Papo de Redação – 28/MAR/2024

ÚLTIMA SESSÃO EM CANDIOTA

Os vereadores Adriano Revelante e Jonas Morais, que são segundo e terceiros suplentes do MDB, participaram esta semana da última sessão ordinária, pois já na próxima segunda-feira (1º de abril), devem retornar para a Câmara os titulares Fabrício Moraes (atual secretário de Saúde) e Hulda Alves (atual secretária de Políticas Públicas para a Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial).

 

CPI EQUATORIAL

Os vereadores de Candiota são unânimes em dizer que a Assembleia Legislativa do RS precisa abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Equatorial Energia – grupo privado que assumiu a concessão da distribuição de energia elétrica para 78 municípios, incluindo a nossa região, Porto Alegre e o litoral norte. Falta apenas uma assinatura para a proposta da bancada do PT ser protocolada na AL-RS.

 

CPI EQUATORIAL 2

A Câmara de Bagé deverá instalar em breve uma CPI para investigar o serviço prestado pelo concessionária na maior cidade da região. Uma CPI já está em andamento em Porto Alegre. A iniciativa deve estimular que mais câmaras façam o mesmo na área de concessão.

 

POLARIZAÇÃO EM BAGÉ

             

  A polarização que se vê ainda bem forte no Brasil, vai se repetir em Bagé de forma bem explícita. De um lado o ex-prefeito e deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) deverá ser mesmo o candidato da oposição e aliado do presidente Lula e de outro o vereador e ex-vice-prefeito de Hulha Negra, Ronaldo Höesel será o candidato do PL – partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

PESSIMISMO EM CANDIOTA

O vereador Guilherme Barão, que é pré-candidato a prefeito pelo PDT, fez uma avaliação bem pessimista de Candiota na sessão da Câmara desta semana. Segundo ele, não há muito o que comemorar nesses 32 anos de município. Ele falou sobre a situação da Usina de Candiota (agora de propriedade da Âmbar Energia), que segue com o impasse de ainda não ter aprovada uma legislação federal que garanta a sua continuidade, ou seja, os contratos de venda de energia vencem no final deste ano; a questão da situação da falta de energia elétrica e as pessoas passando necessidades com o serviço prestado pela Equatorial, além da dívida, conforme ele, retratada numa planilha do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que a Prefeitura deixou em 2023 em restos a pagar de mais de R$ 6 milhões, bem como, o município ser um dos últimos da Metade Sul em investimentos comparado a sua arrecadação. “Nesse 32º ano, que é o aniversário, se analisarmos, não temos o que comemorar”, disse.

 

PRÉ EM PINHEIRO

O prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) anunciou recentemente em postagem nas redes sociais, que é pré-candidato a reeleição em Pinheiro Machado, assim como seu vice Rogério Moura (Republicanos). “Pé na tábua e Deus no comando”, escreveu.

 

PRÉ EM PINHEIRO 2

Também como já escrito aqui, a oposição ainda não definiu quem irá se contrapor a Ronaldo. Conversando com uma importante liderança oposicionista, esta garantiu ao jornal que haverá uma candidatura. Alguns ainda alimentam a esperança que o ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) seja candidato, porém essa probabilidade é praticamente descartada pela impossibilidade jurídica dele.

 

CENÁRIO EM PEDRAS

O rompimento do Progressistas com o governo do prefeito petista Volnei Oliveira traz um novo cenário eleitoral para Pedras Altas, que até então era imaginável. Se trabalhava até com a hipótese de que Volnei seria candidato único nas eleições deste ano.

 

CENÁRIO EM PEDRAS 2

Os analistas de plantão ainda enxergam Volnei como favorito, pois além de ser do maior partido do município, é o atual mandatário. Entretanto, aquele mar de tranquilidade que se desenhava para ele não existe mais, sendo, segundo informações, já construída uma candidatura de oposição.

 

CENÁRIO EM HULHA

O cenário eleitoral em Hulha Negra parece totalmente aberto depois que o PSB lançou o atual vice-prefeito como pré-candidato à Prefeitura, e o PL a vereadora Tanira Ramos. O PT tem três pré-candidatos (o ex-prefeito Fernando Campani, o vereador Volnei Manfron e o líder sem-terra Marino De Bortoli). Progressistas e PDT, que governam a cidade ainda não definiram, sendo que a indicação do candidato cabe ao PDT.

 

CENÁRIO EM CANDIOTA

Para os analistas de plantão, o cenário eleitoral de Candiota já está fechado com a candidatura de Luiz Carlos Folador (MDB) à reeleição com contraposição do ex-prefeito Adriano dos Santos (PT).

 

PISTA DE CAMINHADA EM PINHEIRO

A Prefeitura de Pinheiro Machado deu início à construção de uma pista de caminhada na avenida Protásio Alves, com uma área total de 3.184,65 m². Este projeto representa um investimento significativo de R$ 203.550,15 mil. A escolha da avenida como local para esta iniciativa foi estratégica, considerando sua importância como uma das vias principais da cidade, bem como pela extensão da via que oportuniza um percurso adequado para caminhadas e corridas. O principal objetivo, segundo o Executivo, é oferecer à comunidade um espaço apropriado e agradável para a prática de atividades físicas.

 

PAVIMENTAÇÃO EM HULHA

              

Mais uma rua está sendo pavimentada em Hulha Negra, a Protázio Veiga, aos fundos no Mercado do Léo, Rede Super e um dos acessos ao Esquadrão da Brigada Militar. A pavimentação é de uma área de aproximadamente 2,400 mil m². O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que nunca se investiu tanto em pavimentação, incluindo a rede de esgoto cloacal e rede pluvial.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook