patrício Antunes (Progressistas). Para a Câmara Federal, os candidatos são todos de Bagé. O deputado Afonso Hamm (Progressistas) tenta sua quinta reeleição, tendo ainda na disputa os vereadores Lelinho Lopes (PT) e Beatriz Souza (PSB).

SENADO FEDERAL
A disputa para o Senado Federal parece que será eletrizante no Rio Grande do Sul com a oficialização do ex-governador Olívio Dutra (PT) como candidato. Até a chegada de Olívio, as pesquisas estavam apontando o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos) e a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), como favoritos. Com a inclusão de Olívio no cenário, ao que tudo indica, teremos uma eleição histórica.

MAGISTÉRIO DE BAGÉ 1

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o secretário de Educação e Formação Profissional, Omar Guilhano Soares, e o secretário de Economia, Finanças e Recursos Humanos, Cristiano Ferraz , reuniram-se com diretoras e supervisoras de escolas da rede municipal no Salão Nobre da Prefeitura (foto). O objetivo foi explicar os principais itens que envolvem o aumento do vale-alimentação para os servidores e os motivos para não realizar o reajuste do Piso Nacional do Magistério referente a 2022 (33,84%).

MAGISTÉRIO DE BAGÉ 2
Divaldo reforçou o que havia manifestado na Câmara no último dia 18: apresentou a proposta de reajuste do vale alimentação conforme os níveis de carreira dos servidores e informou que irá criar uma função gratificada (FG) para as supervisoras, no valor mensal de R$ 628,09. E que tanto o vale-alimentação quanto o reajuste de 8,5% (referente ao reajuste do Piso do Magistério em 2021) serão pagos na folha de agosto, já que a folha de pagamento de julho está fechada. Serão, ao todo, 62 novos FGs. O prefeito também confirmou o pagamento, para a folha de agosto, do reajuste de 8,5% ao magistério municipal.

IDENTIDADE NACIONAL 1

Começou a ser emitida nesta terça-feira (26), a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”. O primeiro estado a emitir a carteira é Rio Grande do Sul, seguido, posteriormente, do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.

IDENTIDADE NACIONAL 2
A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado. A nova versão servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório. O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

IDENTIDADE NACIONAL 3
Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”. A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

BIBLIOVAN EM HULHA
Está em Hulha Negra, no largo na biblioteca Nóris Paiva, em frente a escola Monteiro Lobato, o escritor portoalegrense Pedro Marodin e seu projeto BiblioVan, uma biblioteca sobre rodas. Ele já percorreu diversas cidades, incentivando a arte e a leitura. Marodin empresta livros e vende obras próprias e de diversos autores para cobrir suas despesas.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook