Papo de Redação – 27 a 31/OUT/2023

VISITA IMPORTANTE EM CANDIOTA

A presença em Candiota no último sábado (21) do mega-empresário Joesley Batista tem bastante simbolismo. Na foto, Joesley está assistindo o anúncio da doação das casas da CGT Eletrosul, no CTG Candeeiro do Pago. Junto com seu irmão Wesley, ele é o dono do grupo J&S (fundado pelo pai deles, José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro) – que é o maior grupo empresarial não financeiro do Brasil e é dona da JBS – a maior produtora de proteína animal (carne) do planeta. A J&F está presente em mais de 190 países, com mais de 278 mil colaboradores no mundo. Suas empresas atuam nas áreas de alimentos, celulose, energia, mineração, serviços financeiros, comunicação, cosméticos e higiene e limpeza.

 

VISITA IMPORTANTE EM CANDIOTA 2

Na área de energia, a J&F é dona da Âmbar Energia, que acabou de comprar a Usina de Candiota junto à CGT Eletrosul. Em Candiota, Joesley, ao lado dos diretores-presidentes da J&F e da Âmbar, Aguinaldo Filho e Marcelo Zanatta, em reunião com o ministro da Secretaria Especial da Comunicação (Secom) Paulo Pimenta e de sindicalistas, reafirmou o compromisso do grupo em dar continuidade as atividades da Usina após 2024 e também em realizar novos investimentos.

 

CIDADÃO CANDIOTENSE

Por proposição do vereador Gildo Feijó (MDB), foi concedido na última segunda-feira (23), durante sessão solene, o título de Cidadão Honorário Candiotense a Airton Luis Duarte. Técnico agrícola de formação, Airton veio de Santa Rosa para Candiota em 1988 em busca de emprego. Casado com Mara Beck, Airton constituiu família no município (duas filhas e um filho), se tornou pequeno produtor rural na localidade de Seival, sendo um dos maiores produtores de leite e sementes olerícolas da região.

E QUEM JÁ COMPROU AS CASAS DA CGT?

O TP indagou ao dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado (DPE-RS), defensor Rafael Magagnin, como ficava a situação das pessoas que já adquiriram as suas casas junto à CGT Eletrosul recentemente. Ele assinalou que por enquanto, o foco está sendo em regularizar as casas que estão com as pendências para a Regularização Fundiária Urbana (REURB) a fim das doações. “Essas outras, como já foram regularizadas, no momento não vamos mexer, mas depois, futuramente, iremos auxiliar a todos e verificar o que pode ser feito, se tivermos essa abertura com a empresa”, disse.

 

CASAS DA CGT NA TRIBUNA DO CONGRESSO

O deputado federal Dionilso Marcon (PT), parabenizou a comunidade de Candiota pela conquista por doação das casas nas Vilas Operária e Residencial. Marcon criticou o governo Bolsonaro e seus representantes aqui na região, que segundo ele, nada fizeram para que o povo trabalhador tivesse acesso. “Obrigado ao governo do presidente Lula, que disse que esses trabalhadores já pagaram várias vezes por esses imóveis, onde moram há várias décadas”, disse.

 

INCÔMODO EM CANDIOTA

O vereador Danilo Gonçalves (PT) se mostrou bastante incômodo e revolta com um comerciante de Candiota que postou, segundo ele, um comentário ofensivo nas redes sociais contra os assentados da reforma agrária. Vale lembrar que Danilo é um assentado.

 

ISENÇÕES EM CANDIOTA

O vereador Guilherme Barão (PDT), fez uma série de questionamentos na tribuna da Câmara de Candiota na última segunda-feira (23), projetos de lei de autoria do Executivo, que tratam de isenções de tributos. “Vejo projetos que chegam nesta Casa de isenção de ITBI, de Reurb para isso e aquilo, e o município tem o dever de zelar pelo recurso que é do município. Tu acaba isentando e as ações que precisam ser feitas com o recurso que entra para o município? Quem está sendo penalizado com isso? E aqueles que estão pagando corretamente, como fica? Temos que rever algumas coisas, senão esse município vai para onde? Quem paga em dia está sendo desvalorizado. Se isentar alguém, tem que devolver o dinheiro daquele que já pagou. Isso pra mim é compra de voto antecipado. E ainda querem que esta Casa aprove e eu não sou homem pra isso”, disse.

 

SORTEIO DE CASAS EM PINHEIRO

Neste domingo (29), a Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio do Conselho Municipal de Habitação, realizará o sorteio de 32 moradias populares. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Desporto, e terá início às 10h, porém os portões já estarão abertos a partir das 8h30min, com a primeira chamada às 9h15min e a segunda chamada às 9h45min.

 

SORTEIO DE CASAS EM PINHEIRO 2

Uma série de regras e medidas de segurança foram tomadas pela administração para o evento: Cada candidato poderá levar apenas um acompanhante, que deve ter 18 anos ou mais; não será permitida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhada pelos pais ou responsáveis; o sorteio será aberto exclusivamente para os inscritos e seus acompanhantes; a presença do inscrito no dia do sorteio não é obrigatória, mas é importante lembrar que mesmo ausente, ele estará concorrendo à moradia; não será permitida a entrada com armas brancas ou de fogo e  uso de bebida alcoólica no local.

 

SORTEIO DE CASAS EM PINHEIRO 3

O sorteio reserva vagas para mulheres chefes de família (seis moradias), pessoas com deficiência (três moradias) e idosos (uma moradia). Os candidatos não contemplados nas vagas preferenciais farão parte do sorteio de ampla concorrência (22 moradias). “O processo de sorteio será transparente e justo, com a utilização de três globos. Durante o sorteio, serão convidadas 10 pessoas da plateia para auditar e acompanhar o processo. Após o sorteio de cada moradia, os números retornarão para dentro do globo, garantindo a continuidade do processo. No caso de sorteio de uma centena já contemplada, será realizado um novo sorteio”, destaca uma nota publicada pela Prefeitura nas redes sociais. Os detalhes do sorteio, incluindo a numeração dos candidatos, podem ser conferidos no edital disponível site da Prefeitura (www.pinheiromachado.rs.gov.br).

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook