Papo de Redação – 29/NOV/2024

CONVERSA COM OS ELEITOS

A TVTP encerrou esta semana a série Conversa com os eleitos – vereadores e vereadoras. Na semana passada foram entrevistados os eleitos de Candiota e Hulha Negra e nesta de Pedras Altas e Pinheiro Machado. Dos 36 eleitos nos quatro municípios, apenas cinco não concederam entrevista: Moisés Abreu (PSB) e Hugo Teixeira (PT) em Hulha Negra; Léo Lopes (PSDB) em Candiota e Nádia Venâncio e Elenice Mendes (ambas do PT) em Pedras Altas. Todos eles justificaram suas ausências. Na semana que vem o jornal impresso trará um resumo das entrevistas de Pedras e Pinheiro.

SEM COGITAÇÃO

Depois do ‘fervinho’ inicial com o debate interno no governo se o vereador Fabrício Moraes (MDB) volta ou não para a Secretaria de Saúde de Candiota, as coisas esfriaram nesse sentido e no momento há silêncio sepulcral sobre se haverá ou não mudanças para o governo Folador 4.

SEM COGITAÇÃO 2

O único que deu uma declaração mais incisiva foi o vereador eleito Dieguinho Lima (MDB), que deixou claro em entrevista à TVTP na série ‘Conversas com os eleitos’, que só aceita sair da vereança a partir de 2025 se assumir a Secretaria de Assistência e Inclusão Social. Pelo que a coluna apurou, o vereador Ataídes da Silva, também do MDB, não está muito empolgado em sair da Câmara o ano que vem.

SEM COGITAÇÃO 3

O prefeito Folador, que é quem tem a caneta na mão, não tem falado nada, nem mesmo para pessoas próximas sobre como pretende montar seu governo na versão 4.0. É preciso aguardar mais os movimentos.

SECRETARIADO EM HULHA

Esta semana já surgiram alguns nomes que estão cotados para assumir secretarias no futuro governo de Hulha Negra. O prefeito eleito Fernando Campani disse ao TP que de fato já existem nomes sendo debatidos pelo futuro governo para compor o novo secretariado. Ele afirmou que em breve deve anunciar uma primeira lista. O jornal teve acesso a alguns possíveis nomes, porém Campani não confirmou e tão pouco descartou nenhum deles.

SECRETARIADO EM BAGÉ

O futuro prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT) anunciou esta semana a professora e contadora Adriana Kisata como a futura secretária da Fazenda. Ela é a única anunciada oficialmente até agora.

FINANÇAS EM BAGÉ

O atual prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil (PRD), anda as voltas para fechar as contas e entregar a Prefeitura minimamente saneada. Vale lembrar que ele era vice e assumiu após a renúncia recente do então prefeito Divaldo Lara (PRD). Depois de uma auditoria, Mário Mena tranquilizou o funcionalismo, dizendo que vai conseguir pagar os salários de novembro e dezembro, bem como, o 13º. Também já tem recursos garantidos, segundo ele, para pagar a rescisão dos 300 cargos em comissão (CCs) demitidos. Agora, na sua avaliação, faltam recursos para pagar a sua rescisão e dos poucos CCs que ainda restam, além de fornecedores.

CÂMARA DA HULHA

Em Hulha Negra, tudo leva crer que o próximo presidente do Legislativo será da base do governo Campani, ou seja, será um vereador do PT ou um do PSB. Mas, como em política e ainda mais em eleição de mesa de Câmara tudo pode acontecer, o melhor é aguardar.

CÂMARA DE PINHEIRO

Na Câmara pinheirense se apurou que o nome mais cotado para assumir a presidência no biênio 2025-2026 é do atual vice-prefeito e vereador eleito Rogério Moura (Republicanos). Perguntado pelo jornal, ele não negou e nem descartou a possibilidade.

CÂMARA DE CANDIOTA

O atual presidente da Câmara e vereador reeleito Gildo Feijó (MDB) tem negado que esteja disposto presidir novamente o Legislativo em 2025. O regimento veda a reeleição para presidência, porém o impedimento é para uma mesma legislatura. Como é outra, ele estaria apto. O nome dos vereadores Paulinho Brum (PSDB) e Fabrício Moraes (MDB) também são cogitados.

SUPLENTE EM PINHEIRO

Com o acidente sofrido pela vereadora pinheirense Magda Afonso (PDT) – que teve 11 costelas fraturadas ao ser pisoteada por um dos animais, quando lidava com as vacas em sua propriedade rural, há uma possibilidade bem provável do primeiro suplente pedetista Mateus Garcia assumir a cadeira no Legislativo. Mesmo a recuperação da vereadora sendo boa, sua volta para as atividades na Câmara até 31 de dezembro é bem difícil. Vale lembrar que Mateus foi eleito vereador nas eleições deste ano e assume em 1º de janeiro como titular.

JUVENTUDE EM HULHA

O prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani (PT), entre outras ações de governo a serem realizadas durante sua gestão, destacou 1ª Conferência Municipal da Juventude, já com data marcada para o dia 30 de março de 2025, com a participação de autoridades estaduais, nacionais e internacionais.  O futuro gestor lembrou que a lei municipal nº 1.860/2021 dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude e do Fundo Municipal da Juventude de Hulha Negra, sendo o conselho, segundo Campani, é uma espécie de parlamento da juventude, que possibilitará a politização do segmento jovem e a promoção de investimentos em diferentes áreas do interesse desse público. Antes da conferência estão

previstas reuniões descentralizadas entre 30 de janeiro e 29 de março.

PONTE EM PINHEIRO

Na manhã de quarta-feira (27), o prefeito em exercício, Rogério Gomes de Moura, acompanhado do secretário de Obras, Urbano Montardo, esteve na ponte do Banhado, atualmente interditada, para verificar a situação do local. Eles foram acompanhados por engenheiros do Exército, com quem a Prefeitura busca firmar uma parceria. A proposta apresentada está em análise e, se aprovada, prevê a instalação de uma nova ponte, com 6 metros de largura e 13 metros de comprimento, possibilitando o restabelecimento do tráfego com segurança na região.

PRIMEIRA-DAMA DE HULHA

A futura primeira-dama de Hulha Negra, Daniele Campani, está se recuperando de um acidente cerebral vascular (AVC) isquêmico sofrido na semana passada. Segundo o prefeito eleito Fernando Campani, ela segue internada na Santa Casa de Bagé, já está fazendo fisioterapia, pois perdeu alguns movimentos, e responde satisfatoriamente ao tratamento.

GOSPEL EM HULHA

Esta semana, o atual vereador e reeleito como o mais votado de Hulha Negra, Diego Rodrigues (PP), esteve em visita à redação do TP para divulgar e convidar para o 3º Festival Gospel de Hulha Negra, que é promovido pelo seu gabinete e tem apoio da lei federal de incentivo à cultura Aldir Blanc. Ele foi recebido pelo diretor e editor do jornal, João André Lehr. O evento será no dia 14 de dezembro, a partir das 16h, no Largo da Biblioteca.

CORTES E ISENÇÃO DO IR

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um pronunciamento oficial em rede nacional, na noite nesta quarta-feira (27), em que destacou que as medidas de fortalecimento da regra fiscal do governo federal vão gerar economia de R$ 70 bilhões em dois anos. Ainda, ele apontou que haverá aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. “Exatamente por isso, anunciamos, hoje, também a maior reforma da renda de nossa história. Honrando os compromissos assumidos pelo presidente Lula”, afirmou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook