Papo de Redação – 28 a 31/OUT/2022

A APREENSÃO VOLTOU 1
A revelação dos novos valores dos imóveis da CGT Eletrosul e que o processo de venda está prestes a iniciar, foi trazido na noite desta quarta-feira (26) pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RS), durante uma reunião com lideranças de Candiota. O anúncio acabou fazendo voltar a apreensão no município. A queda significativa dos valores dos imóveis – que estão valendo agora em muitos casos, dois terços a menos do que estavam cotados quando foi anunciado um leilão em 2021, assim mesmo tem muita gente apavorada porque não possui o recurso de imediato para a compra.

A APREENSÃO VOLTOU 2
O prefeito Luiz Carlos Folador, que pediu desculpas aos defensores por uma situação desagradável de não ter organizado uma reunião com toda a comunidade na noite desta quarta, já expressou ao TP que 90% da comunidade não terá os recursos para a compra. Folador assinala o momento difícil econômico que passa o país e a cidade, que impedem as aquisições, mesmo os valores sendo atraentes. Há situações em que o morador ainda paga um financiamento da chamada compra de chaves e agora teoricamente teria que desembolsar no mínimo 20% do valor do imóvel como entrada e mais prestações mensais ou se submeter a um financiamento bancário num tempo de juros altos.

A APREENSÃO VOLTOU 3
A incerteza sobre o futuro da moradia para centenas de pessoas está de volta. Outra situação que está sendo levantada pela comunidade, é que o município vive outra apreensão, que a descontinuidade dos investimentos para o uso do carvão, gerando assim incertezas também sobre o futuro econômico da cidade. Neste sentido, um investimento, mesmo que com preços relativamente em conta, se torna temerário pela insegurança do momento.

A APREENSÃO VOLTOU 4
Outra situação trazida pela comunidade é o tempo exíguo para a tomada de decisão, pois a CGT Eletrosul coloca como prazo para assinatura dos contratos até meados de dezembro deste ano. O que as pessoas têm colocado é que novamente será necessária uma luta e debate coletivos para superar este novo período de agonia e muita apreensão.

CAUSA ANIMAL EM PINHEIRO
A vereadora, presidente da Câmara e militante da causa animal, Laura Ratto (MDB), assinalou que finalmente o município vai conseguir utilizar o recurso de uma emenda do deputado Giovane Feltes (MDB) que foi destinada para a causa dos animais.

CAUSA ANIMAL EM PINHEIRO
A vereadora, presidente da Câmara e militante da causa animal, Laura Ratto (MDB), assinalou que finalmente o município vai conseguir utilizar o recurso de uma emenda do deputado Giovane Feltes (MDB) que foi destinada para a causa dos animais.

TORNEIO DE BASQUETE EM PINHEIRO
O gabinete do vereador Éliton Rodrigues (MDB), está organizando um torneio de basquete em trio no próximo dia 27 de novembro, tendo por local Pracinha de Esportes, que deverá receber reparos feitos com parcerias.

EMOÇÃO EM PINHEIRO 1

O vereador Cássio Garcia, do Progressistas, (foto), se emocionou esta semana na tribuna da Câmara ao lembrar da luta do pai, o saudoso Carlos Eduardo Irigoen Garcia, o Funfa, contra um câncer de pulmão, dentro do espírito da sessão da última terça-feira (25), que foi o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama. Vice-prefeito da cidade na época, Funfa sempre que pode, ajudou pacientes da doença, antes de ele mesmo adoecer. Como prova disso, a palestrante Rosane Vaz lembrou o quanto Funfa foi decisivo para que ela buscasse tratamento externo para o seu câncer de mama em 1997.

EMOÇÃO EM PINHEIRO 2
O vereador lembrou que um dia recebeu um telefonema de que o médico que tratou do pai, José Carlos Camargo, estava no restaurante Quitandinha, no centro da cidade e queria vê-lo. Segundo o médico, ele havia prometido a Funfa que um dia visitaria Pinheiro Machado, pois a forma como ele se referia a cidade e dizia querer se tratar logo para voltar era comovente. Um pelego presenteado por Funfa ao médico, segundo Cássio, está guardado numa redoma de vidro na fazenda dele em Rosário do Sul e quando o perguntam porque, ele diz que pertencia a um dos seus pacientes que mais lutou para viver, na tentativa de vencer o câncer.

PADARIA EM PINHEIRO

O vereador Renato Rodrigues (PSDB), parabenizou o governo municipal pela volta do projeto Padaria Comunitária. Ele destacou que muitas vezes a produção da padaria é muito importante para que muitas pessoas matem a fome.

DIA DO SERVIDOR EM PINHEIRO
Em Pinheiro Machado, o governo municipal promoverá um churrasco de confraternização para os servidores municipais, em comemoração ao dia do servidor público, celebrado em 28 de outubro. No entanto, o churrasco acontece no próximo sábado (5), no CCTG Lila Alves, a partir das 11h. Logo após, a partir das 15h será realizado um mini fandango liberado para os servidores e familiares. A atividade será feita com patrocínio de empresas locais.

DESCONTO NO IPVA
Proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e que solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal podem obter desconto no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023. A soma de notas fiscais para obter o desconto do Bom Cidadão se encerra no dia 31 de outubro. Quem tiver 150 notas fiscais com CPF ou mais até essa data vai garantir 5% no pagamento do tributo. Contribuintes que obterem entre 100 e 149 notas com CPF garantem 3% de desconto. Para quem acumular entre 51 e 99 notas fiscais, o benefício é de 1%. O desconto é válido para o pagamento antecipado, para o pagamento parcelado ou ainda conforme o número final da placa do veículo.

VISITAS AO CASTELO DE PEDRAS ALTAS

A família Segat anunciou em suas redes sociais que está aberta a agenda de visitação do mês de novembro ao Castelo de Pedras Altas. As visitas seguem acontecendo apenas na área externa do castelo, já que o castelo deve passar por uma reforma antes de abrir as portas. As visitações são guiadas pelo proprietário Luiz Carlos Segat, que faz uma explanação sobre a história do local. As datas disponíveis são de 10 a 12 de novembro, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. O valor de ingresso é de R$ 100 por pessoa. Quem tiver interesse deve agendar por meio das redes sociais do castelo. Lembrando que todo o recurso obtido é revertido em prol da manutenção do local.

FEIRA EM CANDIOTA
Estão abertas até o dia 15 de novembro, as inscrições para a Feira de artesanatos, cultura e gastronomia, promovida pelo Rancho da Arte, no dia 11 de dezembro, em Candiota. O evento será no CTG Luiz Chirivino, na sede do município e contará com exposição de feirantes e um desfile de vestuário e acessórios. Mais informações sobre as inscrições podem ser feitas através do telefone (53) 984264010 com Nora Ortiz.

CANDIOTA ZERA CASOS ATIVOS DE COVID-19
Após mais de um ano, Candiota volta a zerar os casos ativos e suspeitos de Covid-19. A última vez que aconteceu foi em 24 de agosto de 2021. Durante todo período de pandemia, o município zerou os casos apenas quatro vezes. A informação foi repassada pela Prefeitura na quinta-feira (27). Hoje o município contabiliza 3182 casos confirmados e 18 óbitos.

ROUBO EM CANDIOTA
Dois indivíduos encapuzados e armados de faca, roubaram uma quantia em dinheiro (não foi revelado o valor) de um estabelecimento comercial na sede de Candiota. Segundo a Polícia Civil, uma atendente sofreu violência, porém sem maiores consequências, porque os assaltantes interpretaram que ela não obedecia todas às suas ordens. A ação aconteceu na tarde do último dia 24. A Polícia já tem uma linha de investigação sobre o caso.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook