Papo de Redação – 28/AGO a 3/SET/2021

PERTURBAÇÃO EM CANDIOTA 1

Esta semana, já com desdobramentos práticos, o prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador se reuniu com Comando Regional de Policiamento da Brigada Militar (CRPM). A reunião, que teve a presença do tenente-coronel Kleiton Renan (comandante regional), do capitão Patrique Rolim Marques (comandante do Esquadrão) e do sargento Jefferson de Souza (comandante do Pelotão local), teve como principal objetivo se debater ações relacionadas às últimas ocorrências de perturbação do sossego público na cidade.

PERTURBAÇÃO EM CANDIOTA 2
Segundo Folador, são inúmeras as ligações que se tem recebido de moradores que se dizem incomodados com determinadas ações em vias públicas, muitas vezes nas proximidades das residências e em horários avançados. Ficou definido que, a partir deste sábado (28), todos finais de semana, o município irá receber um reforço no policiamento, tanto na zona urbana quanto no meio rural. “Daremos todo o apoio necessário para a gloriosa Brigada Militar desempenhar suas funções de proteção e auxílio aos munícipes”, assinalou Folador. Participaram ainda da reunião o vice-prefeito Paulinho Brum, o responsável pelo Trânsito e Segurança Pública do município, Flávio Sanches e do secretário Geral de Governo, Graciano Pereira.

VISITA EM CANDIOTA

Na última quinta-feira (19), o vereador Diego Lima (MDB), acompanhou o deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB), em visita nas instalações da Seival Sul Mineração (SSM), em Candiota (foto). Também participaram os vereadores Gildo Feijó (MDB) e Marcelo Gregório (PSDB), juntamente com o vice-prefeito Paulinho Brum (PSDB), o chefe de Gabinete da Prefeitura, Murilo da Luz e diretores da empresa. O deputado Zanchin é o relator do polêmico projeto de lei nº 337/2019, de autoria do deputado Fernando Marroni (PT), que proíbe novas concessões para mineração de carvão no RS. O vereador Diego Lima agradeceu o deputado e sua equipe pela visita e disse esperar um bom retorno em relação ao PL. Na sessão da Câmara esta semana, ele destacou que segue em contato com Zanchin, e que acredita que o parecer será desfavorável ao projeto de Marroni, pois o carvão, defende o vereador, é a maior riqueza do município e a população precisa dele para sobreviver.

GASOLINA EM BAGÉ 1

Esta semana, uma entrevista ao vivo no programa Rio Grande Record (foto), feita num posto de combustíveis de Bagé, viralizou na internet e também foi notícia nos principais veículos de comunicação do país. A repórter perguntou a uma mulher que estava abastecendo seu carro, o que ela estava achando do preço da gasolina, no que ela respondeu: “Está cara. Graças ao Bolsonaro, está cara”. A repórter faz outro questionamento: “O que que faz neste momento, enche o tanque igual?”, e a mulher responde: “Faz o impeachment do Bolsonaro”.

GASOLINA EM BAGÉ 2
Meio desconcertada, a repórter agradeceu a participação da entrevistada e voltou a falar com a apresentadora do telejornal. “Muito obrigada pela participação. Tá caro, né? E agora eu acho que a solução mesmo é andar de bicicleta ou achar um outro jeito aí”.

TRETA EM BAGÉ
Segundo o site Em Pauta Bagé, a ex-secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Adriane Simões Pires teve sua saída à frente da pasta motivada por um desentendimento com o vice-prefeito, Mário Mena Kalil. Ela deixou a função na última terça-feira (24), depois de quatro meses. “São visões diferentes. Não compactuei com algumas ações e determinações do vice-prefeito, que tem muita influência na Secretaria. Apresentei algumas situações que não estava aprovando e acabei exonerada”, disse. Mena Kalil disse que após a posse do novo secretário, vereador Michelon Apoitia, iria se manifestar.

CHUVA EM BAGÉ
As chuvas dos últimos dias foram muito bem-vindas na Rainha da Fronteira e na região. Em agosto, até o momento, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 91,9 milímetros de precipitação. Porém, o índice ainda não alcançou a média histórica do mês, que é de 120,6 milímetros. Com a precipitação, a barragem da Sanga Rasa (foto) obteve uma boa recuperação, ficando apenas 0,70 m abaixo do normal. Já as barragens do Piraí e Emergencial estão no nível máximo. A equipe técnica do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) avaliará, nos próximos dias, o prognóstico de chuvas para o próximo trimestre, a fim de decidir sobre a manutenção do racionamento preventivo de 6 horas, que está sendo realizado durante a madrugada. O objetivo é manter um cenário favorável de armazenamento de água para a primavera e verão.

CIDADÃO EMÉRITO DE BAGÉ
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, que é deputado federal eleito pelo RS, será agraciado pela Câmara de Bagé com o título de Cidadão Emérito Bageense. A autoria da homenagem é do vereador Rodrigo Ferraz (DEM). Na votação ocorrida esta semana, as bancadas do PT e PSB votaram contra e o PDT se absteve. Onyx é cotado para ser candidato a governador em 2022. Não há ainda uma data para o evento de entrega da honraria.

CENSURA PRÉVIA 1
A RBS TV se pronunciou esta semana, que uma reportagem sua, sobre a delação premiada feita por um empresário ao Ministério Público, está sob censura prévia. Conforme a emissora, o desembargador Jorge André Pereira Gailhard, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, manteve na última terça-feira (24), a proibição da divulgação da reportagem determinada por uma liminar emitida no dia 21.A juíza Karine Farias Carvalho, da 18ª Vara Cível da comarca de Porto Alegre, havia impedido, em sua decisão, qualquer divulgação jornalística, por qualquer meio que seja, de informações ou vídeos. A RBS havia recorrido dessa decisão. A proibição se mantém até que a Justiça decida se recebe ou não a denúncia feita pela promotoria, que está em análise. A RBS disse estudar as medidas cabíveis para levar as informações ao público, não tendo divulgado sequer ao que a delação de referia.

CENSURA PRÉVIA 2
Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) informaram que “protestam contra a repetição de casos de censura prévia aplicada pela Justiça brasileira, em total desacordo com o que determina a Constituição.

ZOONOSES EM PEDRAS ALTAS
Está em andamento através da Secretaria de Saúde de Pedras Altas, a organização para que seja colocado na prática, o projeto zoonoses, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. O projeto que visa o controle populacional e bem estar animal surgiu a partir de um anteprojeto do vereador Arildo Madruga Medeiros (Progressistas). Conforme já noticiado pelo TP, deverá funcionar em parceria com a Secretaria de Saúde de Pinheiro Machado.

Comentários do Facebook