Papo de Redação 28/6/2019

CARVÃO NOS UNE 1
A foto mostra a unidade regional, estadual, nacional e até internacional em torno do carvão mineral. Foi durante um almoço na Hospedaria da CRM, no centro de Candiota, no início desta semana, quando do relançamento pela Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e do Polo Carboquímico. Aliás, nos meios políticos se tem dito que o ‘carvão nos une’. Na imagem está o prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT); o secretário adjunto estadual de Infraestrutura e Logística, Paulo Roberto Dias Pereira; o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan; o presidente da Ouro Negro e ex-prefeito de Pedras Altas, Silvio Marques Dias Neto, que está ao lado do atual prefeito predrasaltense Bebeto Perdomo (PSB); o consultor de Desenvolvimento de Projetos da Vamtec (empresa que busca implantar uma indústria carboquímica em Candiota), José Paulo Amaro; representantes da Sepco1 (empresa chinesa sócia no projeto da UTE Ouro Negro), o ex-prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador e o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Aldo Meneguzzi Júnior.

CARVÃO NOS UNE 2
Além dos que aparecem na foto, naquele dia, estavam sob a bandeira do carvão mineral, os deputados estaduais Fábio Branco (MDB) e Luiz Fernando Mainardi (PT); o deputado federal Afonso Hamm (Progressistas); todos os vereadores de Candiota; vereadores de Pedras Altas; o prefeito de Pinheiro Machado Zé Antônio; o presidente da Câmara de Pelotas, Fabrício Tavares (PSD) e o prefeito de Jaguarão, Flávio Telis (MDB), entre outras tantas lideranças de Candiota e região.

MISSA EM CANDIOTA
Neste sábado (29), a partir das 16h, na igreja Santa Rosa de Lima, na localidade de Seival, em Candiota, acontece a missa de um mês de falecimento do ex-vereador e primeiro presidente da Câmara candiotense, Gregório Ferreira, que faleceu no último dia 29 de maio aos 90 anos. A família antecipa agradecimentos pelo comparecimento.

ENCONTRO DO BANRISUL EM HULHA
Através de uma iniciativa entre o Banrisul, Emater e a Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra, está agendado para este sábado (29), uma reunião na Casa do Banrisul, anexo ao ginásio municipal com os produtores das agroindústrias do município. O encontro inicia às 10h30 e se encerra com um almoço. A pauta são as soluções da Vero para todo o tipo de negócio, o convênio com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz RS) – onde o produtor pode emitir a nota fiscal eletrônica a partir da utilização do certificado digital que já possui no seu cartão múltiplo – e uma prévia do Plano Safra que será lançado em breve.

AVENIDA EM HULHA
Com a finalidade de não danificar o novo calçamento da avenida Getúlio Vargas, em Hulha Negra, que está em fase final de conclusão, o vice-prefeito Igor Canto, que atualmente também está atuando como responsável pelas estradas durante as férias do servidor Luis Gustavo, o Baixinho, informou ao TP a realização de um desvio na via. O novo acesso seria por traz do posto de combustíveis, ligando a Sede do município com a Trigolândia e demais comunidades do interior. Conforme o gestor, a obra já sofreu danos e o desvio se faz necessário até que seja realizada a obra do outro lado da avenida.

PROFESSOR TEMPORÁRIO ESTADUAL
O cadastro para professores temporários da Rede Estadual de Ensino (REE) está aberto. Os interessados terão até o dia 7 de julho para a o preenchimento dos dados, pela internet, por meio do Portal do Professor.O cadastro é específico para candidatos à função de Docente na Educação Básica, em caráter temporário. A relação de candidatos cadastrados, por município e componente curricular/disciplina, será publicada no DOE até o dia 15 de julho de 2019. Para efetuar a inscrição, o interessado deverá possuir formação em curso de licenciatura plena, com comprovante de colação de grau em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Uma vez atendido esse pré-requisito, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do Portal do Professor, onde será disponibilizada a ficha de cadastramento. Depois, será necessário acessar o link para cadastramento de professor e seguir as instruções que constarão na tela para a conclusão do cadastro.

DE RENGUEAR CUSCO
Que Pinheiro Machado é uma das cidades mais frias do Brasil, isso já ninguém mais duvida. A Terra da Ovelha entrou definitivamente para o mapa do frio depois que uma iniciativa de jovens meteorologistas e estudantes da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instalaram três estações de monitoramento no município: Parque Charrua, Passo dos Pires e Serra dos Veleda. Também eles fundaram a Sigma Meteorologia. Na madrugada desta quinta-feira (27), os termômetros marcaram 5,6 graus centígrados abaixo de zero em Pinheiro Machado. Já na noite anterior, a marca foi de 1,7 graus negativos. Em toda a região houve formação de geada e temperaturas negativas nesta quinta.

CÂMERAS EM PINHEIRO
Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Cabo Adão (PSDB) mais uma vez mostrou descontentamento com o Poder Executivo. O parlamentar se referiu ao projeto de videomonitoramento apresentado pelo presidente da Casa, Mateus Garcia (PDT) – que disse ter sido visto com bons olhos pelo prefeito Zé Antônio. Sobre a proposta, Cabo Adão lembrou que já havia sido protocolada por ele no ano anterior. “Tudo bem que agora seja conquistado através do meu colega, pelo bem da população, e que o Executivo seja a favor do que naquela época nem deu bola”, disse.

SALÁRIOS EM PINHEIRO
De acordo com a Secretaria da Fazenda de Pinheiro Machado, a terceira parcela do pagamento dos funcionários públicos municipais – ativos, inativos e pensionistas – para aqueles que ainda têm para receber referente ao mês de abril, está confirmada para a próxima terça-feira (2).

Comentários do Facebook