Papo de Redação – 29/MAI a 4/JUN

CURIOSIDADE EM PINHEIRO
Os candidatos a prefeito nas eleições suplementares de Pinheiro Machado, Rogério Moura e Danúbio Peres, além de serem pinheirenses da gema, nasceram no mesmo ano e no mesmo mês em 1970. Ambos com 50 anos, Danúbio é apenas 11 dias mais velho que Rogério. Um nasceu no dia 1º de outubro e o outro no dia 12.

INSPETORIA EM PEDRAS

O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, foi recebido (foto) na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seap-DR), pelo pedrasaltense Henrique Bueno. No encontro foi solicitada a renovação do convênio de Pedras Altas com a Secretaria de Agricultura do Estado, pela manutenção dos serviços da Inspetoria Veterinária no município. Segundo o prefeito Bebeto, a manutenção do convênio é muito importante para o desenvolvimento da cidade, pois o serviço precisa continuar aberto ao público de segunda a sexta-feira e continuar sendo referência em bom atendimento aos produtores rurais.

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO

O jovem empresário Willian Vargas, que foi candidato a vice-prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), na chapa de José Giordani Dorneles, o Pimenta, nas últimas eleições municipais em Candiota, informou à coluna que é pré-candidato a deputado estadual pelo partido nas eleições de 2022.

POLO EDUCACIONAL 1
O secretário de Educação de Candiota Michel Feijó, e a coordenadora do polo educacional professora Suélen Funari, participaram de uma reunião virtual com representantes da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, o reitor do Centro Universitário Carlos Antônio Ferreira, a diretora da escola SATC, professora Izes Beloli e o diretor financeiro da SATC, Márcio Zanuz. O objetivo do encontro foi estabelecer estratégias para a implantação do Polo Educacional em Candiota, a readequação dos espaços físicos e a metodologia que será adotada.

POLO EDUCACIONAL 2
O reitor mostrou-se motivado para auxiliar no que for necessário no que se refere ao apoio técnico para implantação do Polo e tendo em vista a emergente qualificação da mão de obra local, fez a oferta de disponibilizar cursos livres de qualificação profissional, que serão estabelecidos já para os próximos meses. Durante a reunião ainda foi discutido sobre a logística e viabilidade de atender alunos de toda a região. A SATC é referência nacional na formação de profissionais, principalmente na área de mineração, química, mecatrônica, mecânica, design gráfico e eletromecânica. O próximo passo é agendamento de visitas técnicas da equipe da SATC em Candiota.

COVID-19 EM CANDIOTA
A Prefeitura de Candiota intensificou as ações de prevenção relativas a Covid-19. Várias postagens circulam pelas redes sociais oficiais da Prefeitura com orientações sobre as questões sanitárias, aglomerações, importância do uso de máscara e conscientização sobre a situação das Unidades de Tratamento Intensivo, assim como na postagem da foto que lembra: “Na festa, sempre cabe mais um. Na UTI, não. Diga não a aglomeração”. Ao TP o secretário de Saúde, Fabrício Moraes havia destacado o trabalho preventivo realizado no município e a importância do auxílio da comunidade.

FEIRA EM PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado atendeu uma antiga demanda das produtoras rurais do município, viabilizando a construção de uma cobertura para a feira. As produtoras comercializam seus produtos a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, no pátio da prefeitura. As produtoras vendem verduras, amendoim, frutas, grãos, frango caipira, queijo colonial, biscoitos entre outros produtos, das 9h às 16h30. O prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, disse que é um espaço simples, mas que irá proteger as produtoras é produtos da chuva.

PAGAMENTOS EM PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado anunciou o pagamento em junho de quatro meses de vale-alimentação e a primeira parcela do décimo terceiro. A novidade foi anunciada após uma reunião entre o prefeito em exercício, Ronaldo Madruga e o presidente do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado (SIMPIM), Márcio Garcia. No encontro ficou confirmada a possibilidade do pagamento dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril do vale-alimentação aos servidores, totalizando R$ 720 de vale para cada servidor. Também já foi programado o pagamento da primeira parcela do décimo para o dia 30 de junho, além do salário do mês corrente, no dia 25 de junho.

ÁGUA EM CANDIOTA 1
Os vereadores Danilo Gonçalves e Luana Vais, ambos do PT, levantaram a questão da falta de água na zona rural de Candiota durante a sessão da Câmara desta semana.

ÁGUA EM CANDIOTA 2
Luana cobrou que muitos moradores pedem medidas para amenizar o problema desde o último da 13 de maio, especialmente famílias dos assentamentos Madrugada e Paraíso. Ela assinalou que o secrertário de Agropeucária, Claudivan Brusque já não tem mais visualizado o seu WhatsApp com os pedidos das pessoas. Luana destaca que as cisternas, que foram uma conquista, segundo ela, durante o governo de Adriano e Gil Deison, agora estão vazias. “As famílias não podem ficar sem água. Isso é inadmissível”, disse, apontando também que as limpezas de açudes não estão acontecendo.

ÁGUA EM CANDIOTA 3
Danilo, por sua vez, classificou a falta de água nos assentamentos como uma situação terrível. O vereador também reclamou da atitude do secretário Claudivan. “Parece que não temos secretário. Ele não recebe as pessoas e não atende o telefone. Por ser agricultor, achei que seria diferente. Pessoas estão puxando de longe água de balde. Na gestão passada tinha caminhão para abastecer. Por dívida da outra gestão não pode ser, porque está cheio de cargos em comissão (CCs). As pessoas precisam de água”, pediu, reforçando a questão que a escavadeira hidráulica, adquirida com uma emenda do deputado Dionilso Marcon (PT), seja usada para limpar os açudes e bebedouros, conforme foi destinada.

ÁGUA EM CANDIOTA 4
Em conversa com o TP, o secretário Claudivan de pronto negou que não esteja atendendo o telefone ou não olhando as mensagens. Ainda, o secretário salientou que a falta de água é histórica em Candiota e na região, sendo que a solução, segundo ele, será quando se conseguir estender a rede d´água para todos os assentamentos. Claudivan ainda afirmou que a Prefeitura está sim disponibilizando uma caminhão-pipa para abastecer às famílias.

PARCERIA EM CANDIOTA

Na última semana, o presidente da Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy (mantenedora do Pronto Atendimento 24h de Candiota), Marcelo Dutra, acompanhado do prefeito Luiz Carlos Folador, estiveram em visita à agência do Sicredi local, reunidos com a gerente da unidade, Mireli Lopes. A reunião é uma continuidade da parceria já existente entre a Fundação e o Sicredi, que no ano de 2020 aportou um recurso para a compra de uma autoclave, equipamento utilizado para esterilização de material. “Para esse ano teremos uma grande novidade ao qual o Sicredi vai ser peça fundamental na valorização dos nossos colaboradores”, disse Marcelo.

Comentários do Facebook