Papo de Redação – 28/MAI a 3/JUN/2022

MOBILIZAÇÃO PELO CARVÃO 1
Como todos sabem, o TP tem como bandeira e slogan o desenvolvimento regional. É nosso compromisso. E quando se fala em desenvolvimento para a região não tem como não falar em carvão mineral. O jornal publicou no último sábado em matéria de capa, as incertezas e as apreensões que a possibilidade de fechamento da Usina de Candiota (Fase C) trazem.

MOBILIZAÇÃO PELO CARVÃO 2
Nesta edição, seguimos fazendo a nossa parte, quando publicamos um conjunto de artigos sobre o tema, que começa com nosso Editorial, passa pelo nosso colunista e ex-prefeito de Hulha Negra, Marco Antônio Ballejo Canto e tem ainda o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan e o diretor-presidente do projeto da UTE Ouro Negro e ex-prefeito e Pedras Altas, Sílvio Marques Dias Neto.

ITBI EM CANDIOTA 1
A Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota aprovou recentemente por unanimidade, um projeto de lei já sancionado pelo prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), que baixa a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2%. A medida possui validade por 90 dias. O prefeito reforçou que o seu governo tem dado ênfase ao aumento da arrecadação sem que isso represente aumento de tributos, pelo contrário, como é o caso da redução do ITBI.

ITBI EM CANDIOTA 2
O ITBI é pago quando se faz compra ou venda de imóveis com registro em cartório. Muitas pessoas acabam não fazendo as devidas transferências, muitas vezes para escapar do pagamento de impostos, porém correndo riscos de não ter devidamente legalizada a aquisição. A diminuição do ITBI tem como objetivo justamente estimular que se faça tudo dentro dos conformes.

COMUNICAÇÃO EM CANDIOTA 1
A Câmara de Candiota melhorou bastante sua interlocução com a comunidade quando começou a fazer as transmissões ao vivo pela internet (Facebook basicamente) de suas sessões ordinárias e das reuniões das comissões técnicas. Mas ainda está muito distante de ter um conjunto de ações na área de comunicação social (e isto é histórico). A começar pela página de internet (site), onde não se encontra, por exemplo, ao menos os projetos de lei que estão em tramitação ou que foram aprovados. E nem se fala que não há uma só notícia publicada.

COMUNICAÇÃO EM CANDIOTA 2
Em raras vezes durante os 30 anos de existência do Legislativo candiotense, se teve preocupação com esta área. Que se lembre, jamais houve um departamento ou setor estruturado, apesar da Câmara ter três diretorias, o que não é pouca coisa. Aliás, na área de jornalismo pode até se fazer concurso público, se quiser (vide Câmara de Bagé, que tem vários jornalistas concursados).

COMUNICAÇÃO EM CANDIOTA 3
É claro que esta despreocupação com a comunicação reflete na atuação dos vereadores e vereadoras. O fato que se depreende é aquele de sempre, uma distância quilométrica entre a população e a atuação legislativa. Mas em Candiota, essa parece ser uma filosofia, basta ver que o prédio da Câmara fica a 13km da sede do município, portanto, longe de onde a maioria das coisas acontecem na cidade.

UNDIME ASSUDOESTE

Os responsáveis pelas pastas de Educação dos municípios pertencentes da regional Assudoeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime) se reuniram, em Dom Pedrito, com o objetivo de realização da eleição entre os sete municípios para definir o novo presidente e vice-presidente da regional para o biênio 2022/2023. A então presidente, secretária de Educação de Hulha Negra, Adriana Delabary, conduziu a reunião, onde foram tratados assuntos referentes a dificuldade no retorno das aulas presenciais, como falhas de aprendizagem, motricidade e outras sequelas do período de isolamento social, problemas comuns a todos os municípios. Logo depois, dessa troca de experiências, se deu início a eleição da nova presidência, onde Marco Antonio Rodrigues, titular da Educação em Dom Pedrito, foi eleito para conduzir a Undime Assudoeste, por dois anos. Como vice-presidente os presentes elegeram o secretário de Educação de Caçapava do Sul, Aristides Costa.

CONCURSO CULINÁRIO

urante a 17ª Festa Internacional do Churrasco, ocorrida recentemente em Bagé, a produtora de Hulha Negra, Rubia Debus Stafford Brender, da estância Costa do Quebracho, conquistou o 1º lugar no concurso culinário. Ela apresentou um barbecue (molho) de butiá, acompanhamento para carnes bovinas. Conforme a produtora, a idéia era inovar com um produto típico, por isso o uso do butiá. Ela também destacou a oportunidade de divulgação do turismo rural aliado a gastronomia típica e única da região.

DEFESA CIVIL DE CANDIOTA

Nesta semana, a Defesa Civil de Candiota, que tem a frente o coordenador Flávio Sanches, recebeu um veículo para as atividades no município. A caminhonete foi cedida pela CGT Eletrosul através de um convênio com o município. A entrega oficial ocorreu na sede da empresa, em Florianópolis, pelo presidente Antônio Carlos Krieger. Está marcada para a segunda-feira (30), a apresentação oficial do veículo ao prefeito Luiz Carlos Folador.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook