Papo de Redação – 27/JAN a 02/FEV/2023

DECRETO DE ESTIAGEM EM CANDIOTA


Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, foi publicada, no Diário Oficial da União, a homologação do Decreto de Situação de Emergência devido a estiagem em Candiota. O coordenador da Defesa Civil no município, Flávio Sanches, explica que com a homologação a cidade está habilitada para receber recursos e ajuda humanitária para amenizar os efeitos que assolam o município.

DECRETO DE ESTIAGEM EM CANDIOTA 2
Sanches destaca que o poder público vem desde dezembro de 2022 promovendo a distribuição de água para consumo humano na área rural, utilizando um caminhão pipa e a camionete da Defesa Civil do município. “A homologação do decreto por parte do Estado é muito importante, pois além de prejuízos na bacia leiteira, as lavouras de soja e milho já apresentam perdas consideráveis, em alguns casos perdas de até 80% das lavouras devido a falta de chuvas”, salienta o coordenador.

DECRETO DE ESTIAGEM EM CANDIOTA 3
O prefeito Luiz Carlos Folador reforça que o município está buscando auxiliar as famílias da zona rural com a distribuição de água para o consumo humano e, por meio da Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar efetuando a limpeza de açudes e bebedouros para os animais. “Estamos juntamente com a nossa equipe fazendo o máximo possível para auxiliar todos que necessitam de apoio devido a estiagem que assola o município e região. Conforme o laudo com estimativa de perdas referente a estiagem 2022/2023, elaborado pela Emater, os dados levantados até a primeira semana de janeiro deste ano, mostram uma estimativa de perdas para os principais produtos agropecuários do município de mais de R$ 29 milhões. Agora com a homologação do Decreto de Emergência pelo Estado, vamos seguir trabalhando muito para amenizar a situação atual”, destaca Folador.

MUDANÇAS EM CANDIOTA


As mudanças em Candiota podem não parar apenas na Secretaria de Obras, segundo o TP apurou. A vereadora Hulda Alves (MDB) está sendo cogitada para assumir uma nova Secretaria de governo. Caso se confirme, pois ainda faltam questões burocráticas a serem resolvidas, muda a configuração na Câmara, entrando Andréia Rangel, que é a 3ª suplente do MDB. Como já há um titular fora do Legislativo, o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, e o 1º suplente é o atual secretário de Cultura, Diego Lima, quem está atuando é o 2º suplente, Adriano Revelante e por isso quem entraria no lugar de Hulda, é a 3ª suplente.

OBRAS EM CANDIOTA
Falando em Secretaria de Obras de Candiota, já é sem tempo de se começar a pensar em mudar aquela estrutura para a sede do município. Alguém já calculou o custo de se ter uma Secretaria de Obras distante 10km do centro da cidade?

MÉRITO FARROUPILHA EM CANDIOTA
O vereador Gildo Feijó (MDB) está propondo, via decreto legislativo, que este ano, durante a Semana Farroupilha, a homenagem de Mérito Farroupilha seja oferecida a Pedro Roberto Azambuja Pereira, o Peco. Todos os anos, a Câmara entrega a distinção a alguém que se destacou meio tradicionalista.

ANIMAIS EM CANDIOTA
O vereador Adriano Revelante (MDB) propôs e foi aprovada a alteração da lei que pune proprietários de animais que estejam em vias públicas, endurecendo mais a legislação neste sentido. Foi alterado o artigo 5º da lei municipal 1798/2017. Com a alteração, os proprietários de animais em locais públicos, atados ou soltos, e que forem recolhidos pelo município, possuem cinco dias para a retirada, com pagamento de multa e diárias. Caso contrário, os animais serão leiloados, sem isenção dos encargos.

DEPUTADO MARCON
O deputado federal Dionilso Marcon (PT) estará visitando a região neste fim de semana. Nesta sexta-feira (27), ele terá um dedo de prosa no jornal Tribuna do Pampa.

SESSÃO NA FEOVELHA
A Câmara de Pinheiro Machado, como faz tradicionalmente, realiza nesta sexta-feira (27), no Parque Charrua, uma sessão itinerante durante a 39ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha).

CANTO MOLEQUE
Como a coluna adiantou recentemente, a Prefeitura de Candiota confirmou a realização do 25º Canto Moleque da Canção Gaúcha agora em 2023.

COMPARSA
A Prefeitura de Pinheiro Machado e isso foi umas das promessas do atual prefeito durante a campanha política, deve retomar a Comparsa da Canção Nativa. Infelizmente ela não será, ao menos por enquanto, em conjunto com a Feovelha, como sempre foi a tradição.

CÁSSIO
Ficou evidente pelos pronunciamentos dos demais vereadores e vereadoras de Pinheiro Machado, durante a posse de Cássio Câmara como presidente do Legislativo, na última terça-feira (24), de que ele possui carisma e respeito de seus pares.

HOMENAGEM EM PINHEIRO


Por sua assiduidade nas sessões da Câmara de Pinheiro Machado, assim como outros cidadãos, na sessão que abriu os trabalhos legislativos na cidade na última terça-feira (24), foi homenageado Rui Carlos Viegas. O cerificado foi entregue pela vereadora Laura Ratto (MDB).

ELEIÇÕES 2024
Ainda falta algum tempo, mas menos de dois anos, para as eleições municipais de 2024. Os movimentos ainda são muito cautelosos, mas eles já existem em todas as cidades da região. Vale lembrar que apenas Bagé e Hulha Negra não terão candidatos à reeleição.

SECA EM HULHA
O vereador e presidente da Câmara de Hulha Negra, Luis Gustavo Dias, o Baixinho (Progressistas), foi procurado esta semana por um grupo de cerca de 30 produtores oriundos dos assentamentos do município. Segundo Baixinho, eles estão sofrendo com a falta de chuvas. Com a presença do prefeito em exercício, Igor Canto, e da secretária de Agropecuária, Janice Silveira que prontamente se dispuseram a dialogar com o grupo, foi exposta a situação complicada que estão vivendo em função da estiagem, quando pediram ações para diminuir os prejuízos e amenizar os efeitos.

SECA EM HULHA 2
Conforme relatou Baixinho ao TP, os produtores pediram alternativas como por exemplo a limpeza dos açudes, além de soluções para a falta de água para consumo humano. “A nossa preocupação é que se aproveite este período seco e já estamos atrasados, para a limpeza dos açudes, para quando a chuva voltar se poder armazenar uma maior quantidade”, assinala o vereador. Conforme Baixinho, Igor informou que dentro de dois dias o caminhão-pipa estará disponibilizado para o fornecimento da água e assim que for liberado o decreto de calamidade pelo Estado, será possível a limpeza dos açudes.

VALE ATRASADO EM PINHEIRO
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda, nos últimos três meses (novembro, dezembro e janeiro) já efetuou o pagamento de R$ 504 mil referente ao vale-alimentação atrasado dos anos 2017 a 2020. Segundo o prefeito Ronaldo Madruga, esse é o resultado do esforço da gestão municipal que vem trabalhando com austeridade para manter o equilíbrio fiscal e deixar as contas em dia.

1ª GINCANA ECOLÓGICA EM PINHEIRO


Em Pinheiro Machado teve a descida do Camaquã que atraiu turistas para a cidade. De forma inédita, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente promoveu no último final de semana a 1ª Gincana Ecológica da Descida do Camaquã. A atividade tinha como objetivo principal, recolher materiais recicláveis que estavam jogados pelo trajeto da descida. Foram coletados aproximadamente 100 itens como garrafas pet, latinhas de alumínio, papelão e restos de rede de pesca.

DESCIDA NO ARROIO CANDIOTA
Estão abertas as inscrições para a Descida de Caiaque no Arroio Candiota. O evento acontece no dia 12 de fevereiro, a partir das 9h. O local de saída será na ponte da João Emílio e a chegada será no Clube Náutico. As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de fevereiro. A Descida Arroio Candiota é uma realização da Prefeitura de Candiota, Tribo do Caiaque e Secretaria de Turismo, com apoio da empresa Seival Sul Mineração (SSM) e Clube Náutico e Pesca de Candiota. Para cada pessoa que realizar a inscrição, a empresa SSM fará uma doação de kit de material escolar para a rede municipal de ensino. Informações e inscrições através do contato (53) 99991-5947.

Comentários do Facebook